Velocímetro do (Fus)cão...

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Velocímetro do (Fus)cão...

Mensagempor KrafT » 04 Fev 2007 20:49

Faz muito tempo que quero colocar um velocímetro digital no "automóvel", com algumas frescuras, tipo bip de limite de velocidade e tal...

Mas como era para mim mesmo, nunca me esforcei em começar... Mas nessas férias, resolví tirar a idéia do papel...

Bom, metí um sensor hall no ímã no carro (sim em 1985 o velocímetro continha um imã que gira na mesma velocidade da roda), que me dá um sinal AC, que um comparador deixa retangular para o MCU medir o período e calcular a velocidade.

Tudo funciona bem, só que o jitter do sinal faz o trem marcar hora 39km/h, daí pula para 41, depois 36...

Os tempos dos pulsos são:
Código: Selecionar todos
km/h  Periodo em segundos
36   0,09565
37   0,093064865
38   0,090615789
39   0,088292308
40   0,086085
41   0,083985366


As leituras são razoavelmente diferentes para o mcu se confundir... Aliás não é o mcu pois se eu ligo 60Hz nele ele indica 206km/h estáveis.

Contar voltas da roda não me dá resolução boa... Pois por exemplo de 107 a 110km/h a roda dá 31 voltas e uns quebradinhos por segundo.

Qual será o método certo para se medir a velocidade? Carro novo só quando tiver formado, hehe... Até lá os carros já flutuarão no campo magnético da terra e não haverá mais necessidade rodas...
Editado pela última vez por KrafT em 05 Fev 2007 13:40, em um total de 1 vez.
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Mensagempor gordomlm » 04 Fev 2007 21:04

Visto que o sistema funciona pelo principio de arrasto magnético, sempre fica um magnetismo residual no copo de arrasto. Este fator deve influenciar na leitura dos pulsos pelo sensor Hall.

Pense seriamente em adotar um sistema semelhante aos sensores de taximetros ou use um sensor do tipo adotado no VW Santana, que deve ter um sinal mais definido.

E analize o fato de que provavelmente exista uma redução antes da rotação ser aplicada ao sensor de rotação. Neste caso tente descobrir como era os sensores de rotação usados nos fusca-taxis.

Abraços

Maury
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Mensagempor KrafT » 04 Fev 2007 21:19

Quer dizer que o copinho de aluminho que arrasta o ponteiro pode estar afetando o sensor hall?

Putz... Eu usei o sensor pois dessa forma nao precisei recortar nem furar o corpo do velocímetro...

Quando dei aula de eletrônica numa escola técnica daquí, eu sugerí aos alunos usar o UGN3501 (se bem me lembro) para medir a corrente da bateria de um carro... Eles reclamaram muito do sensor.. Agora é a minha vez de sofrer com ele.

PS: Não há redução... Um carro com roda 15 que só chega a 100km/h carece disso não...
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Merchandising da fiat

Mensagempor ernande_filho » 04 Fev 2007 22:21

KrafT, os carros da Fiat novos com interior novo (siena e palio) tem um computador de bordo que faz exatamente o que vc quer.

Só pra informar:
A Série Celebration tem o interior velho com a lataria nova (não serve)
A Série 30 Anos tem o interior novo com a lataria nova (serve)

Eles medem:
- consumo instantâneo de combustível
- consumo médio de combustível
- hodômetro com reset
- autonomia restante do tanque (qto vc roda com o combustível que tem)
- hodômetro sem reset

E tem:
- alerta de velocidade (qdo vc ultrapassa a velocidade programada, ele alarma)
- hora
- altura do alarme de velocidade

Tem tb o monza, picasso e outros com o painel totalmente digital, mas nao conheço as funções que eles tem.

Vou procurar tb me informar melhor sobre isso e se conseguir alguma informação boa, coloco aqui.

O pessoal do senai, CEFET, ..., que faz parceria com montadoras tem acesso a várias informações como essas.
Ernande Filho

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Mensagempor gordomlm » 04 Fev 2007 23:24

Desculpe, me expressei mal:

Corrigindo, nos velocimentros do tipo arrasto magnético "não" existe redução e a relação de giro de roda e cabo é de 1:1. Facilita a ação do imã giratório aumentando a atuação do arrasto. Detalhe esta relação não é regra geral.

Com o advento de sensores de rotação, para facilitar se reduz a rotação no sensor.

Por este motivo aconselhei a descobrir como funcionava o sensor de taximetro que se usava nos fuscas. Deveriam ter incorporado uma redução do cabo para o sensor de rotação.

Abraços

Maury
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Mensagempor zero » 05 Fev 2007 06:31

Qual é o modelo do seu carro ????
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Mensagempor KrafT » 05 Fev 2007 07:22

Fusca
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Mensagempor xultz » 05 Fev 2007 09:43

Eu já fiz um projeto de velocímetro ( o cliente deve ter vendido umas 1000 unidades já) e dependendo do carro você não cnsegue uma resolção de 1km/h por segundo. Eu instalei num jipe de um cunhado meu e ele muda de três em três km/h certinho. Já no Santana de meu pai ele marca de km/h em km/h.
A única solução para teu caso é medir o período, ao invés de ciclos por segundo. Assim, você vai ter uma resolução super alta (que vai depender do clock do timer do teu mcu) e vai ter dezenas de atualizações por segundo. Você pode até pegar várias (umas 10 por exemplo) e tirar a média para a indicação ficar mais estável.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
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Mensagempor KrafT » 05 Fev 2007 10:09

Xultz, eu já meço o perídio...

Vou testar a média... Ou aumentar o tempo de atualização atualmente em 833ms.
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Mensagempor jeanfernandes » 05 Fev 2007 11:59

Bom

Eu vi no Picasso da Citroen um odometro digital.
Eh lenta a inercia de visualizacao....
mas se os caras acharam que eh assim melhor ....num vejo
problema.....
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Mensagempor zero » 05 Fev 2007 12:44

bom perguntei qual carro é o seu por que no meu caso um corsa classic 2001 tem um sensor de velocidade ... gera um sinal digital que fica no cambio .....
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Mensagempor Peters » 05 Fev 2007 13:38

KrafT escreveu:Xultz, eu já meço o perídio...

Vou testar a média... Ou aumentar o tempo de atualização atualmente em 833ms.


O ideal não seria somente uma média, e sim algo como um "sliding window"... assim, apesar de haver uma maior "inércia" como o Jean falou, vc teria uma menor variação com leituras erradas.
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Mensagempor guest2003 » 05 Fev 2007 20:33

Faz um filtro por software... funciona 100%...

Pega digamos 32/64/128 amostras (depende da sua memoria disponivel)... mas o segredo eh... Descarte a mais antiga e entre com a nova... nao simplesmente fique somando 32 vezes e dividindo por 32, geralmente isso nao adianta nada... (este filtro que estou sugerindo, acho que se chama media movel) eh muito estavel para pequenas variações que eh o q esta ocorrendo no seu caso...

Claro que tem que fazer umas contas pra o filtro nao ficar muito lento, senao o fusca já ta estacionado e o velocimentro ainda ta diminuindo hehehe

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Mensagempor Peters » 05 Fev 2007 21:30

guest2003 escreveu:Pega digamos 32/64/128 amostras (depende da sua memoria disponivel)... mas o segredo eh... Descarte a mais antiga e entre com a nova... nao simplesmente fique somando 32 vezes e dividindo por 32, geralmente isso nao adianta nada... (este filtro que estou sugerindo, acho que se chama media movel) eh muito estavel para pequenas variações que eh o q esta ocorrendo no seu caso...
[]'s


E isso não é "sliding window"?

Enche o Buffer...
Faz a média...

Descarta a amostra mais velha...
Coloca a mais nova...
Faz a média...
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Mensagempor fabim » 06 Fev 2007 08:12

até hoje eu ainda não entendi como funciona o sistema de velocimetro dos carros mais novos.. sei que na sua maioria tem um sinal digital através de foto acoplador que fica enchergando o eixo de saida do cambio..

Para X rotações = X KMH..

Mais o cara muda de marcha troca o tamanho da róda .. e aí ?? cumé que fica...

No fuca que eu tinha eu fiz assim..

Pequei o cabo que vem da roda.. fiz um disquinho com 60 furos bem alinhados... isto me dá em 1S mesma coisa que giros minuto..

Peguei o diâmetro do borrachudo * Pi.. = X metros....

intão pulsos em um segundo *60(passei pra hora) * os X metros do pneu = KMH.. Mais só funciona bunitim para aquele pneu que vc fez o software


...

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