por mastk » 13 Out 2012 15:14
Vtrx, gostaria eu de ser apenas programador, por bem ou por mal, acabo realizando quase todas as atividades que a eletronica tem a oferecer, quer eu queira quer nao, que eu tenha sucesso ou nao.
Em meio disso tudo, tenho que lidar com gerente e outros programadores, que por motivo que desconheco, nao atendem a nenhum padrao claro e realizaram seu trabalho de forma que seguindo criterios de julgamentos meu, que sempre relacionam com o cliente e o patrao diria extremamente baixos.
Pelo o fato de programar ser um ato de arrogancia, ao me deparar com o debug de um sistema complexo, descubro uma falha de software e tenho que provar ela por A + B, para o autor me de qualquer apoio no sentido de resolver o problema, o mesmo para o layoutista e o gerente.
Assim nesse ambiente aonde, reina a alienacao, a pessoa que aqui escreve, tem realizado nesses ultimos dois anos e alguns meses o trabalho de integrar e corrigir software e hardware de pessoa que realizam apenas cada um dos itens citados.
Nesse meio tempo, em processos e testes mais dificeis e criticos ou pior ainda quando temo iniciativa de melhor ou fazer algo acontecer, em vez de apoio, sou punido, seja com ma vontade dos outros parceiros, seja com a visao gerencial que um erro, por menor que seja invalida todo o empenho ate o presente momento. Nao que estaja dizendo que "fiz o melhor que pude", mas tento um "Conseguir ate aqui e preciso entender melhor o problema, eh isso um erro de fato?"
Realizar o meu trabalho esta sendo degradante e cansativo, termino o dia me arrependo de ter feito qualquer atividade pela a simple sensacao que tem nada resultou para o grupo que estou ligado.
Nisso veio aqui ao forum e sou uma perola dessas como o post que abriu esse topico esperando respostas com a que o Aquino colocou em parte a do Djalma.
Programar na minha visao eh evolucao da escrita, a escrita em grande parte influencia e eh influenciada pela a forma de pensar do autor, ha pessoas que se dedicam muito ao ato de realizar a escrita formal de forma perfeita, e outras que pelo os mais variados motivos pensam diferente, citados como estranho ou errados porem, quase sempre sendo a melhor solucao para os mais diversos problemas, e mesmo sendo cosiderado errado e tenho as honras para o grupo e nao para quem propos a solucao.
Na epoca da escrita de apenas texto, de fato a pessoa que cometia erros de portugues, estava fardada ao fracasso em muitos aspectos, porem nessa ja citada evolucao, o ato que antes era de comunicacao, passou a ser uma descricao de ordens e comandos, e nisso temos um terceiro na escrita, o computador, aquele que ira execultar os comandos, e infelizmente esse terceiro tomou o lugar do segundo, fazendo que uma vez que o computador faco o que eh nescessario, o segundo que passou a ser o esquecido terceiro, se tornou algo que quase nenhum autor pensa mais e ai que mora o meu inferno.
Numa sociedade estabelecida o um estranho causa mal estar, dado que a presenca dele, coloca em joga todas a normas atuais da sociedade ou ambiente em questao, some isso a arrogancia do profisao que vemos conversando e imagine a reacao...
...Diria que seria descobrir que a sua esposa tinha um amante e ela quer que o amante te coma tambem, ou ela vai levar tudo o que vc ja conseguiu na vida, dadas as reacoes.
Tenho no decorrer desses ultimos tempo melhorar na arte de criar programas, e tenho orgulho de ter deixado projeto com bugs que conseguiram ser terminados por terceiros sem problema e acho que essa eh a conduta correta de um autor, ser legivel para o maior publico possivel e nao desaficar a capacidade do leitor o obrigando a uma leitura analitica de um texto, que fica em uma lingua que nao eh a materna seja do autor seja do leitor, e sobre uma base extremamente logica que nao permite qualquer erro que seja.
Gostaria muito de deixar a m**** do meu ego de lado e ser livre. Melhor ter vaidade apenas no sucesso e no erro, nao ser humilde, mas ativo na solucao e responsavel perante o erro. Um sonho maior ainda, seria conviver com pessoas assim, e uma utopia a simples visao de um sociedade assim.
Perdao pelos os erros de portugues, como tipico programar estilo "debugar depois", segue o meu pensamento, a correcao vem depois que o compilador apontar o erro.
Mastk em busca de ser um Mastk melhor e pensando novas ferramentas.