Engenheiro Jr

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Engenheiro Jr

Mensagempor mastk » 12 Jul 2013 12:13

Estava fazendo uma pesquisa e pelo o que entendi, ao me formar tenho que trabalhar como engenheiro Jr e ganhar menos do que eu ganho hoje, caramba.
E engraçado, esta difícil ter vagas aqui em SP, me lembro que o 51 estava com problemas de conseguir emprego, será que ele conseguiu?
mastk
Dword

Re: Engenheiro Jr

Mensagempor andre_luis » 12 Jul 2013 12:50

o CREA define o piso da categoria em 8,5 salários mínimos.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor mastk » 12 Jul 2013 12:59

Eu custo a acreditar nisso Andre, pelo o seguinte, eu me formei meu salário vai dobrar?
Sem contar que essa vaga de engenheiro jr existe e eu cursando a faculdade não posso me candidatar ou seja...
...Ou essa vaga é para quem não tem experiência nenhuma o que me preocupa, já que trabalho com projetos a uns 8 anos já e não sei se isso vai servir na pratica.

Veja, quando eu era tecnico e ia para uma reunião de negócios ou de planejamento eu era deixado meio que de lado e era tratado normalmente, agora que estou cursando engenharia, a minha opinião vem valendo mais e sou muito bem tratado, sendo sincero, eu estranho isso. O que eu estudo por minha conta, ao que vejo tem mais impacto e profundidade pratica do que o curso.

Também:

http://www.aquitemrh.com.br/salarios.php?page=27

O salario de um engenheiro jr é de R$3600,00.

O minimo é de R$690,00 * 8,5 = R$5865,00.

Ou seja tem algo errado ai.
mastk
Dword

Mensagempor andre_luis » 12 Jul 2013 13:05

mastk escreveu:Eu custo a acreditar nisso Andre, pelo o seguinte, eu me formei meu salário vai dobrar?

Sao assuntos diferentes; política da empresa e regulamentação da categoria.
Para o seu contratante, pode não ser interessante abrir uma vaga de Engenherio, se um bom Técnico já resolve, ganhando um salário menor.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor J » 12 Jul 2013 13:26

Lei é lei ... se você é Registrado como Engenheiro e não ganha o Piso, se entrar na justiça, é causa ganha ...

Mas na prática, ninguém faz isso para não estragar sua reputação no Mercado de trabalho !

Agora, se é registrado como Analista e sua empresa te chama de Engenheiro Jr. ... aí é outra coisa ...
J
Nibble

Mensagempor pbernardi » 12 Jul 2013 14:28

mastk escreveu:Eu custo a acreditar nisso Andre, pelo o seguinte, eu me formei meu salário vai dobrar?

Isso acontece bastante. Se o salário não aumentar, o profissional geralmente cai fora em pouco tempo.

Por mais que existam vários pessimistas por ae, existe um campo grande pra engenheiros.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor mastk » 13 Jul 2013 11:39

Mas caros, como pode existir esse cargo de engenheiro jr, com esse salário que beira o de um técnico.
mastk
Dword

Mensagempor andre_luis » 13 Jul 2013 12:22

mastk escreveu:Mas caros, como pode existir esse cargo de engenheiro jr, com esse salário que beira o de um técnico.

O piso da categoria é definido em 8,5 salários mínimos pelo CREA, e o Engenheiro JR por ter o menor nível de experiencia deve iniciar com esse valor.
Se alguma empresa está praticando algo diferente disso, aí a questão é trabalhista e esse profissional deve acionar o sindicato.

Não sei qual é o teto salarial para um técnico, mas não considero nada absurdo que um excelente técnico seja valorizado numa empresa.
De modo análogo, um bom engenheiro certamente ganhará BEM mais do que 8,5 salarios mínimos, o que também é justo.

+++
andre_luis
Dword

Mensagempor pbernardi » 13 Jul 2013 13:47

Mastk, acho que não apenas você, mas a maioria dos brasileiros, está acostumado a alta discrepância dos salários entre profissões.

No Brasil, a discrepância entre os salários sempre foi uma das mais altas do mundo, mas isso aos pouco começa a mudar. O salário mínimo está subindo há anos, assim como as profissões mais braçais começam a ser mais valorizadas (pedreiros, diaristas...)

Onde eu quero chegar? O ponto é que, culturalmente, achamos normal uma pessoal com ensino superior ganhar 5x, 10x mais do que um trabalhador sem curso superior. Mas isso é, na verdade, um absurdo em qualquer lugar do mundo. Vá se acostumando com a ideia de que um Engenheiro ganha um pouco mais do que o técnico... O que acontece na verdade, é que a profissão do técnico aos poucos está sendo mais valorizada, e a situação piora ainda mais levando-se em conta que o PT praticamente acabou com os cursos técnicos do país, em prol do curso superior.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor ELFS » 13 Jul 2013 15:14

Sem contar que essa vaga de engenheiro jr existe e eu cursando a faculdade não posso me candidatar ou seja...
...Ou essa vaga é para quem não tem experiência nenhuma o que me preocupa, já que trabalho com projetos a uns 8 anos já e não sei se isso vai servir na pratica.

Veja, quando eu era tecnico e ia para uma reunião de negócios ou de planejamento eu era deixado meio que de lado e era tratado normalmente, agora que estou cursando engenharia, a minha opinião vem valendo mais e sou muito bem tratado, sendo sincero, eu estranho isso. O que eu estudo por minha conta, ao que vejo tem mais impacto e profundidade pratica do que o curso.

Também:

http://www.aquitemrh.com.br/salarios.php?page=27

O salario de um engenheiro jr é de R$3600,00.

Ou seja tem algo errado ai.

Considere o valor de 8,5 seria para uma jornada de oito 8 horas diárias, como a jornada básica de trabalho de um engenheiro é de 6 horas e na maioria das empresas trabalha-se 8 horas as duas horas a mais são consideradas extra e que nesta condição são horas extras a 25%, que daria 6+2+ 2*0,25 = 8,5horas >>> 8,5 salários.
Na malandragem o júnior trabalha 8 horas mais só recebe pelo básico de 6 horas. Para 6 horas de trabalho diário o salário mínimo de um Eng. é de 6 mínimos = 6x5865= 3.519,00.
Se receber 3.600,00 ta ganhando R$ 81,00 acima do mínimo.
ELFS
Byte

Mensagempor EvandrPic » 13 Jul 2013 16:02

O salário mínimo no Brasil é de R$ 678,00, desde 01/01/13.

Pra 2014, a proposta do governo é de R$ 719,48.
http://g1.globo.com/economia/noticia/20 ... verno.html

mastk escreveu:...
EvandrPic
Dword

Mensagempor mastk » 13 Jul 2013 20:17

Espero não ter que dar esse passo no nível Jr.
Se me permitem, há alguém aqui como o Kraft que se formaram engenheiros sendo um ótimo técnico?
E se me permitem, para quem for empresário aqui, acham que é melhor abrir mão do funcionário ou fazer uma escada de salário até a formação ou algo assim para quando chegar a formação.
No fim das contas o que eu imagino que essa mudança de salário só pode ocorrer com uma troca de empresa, mais uma vez devo dizer que não acho possível uma mudança da visão que um chefe tem de mim, apenas pelas a assinatura de um titulo, o máximo que pode ocorrer é ele se submeter ao peso desse papel que é bem relativo e acaba por ser ruim para o beneficiado, dado que o emprego vai estar em jogo, o custo aumentou e apenas isso.
mastk
Dword

Mensagempor andre_luis » 13 Jul 2013 20:32

mastk,

O Piso da categoria, tanto para o Técnico como para o Engenheiro, é uma proteção contra a exploração, conquistada pela entidade de classe.
Já o Teto salarial, varia de acordo com cada empresa, de acordo com a necessidade real desta, e esso é regido somente pela lei-da-oferta-e-procura.

Por exemplo, uma corporação que contrata um profissional apenas para cumprir o requisito de resposabilidade técnica não se espera dos melhores salários.
Já uma que desenvolva ou produza equipamentos com qualidade e competitividade, vai ter de disputar salário para o arrancar de outras empresas.

Não vejo nenhuma distorção nisso; se voce evoluiu e a empresa não, vai ter de procurar um emprego melhor, que o mereça.

+++
andre_luis
Dword

Voltar para Assuntos Gerais