por xultz » 15 Abr 2013 12:51
Realmente, a placa ficou muito bem roteada, eu só achei um problema nela. Nos quatro furos nos cantos, que suponho sejam para prender a placa com parafusos, não há espaço no entorno para caber uma cabeça de parafuso. Esse é um dos erros mais comuns em projetos de placa, eu já cometi este inúmeras vezes. Se o furo ali for de 3,5mm, então imagino que espere fixar com parafuso M3. O mínimo que deve ter de espaço em torno do furo é de 6mm, o ideal são 7mm prá não ter perigo. Outro detalhe é que o ideal é que este furo não seja metalizado. O motivo é que se a placa for soldar os componentes through-hole com banho de solda, estes furos vão entupir. Um jeito de não metalizar que quase sempre dá certo, é tirar completamente o anel da via, não sei o motivo, mas quase sempre o furo não pega a metalização. Prá garantir, tem que fazer o furo depois do processo de metalização.
Minha técnica para fazer furo de montagem é usar uma via com furo do diâmetro necessário ao parafuso (por exemplo, 3,5mm para M3), e o tamanho do anel para a cabeça (por exemplo, 7mm para M3) e deixar assim até terminar de rotear. Dá angústia ver aquele trambolho enquanto roteia a placa, mas é necessário. Depois que a placa tá roteadinha e prontinha, muda a característica da via para 0mm no seu anel, e não mexe em mais nada (principalmente em planos de terra, se não deseja que o parafuso faça contato com o plano), e o furo de montagem fica um filé.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.