Pessoar, se você pegar um led e aplicar nele 10mA, por exemplo, terá um determinado brilho. Se pegar 10 leds e multiplexar (ou seja, acender um por vez bem rápido prá parecer que estão todos acesos), vai ter que aplicar 100mA por led. Não, ele não vai queimar por causa desses 100mA, porque o ciclo de trabalho é de 10%. E ele vai parecer estar aceso com o mesmo brilho daquele led sozinho com 10mA.
Portanto: multiplexar não gera economia de energia.
Eu tive a seguinte ideia de jerico:
A ideia é controlar a corrente de um conjunto de 7 leds com um LM317 configurado como regulador de corrente. Por exemplo, com 10mA. Aí é o seguinte: se não quiser acender nenhum led, aciona a saida Q0, se quiser ligar o primeiro, aciona Q1 (desliga Q0), se quiser o primeiro e o segundo, aciona Q2 (desliga Q0 e Q1), e a ssim por diante. O chato desse circuito é que ele consome 10mA mesmo que nenhum led esteja aceso, mas consome os mesmos 10mA mesmo com todos os leds acesos... O que varia é a potência que dissipa no LM317: com nenhum led aceso, ele dissipa 120mW, com todos acesos, dissipa bem menos que isso. Esquisisto né, mas é verdade.
Aí a ideia é cascatear vários circuitos desse até atingir os 400 leds (58 circuitos), que fará com que o circuito consuma constantemente pouco mais de 0,6A. Dá pra reduzir isso, se colocar um transistor na saída sobrando do shift register, e esse transistor chavear a corrente do bloco inteiro: nenhum led aceso, desliga o bloco todo e não consome nada. Fica legal.
Ai pensei em dividir a barra em várias placas (tipo uma 10, com 40 leds cada), interliga as placas com uns conectores microfit board to board, e... caramba, eu fiquei com vontade de fazer esse projeto, agora!
O mais importante de tudo: por que eu pensei em fazer assim? Porque somente quem já roteou placa de tudo quanto é tipo, inclusive barras de leds e barras de display, sabe que o pepino maior nesse projeto é rotear a placa, e não fazer o circuito funcionar. Correr 40 trilhas numa multiplexação 20x20 torna quase impossível. Desse jeito que falei, na barra vai correr somente o 12V, 5V, um GND de respeito, e o sinal de clock e data. Rla fazer em face simples, com os leds through hole e os outros componentes em SMD do outro lado. Um doce!
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.