Problema MAX485

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Problema MAX485

Mensagempor juracipereira » 25 Mar 2013 13:20

Boa tarde pessoal,

Montei uma rede RS485 com 1 mestre e 8 escravos interligados em um cabo de aproximadamente 38 metros de comprimento entre o mestre e o último escravo.
Eu utilizo os cis MAX485 da Maxxim juntamente com PIC16F877A para controle.
O problema que tenho enfretado é o seguinte:
A rede funciona normal durante aproximadamente uma semana, daí apresenta um problema de queima do MAX485, a rede para de funcionar, e começo a procurar e costumo encontrar alguns cis da rede com o seguinte problema: a saida RO vai para zero, independentemente do resistor de pull up de 1K que coloquei nela.
Trocando os cis defeituosos a rede volta a funcionar, mas em alguns dias o problema reaparece.
Alguém aqui já presenciou tal problema?
Estou utilizando cabo par trançado de rede de computadores e resistores de terminação de 120ohms nos nós extremos da rede.
Grato a todos
juracipereira
Bit

Re: Problema MAX485

Mensagempor KrafT » 25 Mar 2013 13:31

Tem proteção nos pinos que vão para a rede? Se sim, qual?
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor RobL » 25 Mar 2013 19:21

A primeira parte é o que disse o Kraft.
A outra, pode ser falta do terceiro fio o de referência entre todos os módulos (vai ligado ao terra através de R de 100 a 150R). A falta de isolamento entre os servos e o PC pode ser a causa.
Há casos no qual um servo está alimentado por um trafo da linha (linha de baixa tensão) e outro servo está ligado a outro trafo. Isto dá uma diferença de potencial que pode ultrapassar a 12V e cabum.
Há também caso de indução na linha.
RobL
Dword

Mensagempor juracinascimento » 28 Mar 2013 11:44

KrafT escreveu:Tem proteção nos pinos que vão para a rede? Se sim, qual?

Pessoal, tive problemas com meu cadastro aqui no forum e tive que realizar um novo usuário.

Kraft, por enquanto ainda não implementei nenhuma proteção para os pinos da rede....Você sabe de alguma para me sugerir? Abraço
juracinascimento
Bit

Mensagempor KrafT » 28 Mar 2013 11:47

Tem que usar obrigatoriamente um supressor de surto (Tranzorb) e um PTC (Polyswitch) em cada um dos pinos do lado 485 (D+ e D-).

Se a rede for externa, é necessário usar isolação galvânica entre os nós.
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor juracinascimento » 28 Mar 2013 11:48

RobL escreveu:A primeira parte é o que disse o Kraft.
A outra, pode ser falta do terceiro fio o de referência entre todos os módulos (vai ligado ao terra através de R de 100 a 150R). A falta de isolamento entre os servos e o PC pode ser a causa.
Há casos no qual um servo está alimentado por um trafo da linha (linha de baixa tensão) e outro servo está ligado a outro trafo. Isto dá uma diferença de potencial que pode ultrapassar a 12V e cabum.
Há também caso de indução na linha.

RobL, esta semana eu interliguei os terras (0V das fontes) de todos os componentes da rede (1 master e 8 slaves), por enquanto está tudo funcionando, mas como é pouco tempo, ainda não deu para saber se esta solução vai funcionar. Eu interliguei os terras diretamente, sem o uso de resistencia. Não sei se este é o correto.

Quanto a proteção igual ao Kraft comentou, tenho sim interesse em implementá-la mais ainda não sei qual a melhor forma.

Abraço
juracinascimento
Bit

Mensagempor RobL » 28 Mar 2013 12:37

Os resistores são importantes para limitar altas corrente nos loopings de terra que podem causar danos.

A proteção a implementar é simples. Compre 3 TVS P6KE6.8CA (6,8V).

Coloque um entre as duas linhas (par diferencial) e um de cada linha para o comum (referência).
Há ainda quem limite a corrente com 2 PTC em série com a linha diferencial, para caso de um curto no par diferencial.
Só o uso dos 3 TVS vai resolver quase tudo.
RobL
Dword

Mensagempor juracinascimento » 28 Mar 2013 16:51

RobL escreveu:Os resistores são importantes para limitar altas corrente nos loopings de terra que podem causar danos.

A proteção a implementar é simples. Compre 3 TVS P6KE6.8CA (6,8V).

Coloque um entre as duas linhas (par diferencial) e um de cada linha para o comum (referência).
Há ainda quem limite a corrente com 2 PTC em série com a linha diferencial, para caso de um curto no par diferencial.
Só o uso dos 3 TVS vai resolver quase tudo.

Robl, a polidade do TVS que vai entre o A e B não tem importância?
E os TVS que vão de cada linha para o comum como devem ser polarizados?
Obrigado pelas dicas.

Abraço
juracinascimento
Bit

Mensagempor RobL » 28 Mar 2013 18:22

O TVS é o tipo 1.5KE6.8CA ( Note o CA no final do código e não somente C).
Cada TVS (do tipo CA) conduz nos dois sentidos. Portanto, ligue de qualquer jeito.

Se não encontrar o tipo CA (1.5KE6.8C com somente C) use 6 TVS sempre fazendo conduzir nos dois sentidos.
RobL
Dword

Mensagempor juracinascimento » 01 Abr 2013 11:49

RobL escreveu:O TVS é o tipo 1.5KE6.8CA ( Note o CA no final do código e não somente C).
Cada TVS (do tipo CA) conduz nos dois sentidos. Portanto, ligue de qualquer jeito.

Se não encontrar o tipo CA (1.5KE6.8C com somente C) use 6 TVS sempre fazendo conduzir nos dois sentidos.

Olá Robl, valeu pela dica, vou implementar esse circuito e assim que sobrar um tempo irei colocar em testes na rede.
Eu fiz a interligação do 0V das fontes de todos os nós da rede e por enquanto vai tudo bem.
Se caso o problema voltar a aparecer vou implementar esse circuito que você sugeriu e posto os resultados.
Outro detalhe, um outro amigo me sugeriu um circuito de proteção onde emprega um zener de 5V, sabe se o resultado seria o mesmo?

Muito obrigado
juracinascimento
Bit

Mensagempor RobL » 01 Abr 2013 12:21

Compare a velocidade de um zener com um TVS !!!
RobL
Dword

Mensagempor juracinascimento » 01 Abr 2013 13:00

RobL escreveu:Compare a velocidade de um zener com um TVS !!!

Ok Robl, obrigado pelas dicas...

Estou efetuando a compra na farnell dos TVS, e vou aguardar o novo "piripaque" da rede para implementar a sua solução.
Tenho muita dificuldade pois o sistema se encontra instalado a 150km da minha cidade...rsrs
juracinascimento
Bit

Mensagempor RobL » 02 Abr 2013 07:51

Esse componente tem em muitas lojas na Sta Efigênia em SP.
RobL
Dword

Mensagempor hemasc » 28 Jun 2013 10:08

Não sei se solucionou o seu problema, pois faz meses que postou seu problema aqui.

Além dos 2 fios de comunicação, você está interconectando os GNDs dos escravos e mestre?
Caso não tenha um balanceamento (conexão) entre os GNDs, corre o risco de queimar o CI da 485.
hemasc
Nibble

Mensagempor juracipereira » 28 Jun 2013 10:14

Caro Hemasc, bom dia,

Pois é, no começo eu realmente não balanceava a rede com os GNDs, e percebi que realmente 485 queimavam. Depois que uni os GND o problema de queima acabou. Andei olhando alguns datasheets (AN devices) que recomenda interligar os GNDs através de um resistor de 100ohms, na última rede que fiz eu utilizei esse conceito, além é claro, dos TVS para proteção conforme indicação de um dos amigos do forum. Esse rede foi instalada ontem no cliente, portanto ainda não deu pra perceber como irá se comportar em relação as outras, mas acredito que dentro de um mês dará pra saber.

O que você acha da idéia?

Grato
juracipereira
Bit

Próximo

Voltar para PIC