Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie
KrafT escreveu:Bom, eu passei a usar transceivers "fail-safe" (nos projetos novos) que são um pouco mais caros, mas já tem várias melhorias em relação aos chips mais baratos como o 75176. O principal é não ficar poluindo teu mcu caso bus 485 apresente falhas.
Mas se você me convencer a aumentar artificialmente a impedância do GND,pode me internar num clinica psiquiátrica.
hemasc escreveu:juracipereira, boa tarde!
Bem, em relação aos seus comentários, posso dizer sobre minha experiência e nunca usei resistores entre os GNDs.
Em alguns casos eu coloquei proteção nas portas A e B, eram produtos para subestações, no caso a proteção foram dois SMBJ6V8A.
Também já coloquei pull-up e pull-down em A e B, acho que eram resistores de 560ohms, não tenho certeza.
Já vi projetos com resistores de 10ohms nas portas A e B. Um na porta A e outro na porta B. O resistor em série com a comunicação, no caso, só em um ponto da rede.
A1---/\/\/----A2
B2---/\/\/----B2
Enfim, se você colocou proteção e balanceou os GNDs, não vejo motivo para ter problemas. Deve funcionar perfeitamente.
juracipereira escreveu:Kraft, poderia me passar o circuito para utilizar o transceiver fail safe e o valor que tem pago por eles?
KrafT escreveu:juracipereira escreveu:Kraft, poderia me passar o circuito para utilizar o transceiver fail safe e o valor que tem pago por eles?
Vixi, tem vários: https://www.google.com.br/search?q=fail ... ransceiver
A empresa não gostaria que eu indicasse exatamente o partnumber, desculpe.Pode inclusive ser esse: http://br.mouser.com/Search/Refine.aspx?Keyword=max3088
hemasc escreveu:bom dia juracipereira!
Eu já fiz projetos que usei os pull-ups e pull-downs em todos os equipamentos da rede e também já vi caso que nenhum equipamento da rede possuía estes resistores. Estes resistores normalmente são utilizados para evitar flutuação do sinal nas portas.
Já em relação aos resistores em série no A e B, acreditam que sejam para a proteção de possíveis ruídos nas portas A e B, mas já fiz projetos sem eles e não tive problemas.
RobL escreveu:O resistor é para limitar a corrente no loop de terra (entre as referências dos servos e fonte) que em alguns casos pode ficar muito alta.
O valor de 100 ohm é um compromisso entre ter uma referência suficiente para a finalidade, ou seja, de manter o modo comum abaixo de 12V (acima deste valor danifica o chip).
Não se trata de um terra com finalidade de aterramento, para ruído ou descargas quaisquer, mas de limitar diferença de potencial.
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 1 visitante