Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga
andre_teprom escreveu:Renan,
Não existe nenhum mistério no mapeamento de I/O em C.
Na verdade, o mapeamento não passa de um apelido que se dá á determinado pino da I/O.
Ou seja, se para você escrever um bit nesse pino precisaria acessar um SFR ( registraodr interno da CPU ) de valor 0xnn, o apelido dessa I/O torna o programa mais inteligível. Resumindo, o mapeamento se resume á criar declarações no programa ( com a diretiva #define ) que permite você chamar o pino pelo apelido, ao invéz do registrador.
+++
mastk escreveu:#define PORT_A 0x20
volatile char PORTA = 0x0010
Marcelo Samsoniuk escreveu:b) o protocolo i2c eh infinitamente mais complexo que o spi, portanto seria mais facil deixar o hardware para a i2c e fazer a spi por software, que vai ser eficiente pq spi eh completamente sincrono em relacao ao master.
tem um terceiro ponto de vista q eh o meu: i2c nao vale a pena! ...
http://www.mikrocontroller.net/attachme ... 4HC595.pdf
lellis escreveu:olá. perdão mas sobre mapear io já tá até desenhado e exemplificado nos outros tópicos seus atingindo assim meu (meu) limite teórico de explicações. Mas por coincidência também estive a labutar sobre alguma expansão de io. Favor considerar o descrito abaixo...
ao pesquisar sobre i2c e spi caí num tópico daqui mesmo. note que é uma alternativa curiosa para expansão de i/o e que usa pouquissimos pinos do MC. como o spi é facílimo de implementar em sw - pro cê ter uma idéia, até o xuts conseguiu e pasme! até eu! - creio que não deva ser totalmente descartado. Em hw (caso tenha o mc) então é + fácil ainda. Teoricamente não ha limites de quantos pinos pode expandir usando apenas 5 do MC. Permiti-me trasladar parte das tradicionais sábias letras e o link do amigo m. samgsung...clique no link.Marcelo Samsoniuk escreveu:b) o protocolo i2c eh infinitamente mais complexo que o spi, portanto seria mais facil deixar o hardware para a i2c e fazer a spi por software, que vai ser eficiente pq spi eh completamente sincrono em relacao ao master.
tem um terceiro ponto de vista q eh o meu: i2c nao vale a pena! ...
http://www.mikrocontroller.net/attachme ... 4HC595.pdf
Se insistir no mapeamento, sugiro que releia seus próprios tópicos. Acho que andei editando uns posts meus.
Que suas grandes ideias sejam enormes.
Aquino escreveu:entao...
basta ver no seu compilador, passa o nome dele aí, como se acessa a ram externa,
renan-papaco escreveu:...dá pra programar um 8032 com ele mas so pósso usar as portas P1 e P3.
mas quero usar I/O mapeada pra n ficar preso apenas a porta P1 e P3, e se eu precisar de usar interrupções, timers e a interface serial? P3 é o barramento de controle.
lellis escreveu:Faça o que fizer, sua atitude é negativa ou neutra. Orientações lhe foram demasiadas. Despeço-me de você agora. Ajude-se a te ajudarem. Seja mais grato. Enfim, de minha parte só lhe resta a mensagem subliminar
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes