Ciclos liga/desliga cartão microSD

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Ciclos liga/desliga cartão microSD

Mensagempor B-EAGLE » 16 Jan 2013 17:15

Pessoal, tenho uma aplicação de baixo-consumo que precisa duma memória bruta, por isso do uSD.

Então eu to usando um fet pra liga-lo ou não.

Ciclos de power-up/down diminuem a vida útil do cartão??

valeu!
B-EAGLE
Word

Re: Ciclos liga/desliga cartão microSD

Mensagempor Rodrigo_P_A » 16 Jan 2013 22:18

B-EAGLE escreveu:Pessoal, tenho uma aplicação de baixo-consumo que precisa duma memória bruta, por isso do uSD.

Então eu to usando um fet pra liga-lo ou não.

Ciclos de power-up/down diminuem a vida útil do cartão??

valeu!

pelo que eu sei o que diminuiu é somente a quantidade de gravações, e não a quantidade de vezes que você liga/desliga ele.

E a quantidade de gravações influência muito, eu fiz um sistema que faz vários logs, e eu não tinha feito algorítimo para evitar gravar sempre no mesmo setor, e os cartões travavam e paravam de gravar.

depois de perceber isso, eu criei um algorítimo para evitar gravar no mesmo setor muitas vezes e o sistema está rodando muito bem.

Isso aconteceu em um sistema onde eu uso fat16 ou fat32, deu a mesma coisa, isso pq a fat sempre grava nos setores 0 e 1, e se eu ficar apagando e gravando arquivos muitas vezes, o cartão pára de responder.

uma alternativa seria criar várias partições, eu não fiz isso.

O que eu acho muito estranho, é que teoricamente os cartões tem um algorítimo de wear-leaveling , mas mesmo assim o problema acontecia, e eu testei com várias marcas de cartões.

O problema só parou, depois que eu implementei um algorítimo diferente para criar logs.

então fica a dica.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor B-EAGLE » 17 Jan 2013 09:30

Pois é, eu to usando FatFS em fat32 aqui...

e também li que os cartôes já tem a bendita vacina pra evitar ficar gravando no mesmo lugar... se não funfar mesmo vou ter que correr atrás de outro jeito...
B-EAGLE
Word

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos