Tem como consertar a porta serial queimada em uma Placa mãe?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: Tem como consertar a porta serial queimada em uma Placa

Mensagempor Jairo15 » 30 Jul 2013 07:41

Já me deparei com queima de serial devido descargas atmosféricas e problemas de aterramento ...

Também já cheguei a trocar um CI equivalente ao MAX232, mas eram MB um pouco mais antigas, as novas não possuem mais ... não custa verificar se a sua tem.
Jairo15
Nibble

Mensagempor norad58 » 30 Jul 2013 07:54

Mor_Al

Algumas motherboards, possuem resistores de baixo valor para proteção de i/o, verifique proximo ao conector COM/LPT os resistores SMD se estão bons. Pois já encontrei defeito similar com a interface PS/2, que não funcionava devido a um resistor aberto.

:wink:
norad58
Word

Mensagempor MOR_AL » 30 Jul 2013 10:10

tcpipchip escreveu:Tentou mudar no setup o endereco da porta serial ?

Ontem eu desinstalei a porta COM1.
Hoje liguei o PC e o Windows a reinstalou.
Como colocar o conector envolve algum trabalho, vou verificar antes se o problema foi resolvido. A curiosidade venceu a espera. Fiz o teste mas o resultado foi negativo. :cry:

Não tentei mudar no setup o endereço da porta serial. Aliás. Para ser sincero, não acho que o problema seja causado pelo aplicativo e sim pelo hardware. Mas toda contribuição é bem-vinda.
Como se faz isso?
[]'s
MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 30 Jul 2013 10:32, em um total de 1 vez.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 30 Jul 2013 10:17

Jairo 15!
Vou verificar quando tiver que abrir o PC. No momento é complicado pois o "circo" está todo armado e abrir traria problemas.
Norad58!
Boa dica. Valeu!
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor tcpipchip » 30 Jul 2013 12:14

MOR_AL escreveu:
tcpipchip escreveu:Tentou mudar no setup o endereco da porta serial ?

Ontem eu desinstalei a porta COM1.
Hoje liguei o PC e o Windows a reinstalou.
Como colocar o conector envolve algum trabalho, vou verificar antes se o problema foi resolvido. A curiosidade venceu a espera. Fiz o teste mas o resultado foi negativo. :cry:

Não tentei mudar no setup o endereço da porta serial. Aliás. Para ser sincero, não acho que o problema seja causado pelo aplicativo e sim pelo hardware. Mas toda contribuição é bem-vinda.
Como se faz isso?
[]'s
MOR_AL

BIOS SETUP
UMA VEZ QUEIMEI A PARALELA DO MEU MICRO E MUDEI DE 3BC PARA 378 E FOI...
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor MOR_AL » 30 Jul 2013 13:00

tcpipchip!
Vou tentar.
Mas você mudou o endereço dela e o conector no PC permaneceu o mesmo?
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor tcpipchip » 30 Jul 2013 13:28

MOR_AL escreveu:tcpipchip!
Vou tentar.
Mas você mudou o endereço dela e o conector no PC permaneceu o mesmo?
MOR_AL

Sim
------------------------------------------
http://www.youtube.com/tcpipchip
tcpipchip
Dword

Mensagempor MOR_AL » 10 Ago 2013 08:19

Fui à loja para comprar o tal adaptador PCI para serial. Quando pedi o produto, o vendedor me apresentou de dois fabricantes. Ambos com 2 portas seriais. E a um custo de R$ 35,00.
Agora tinha um motivo para abrir o PC. Colocar o tal adaptador.
Abri o PC e aproveitei a ocasião para dar uma olhada na placa mãe, na parte da serial COM1, que havia queimado.
Tem duas peças na entrada do conector, que acredito serem dois resistores array. Pareciam intactos.
Consegui seguir alguns filetes que saíam destes resistores (parece que os elétrons têm que ficar de lado para conseguir passar) e cheguei a um CI 75232, como o Cfreund mencionou. Aliás segui sua humilde opinião e já tinha comprado o adaptador USB-Serial e até “estava feliz”, como você sugeriu, mas a COM1 estava me pedindo socorro.

Ocorre que o problema pode estar no tal array de resistores ou no CI.
O array de resistores até daria para dessoldar e resolver, mas o tal CI, não. Além dele ser um quadradinho bem pequeno, os pinos devem estar distanciados em cerca de meio milímetro. Para complicar, as soldas nele estão quase se tocando. Para complicar mais ainda tem o conector PCI quase encostado, o que torna a operação de substituir bem complicada.
Deixei como estava e coloquei a placa do adaptador na PCI. Instalei o driver, fiz um loop back e voilà. Havemos 2 portas seriais.
Pessoal, valeu pelas dicas.
[]’s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor cfreund » 10 Ago 2013 09:53

MOR_AL,

Eu troco com bastante frequência componentes com esse pitch e, tenho bons resultados.

Costumo fazer o seguinte:

- Cortar os terminais do CI com uma lâmina bastante fina - Gilette - e bem rente ao componente para minimizar o efeito alavanca nas trilhas.
- Limpo os terminais com "malha de dessoldagem" (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... m-goot-_JM)
- Posiciono o novo componente soldando o primeiro pino. <- Parte mais complicada!
- Estanho todos os pinos e retiro os curtos com a malha.

Sds,

Cláudio Freund
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor MOR_AL » 10 Ago 2013 17:33

cfreund escreveu:MOR_AL,

Eu troco com bastante frequência componentes com esse pitch e, tenho bons resultados.

Costumo fazer o seguinte:

- Cortar os terminais do CI com uma lâmina bastante fina - Gilette - e bem rente ao componente para minimizar o efeito alavanca nas trilhas.
Entendi. Não que eu vá tentar, mas gostaria de saber se a lâmina não quebra, ou será que é com a faca alfa? Com a lâmina de barbear do tipo Gilette, ela é ruim de manter fixa nos dedos, difícil de manter a precisão e dobra ao menor esforço. O resto eu saquei.
- Limpo ...

Sds,

Cláudio Freund

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor cfreund » 10 Ago 2013 17:54

É bastante tranquilo.

Como o corte é feito na diagonal, cortando um pino por vez, não é necessário tanta força.

Com estilete, que tem uma espessura bem maior, corre-se o risco de levantar trilha.
Cláudio F
cfreund
Word

Mensagempor Maffeis » 10 Ago 2013 18:17

Eu adimiro troca componentes smd

soldar eu ateh soldo uns grandes

agora trocar é complicado demais

retirar limpar soldar

eu sempre acabo fazendo m**** ateh com PTH eu levo uma surra pra tirar o componente
Maffeis
Word

Mensagempor andre_luis » 10 Ago 2013 18:38

Maffeis escreveu:...Eu adimiro troca componentes smd...

Eu também nunca fui bom com solda, mesmo com componentes convencionais PTH.
Porám, lá no trabalho uns colegas retiram regularmente CI´s SMD de 64 pinos ou até maiores, e conseguem os substituir entre placas.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor vtrx » 10 Ago 2013 20:32

Eu admiro quem retira os Cis sem estação de ar quente,eu nem tento sem a estação.
vtrx
Dword

Mensagempor andre_luis » 10 Ago 2013 21:25

Tem certos retrabalhos com SMD que precisam ser feitos realmente com ferro de solda, mas apenas se os CIs forem muito pequenos.
Isso porque o calor da estação acaba bagunçando os componentes vizinhos áquele que se deseja.

Porém existe uma opção, que é uma estação de retrabalho em SMD por Infravermelho.
Eu nunca vi, mas parece que é para situações como essa.

Imagem

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais