Sensor nível de caixa d'água

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Sensor nível de caixa d'água

Mensagempor ÁgioFelipe » 19 Set 2012 16:45

Olá amigos, estou querendo desenvolver um sistema para medição do nível da minha caixa d'agua. Gostaria de dicas para qual sensor utilizar, já pesquisei e encontre esses:

http://www.levelcontrol.com.br/arquivos ... trasom.pdf

http://www.tato.ind.br/detalhe_produto. ... _chave=114

Tem também essa alternativa de colocar várias chaves de nível, na página inicial da icos:

http://www.icos.com.br/

Aguardo sugestões.

Obrigado.
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor _blackmore_ » 19 Set 2012 22:01

Icos eu já usei, simples e confiável ... só não é muito barato mas eu prefiro este dependendo do tamanho do tanque e do fluído nele contido.
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor Alexandro » 19 Set 2012 22:22

Eu fiz na minha caixa com o mesmo sistema da maquina de lavar, usei um pressostato de 4 niveis, muuito mais pratico, só vai uma mangueira com ar.
Mas testei só com a minha caixa que é de 500L, algo maior acho que não funcionará direito.
Alexandro
Byte

Mensagempor xultz » 19 Set 2012 22:22

Põe uma célula de carga embaixo da caixa d'água. É caro, mas é chiquérrimo, e você vai saber até quantas gotas tem lá dentro.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Maffeis » 20 Set 2012 08:24

teve uma aplicação na empresa q um colega meu trabalhava que colocaram uma celula de carga

o formato da caixa era muito irregular e ele precisavam de uma precisão boa
Maffeis
Word

Mensagempor ze » 20 Set 2012 12:15

2 varas metálicas. quanto mais profundo a vara estiver (ui), menor a resistência. Ou várias com alturas diferentes.

Há alguns anos imgainei algo assim para colocar sobre o bujão de gás pra avisar quando está acabando: Célula de carga artesanal: imagine 2 moedas de 1 r$. Entre elas um dielétrico de câmara de ar (pneu, esponja, etc). Maior peso sobre, as 'moedas' se aproximam, maior capacitância. Mede com MC
ze
Dword

Mensagempor xultz » 20 Set 2012 13:02

Tua primeira sugestão é boa mas depende da condutividade da água. Eu nunca vi água sair duas vezes com a mesma cor da minha torneira. Deus sabe o que a Sanepar coloca na minha água...
Tem o problema da vara sujar e zinabrar com o tempo, o que atrapalha a medição. Uma vez automatizei uma máquina que usava esse princípio para detectar a água em um cano, e o sensor pifava com o tempo por causa de zinabramento, mesmo sendo cromado.

A segunda é boa também, o problema é que a elasticidade da borracha varia bastante com a temperatura. Se medir a temperatura dá prá tentar compensar, mas por problema de escoamento (eu não sei se a borracha está em estado sólido ou líquido, depois que alguém me explicou que o vidro a temperatura ambiente é líquido), então ele tende a se deformar com o tempo e avacalhar a medição.

Como pode perceber, não vim trazer solução, só problemas...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor ÁgioFelipe » 20 Set 2012 14:19

Xiiiiii, fiquei mais confuso ainda!!!!!!
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor ze » 20 Set 2012 16:54

calcificação fica melhor que zinabramento. meio que causado por eletrólise. a solução seria aplicar um sinal ac nas varas. o eletron vai e volta sei lá. mas pode ser que ainda dê problema a nível quântico. depois que concertar a máquina do tempo, volte lá e faça um teste pra ver (to tendo um dejavu)

com relação ao capacitor variável, parti da premissa que sou pobre e considerei "minha" caixa dágua e "meu" botijão de gás ou seja uso pessoal e não profissional sendo assim o resultado poderia até superar "minha" espectativa. Na minha cebecinha de vento, a variação pela temperatura vai ser muitíssma menor do que um tróço bem pesado e depois vazio bem leve em cima do tréco. Mas enfim... na prática a teoria é outra
bj´s
ze
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 20 Set 2012 17:04

Usa ultrassom!
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor ÁgioFelipe » 20 Set 2012 21:15

ÁgioFelipe
Word

Mensagempor MOR_AL » 20 Set 2012 23:21

"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor ÁgioFelipe » 21 Set 2012 10:37

Esse só tem o problema de ser com os eletrodos na água.
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor enigmabox » 21 Set 2012 10:52

A meu ver o metodo mais simples e barato é um sistema com boia e um potenciometro indicando a posição.
Pode se aproveitar uma boia comercial e adaptar o eixo, deixando mais longo, adaptar um potenciometro multivoltas(que possui mais proteção contra corrosao) atraves de engrenagens. Poderia usar potenciometro linear simples, mas tem que procurar um modelo blindado e com eixo de baixa inercia.
Assim fica facil conectar a uma porta ADC de um MCU.

:wink:
enigmabox

Mensagempor ÁgioFelipe » 21 Set 2012 11:03

Esse é o mesmo sistema usado nos tanques de combustível de alguns modelos. O problema é que para uma caixa d'agua não dá certo devido ao grande volume.
ÁgioFelipe
Word

Próximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos