PS+ pifou o PUM...

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

PS+ pifou o PUM...

Mensagempor KrafT » 07 Fev 2007 21:07

Hoje ocorreu um acidente com o PicStart Plus nosso.. Simplesmente o bootloader do módulo de upgrade não conecta mais... Já colocando o 17C44 no lugar tudo funciona...

O Picstartplus Upgrade Module pode ser regravado, ou o destino dele é o lixo?
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor Rota » 07 Fev 2007 23:11

é Kraft,

aconteceu o mesmo com o meu, liguei na hitech e disseram que não tem como regravar (pelo menos eles não sabiam), o jeito foi desembolsar U$49,00.
No antigo forum, tem um topico com esse assunto, tem um monte dessas atualizações com problemas, tinha até um cara vendendo essa atualização. Eu ja vi um arquivo com a plaquinha+soft para montar essa atualização.
Se voce conseguir alguma coisa, poste aqui, pois eu tenho uma com esse problema.
Sera que a microchip colocou um contador, ou seja, voce grava um certo numero de chips, atingio esse numero, para de funcionar??

marcelo
Rota
Byte

Mensagempor Maia » 08 Fev 2007 08:02

É possível regravar sim. Quem vendia as plaquinhas era eu pois mandei fazer 10 (o mínimo que o cara fazia). Comigo aconteceu mesma coisa quando coloquei um PIC invertido no PicStart+. Na área de arquivos do grupo PicListBrasil do Yahoo tem os arquivos que usei pra fazer a placa e gravar o chip.
Dá uma olhada lá e se não conseguir me fala que eu te passo o caminho das pedras.
Abraços,
Maial
Maia
Byte

Mensagempor KrafT » 08 Fev 2007 08:18

Valeu, Maia. Vamo gravar o .hex e ver no que dá... Se der problema vai ser no PS+ do Jean, ehehe...
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor KrafT » 08 Fev 2007 08:46

Funcionou Maia!

E de pensar que eu e o Jean já tinhamos nos conformado em pedir outro PUM. Aí ontem à noite eu pensei, já que tá perdido não custa tentar o Asm51...

O Jean até trouxe o PS+ dele enquanto viria o PUM novo.

Só para constar a versão do PcList é 4.00.05.
A versão do MPLAB 7.50 é 4.50.02.

Como o MPLAB anda corrompendo esses firmwares direto ( acabou de acontecer com o PS+ do Jean), essa tua dica é salvadora.

Obrigadú!
KrafT
Dword

Mensagempor Maia » 08 Fev 2007 12:03

Obrigadú! nada, pode colocar 50% do preço de um PLUM novo na minha conta cada um. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Abraços,
Maia
Maia
Byte

Mensagempor Rota » 09 Fev 2007 00:22

Maia,
eu tenho uma atualização dessas com problemas, eu tentei gravar novamente o pic, selecionei no mplab o 18F6720, importei o arquivo psp flash.hex, coloquei a atualização no gravador, e mandei gravar, porem no fim deu erro. o processo é assim, ou o 18F6720 esta queimado??
obrigado
marcelo
Rota
Byte

Mensagempor KrafT » 09 Fev 2007 07:24

Aquí o Jean soldou uns fios de 15cm na placa do, digamos MUP*, e ligamos nos pinos de um PS+ funcionando. Apagamos o chip verificamos que ele apagou tudo menos os fuzil. Mandamo gravar e não é que deu certo?

Não sei se usando algum gravador tipo IC-Prog funcionaria, mas com outro PicStart Plus grava na boa.

* PUM é sacanagem, vamo reindexar as letras para o portugues... :lol:
KrafT
Dword

Mensagempor Maia » 09 Fev 2007 08:53

Faz muito tempo que gravei meu MUP e não lembro mais como fiz mas achei isso no EDABOARD.

Hi there!

Don't know why, but only MPLAB 6.XX is able to import the pspls43004.hex file and PicStart+ v3.11 (17C44) can burn the PIC18F6720 & 8720.

I think the config bits are:
Oscillator: HS, WAtchdog Timer: Disable, watchdog Postscaler: 1:128, Power Up timer: Disable, Brown Out Detect: Disable, Brown Out Voltage: 2.0V, LVP: Disable, Background Debug: Disable, Osc. Switch Enable: Disable, CCP2 Mux: RC1, Stack Overflow Reset: Disable, and no protect for code, table write or read.

Vê se ajuda.
Abraços,
Maia
Maia
Byte

Mensagempor Rota » 09 Fev 2007 13:54

Kraft, os fios que vc soldou, foi por causa da alavanca do textool que pega na plaquinha, ou é outra coisa??

Maia, independente das configurações dos fuziveis, e do programa que eu gravar, isso é, posso importar qualquer arquivo .hex, teria que gravar no 18F, certo?? Digo isso porque no final da gravação da erro, acho que o 18F da plaquinha foi pro saco,ou não?

obrigado

marcelo
Rota
Byte

Mensagempor KrafT » 09 Fev 2007 15:16

Rota, vc não pode encaixar o MUP no gravador. Vc tem que soldar fios naqueles terminais perto do 6720 e ligar esses fios no gravador.

A ligacao tá no readme.txt do PS+
KrafT
Dword

Mensagempor Rota » 09 Fev 2007 20:48

Kraft,
vou tentar, depois posto o resultado,
muito obrigado

marcelo
Rota
Byte

Mensagempor Rota » 12 Fev 2007 05:20

Valeu Kraft, Maia

vi o esquema de ligação aqui:
http://www.5v.ru/faq-psp.htm

e usei o arquivo .hex que o Maia tinha disponibilizado no pic list, gravei, coloquei no ps, quando habilitei o gravador, apareceu a mensagem que tinha versão mais nova do sistema, atualizei e pronto, ja gravei uns 16f685 para testar e tudo ok.

Kraft, quando voce disse que tinha soldado os fiozinhos, eu pensei que era nos terminais da atualização, (40 terminais) porque se voce colocar a atualização no ps+, a alavanca do textool não fecha. Ai tava imaginando a cena, voce descascando os fiozinho (40 fios) e estanhando e o Jean soldando no conector.... e ficando bravo, pois tava caindo pedacinho de solda no edredon...

valeu mesmo, Maia e Kraft, salvei U$49,00

marcelo
Rota
Byte

Mensagempor KrafT » 12 Fev 2007 07:07

kkkkk!!! Edredon é coisa do Joca e do Guest...

Soda é o amigo entender um site russo e não me entender...

Mas tudo bem, entre mortos e feridos todos os MUP se salvaram...
:lol:
KrafT
Dword

Mensagempor Rota » 13 Fev 2007 04:29

se não vio??? no final da pagina russa, tem uma foto em portugues!!!
Rota
Byte

Voltar para PIC