por MOR_AL » 28 Mar 2013 16:59
Na época dos disquetes, eu os guardava em uma caixa fechada. Cada um dentro de um plástico, junto com pequena quantidade de naftalina para não dar mofo, selado à máquina seladora. Duravam um pouco mais, mas ...
Certa ocasião, um virus atacou meu PC e perdi tudo. Para não perder mais, ou para perder quase nada, agora faço o seguinte:
1 - Criei três pastas no C:\:
a) _Entrada_(com a data mais recente). Ex.: Entrada_2013_02_25. Mantenho-a por cerca de um mês. Aprox. até 2013_03_25. Tudo que entra no PC, nesse período, fica dentro dessa pasta. O caractere "_" faz a pasta ser localizada no início do WE. Fácil de visualizá-la. A pasta tem sub-pastas: Eletrônica, Download, Documentos, Pagamentos etc.
b) _Gerados_(com a mesma data de entrada). Ex.: Gerados_2013_02_25. Tudo que criei, até esta data, está guardado lá.
c) _Documentos_(com a mesma data de entrada). Ex.: Documentos_2013_02_25. Tudo que não criei, mas que é interessante, até esta data, está guardado lá. Ex. Datasheets mais visualizados e peças que possuo, tutoriais, etc.
2 - A cada mês (aprox.) copio a pasta entrada para um pendrive antigo, que possui cerca de 2GB.
3 - Faço a transferência dos arquivos da pasta _entrada para as outras duas pastas e renovo as três datas (tudo no C:\). A nova pasta entrada está quase vazia, só restando as sub-pastas e arquivos de uso diário (mas que já foram copiadas para as outras duas pastas).
3 - Após isso, copio as três pastas para o HD externo, sem apagar as pastas anteriores. O HD externo possui 500GB, dá pro gasto.
4 - Apago as três pastas anteriores do pendrive (32GB) e copio as novas.
Até aí a perda de informação seria de, no máximo, um mês.
5 - Antes de desligar o PC, copio os arquivos alterados da pasta _Entrada para um pendrive de 2GB. Com isso a perda de dados é de, no máximo, um dia.
6 - Já perdi arquivos do Word e de outros aplicativos, com dezenas de páginas, por motivos diversos, como falta de luz, ráios ou outros problemas. Hoje, além de possuir um no-breack, ao trabalhar no arquivo, salvo-o regularmente em outro arquivo com índice_1. Sempre que salvo o arquivo, salvo também o de outro índice. Com isso não perco mais o trabalho pelo motivo apresentado. O máximo que posso perder é cerca de 10 a 15 minutos de trabalho, entre as salvadas.
7 - Já pensei em manter um backup de todos os arquivos na rede. O problema é que isso reduziria minha capacidade de dados de 5GB/mês para coisa mínima, além da taxa de transferência efetiva (e não a anunciada) exigir muito tempo de transferência.
"Gato escaldado tem medo de água fria".
Para quem já perdeu trabalhos grandes e inestimados, é preciso se precaver.
Meus arquivos nas três pastas não são pequenos, mas também não são grandes. Entrada (1GB), Gerados (13GB) e Documentos (12GB).
Como o trabalho de transferência mensal não é pequeno, pois tanto o HD externo como os pendrives possuem comunicação serial, invisto cerca de 2 horas de trabalho e a transferência dura umas outras duas.
Possuo diversos CDs, muitos "beckapeados" para o HD externo. Ainda não perdi nenhum deles e olhe que a humidade daqui é quase que 100%. Alguns, que são mais importantes, eu mantenho selados em plástico.
Para quem tem muitos arquivos de vídeos, a coisa muda de figura.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain