Lei de Murphy ou Coisa do Alééémmm?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor enigmabox » 31 Ago 2012 07:54

MOR_AL

Tu pode se basear nos buffers de entrada com trasistor destes esquemas aqui:

http://radioamadores.net/frequencimetro_pic.htm

http://py2rlm.sites.uol.com.br/Freq1.htm

http://py2mg.qsl.br/Arquivos_PDF/Fll.pdf

Depois vou ver onde foi parar o esquema que tenho e posto aqui.

O circuito buffer é bem simples , até pode se usar um FET MPF102 ou um BF245 com dois resistores e um capacitor que funciona bem. Neste caso tu teria uma impedancia muito maior por usar um FET, pois o resistor de Gate estara por volta de 1M.
enigmabox

Mensagempor MOR_AL » 31 Ago 2012 17:24

enigmabox escreveu:MOR_AL

Tu pode se basear nos buffers de entrada com trasistor destes esquemas aqui:

http://radioamadores.net/frequencimetro_pic.htm

Esse daqui é emissor comum. Para sinais próximos a TTL apresenta resistência de entrada de um diodo conduzindo (baixa) para os pulsos acima de 0,6V e alta para sinais abaixo de 0,6V.
Carrega muito o sinal do gerador.

http://py2rlm.sites.uol.com.br/Freq1.htm

Idem. O resistor de 100 ohms vai limitar a corrente, mas para sinais TTL, a corrente fica limitada em cerca de 45mA, o que é muito e também carrega o gerador.

http://py2mg.qsl.br/Arquivos_PDF/Fll.pdf

Idem. Esse tem os mesmos problemas, mas ele permite medir sinais com tensões inferiores.

Depois vou ver onde foi parar o esquema que tenho e posto aqui.

O circuito buffer é bem simples , até pode se usar um FET MPF102 ou um BF245 com dois resistores e um capacitor que funciona bem. Neste caso tu teria uma impedancia muito maior por usar um FET, pois o resistor de Gate estara por volta de 1M.

Ontem eu simulei diversos circuitos, não chegando (ainda) a um resultado satisfatório.
Usei no primeiro estágio um coletor comum (entrada pela base e saída pelo emissor).
Usei também um dreno comum (entrada pelo gate e saída pelo source).
Ambos apresentam alta impedância de entrada, mas para essa frequência alta, o sinal começa a distorcer muito.

É difícil fazer um circuito com as seguintes características:
1 - Alta impedância de entrada em 40MHz vezes uns 7, para se aproximar da onda quadrada em 40Mc/s. Isso não carregaria o gerador ou ponto de medição.
2 - Tensão de entrada entre 1Vpp e TTL.
3 - Saída TTL.

Estou chegando a conclusão que o circuito deve ter uma chave que selecione sinal pequeno ou a nível maior.

Ví um circuito que me parece que resolveu. Não pude simular porque não tinha o CI na biblioteca do simulador, mas também não quero usar um CI especial. Quero usar um circuito com componentes fáceis de se achar.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor enigmabox » 31 Ago 2012 19:06

MOR_AL,

Se com transistores bipolares, atenuam o sinal do gerador, só vejo uma forma de ter um circuito de alta impedancia simples, usar transistores FET, sendo um de canal N e outro de canal P como push-pull, isto é, um comuta pra GND e outro comuta o +5V.Pois circuitos com transistores bipolares simples, como dos exemplos que citei, dependendo do funcionamento, vão deformar um pouco a parte positiva do sinal. Ha circuitos integrados operacionais para alta frequencia, mas sao caros e dificil de achar, tem a linha OPxxx e alguns da National.
Vou ver se acho algo num livro que tenho aqui, Handbook da ARRL.
enigmabox

Mensagempor MOR_AL » 31 Ago 2012 22:27

enigmabox escreveu:MOR_AL,

Se com transistores bipolares, atenuam o sinal do gerador, só vejo uma forma de ter um circuito de alta impedancia simples, usar transistores FET, sendo um de canal N e outro de canal P como push-pull, isto é, um comuta pra GND e outro comuta o +5V.Pois circuitos com transistores bipolares simples, como dos exemplos que citei, dependendo do funcionamento, vão deformar um pouco a parte positiva do sinal. Ha circuitos integrados operacionais para alta frequencia, mas sao caros e dificil de achar, tem a linha OPxxx e alguns da National.
Vou ver se acho algo num livro que tenho aqui, Handbook da ARRL.

Parece que a entrada a fet é a melhor opção. O problema é que a fonte é de 0 a +5V. Isso limita muito a topologia do circuito.
Como disse, não quero usar CI pelo fato que você mencionou. São caros e difícil de encontrar.
Estou pensando em baixar a impedância de entrada um pouco, mas para um valor ainda aceitável para o gerador (ou qualquer ponto elétrico que se queira medir a frequência). Isso diminui a limitação da resposta em frequências.
Vou simular mais um pouco e ver no que dá.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 01 Set 2012 15:06

Tentei fazer um circuito que apresentasse alta impedância de entrada e respondesse a mais de 40Mc/s com nível TTL, mas não é fácil.
Me lembrei que o circuito já existe em forma de CI e fácilmente encontrado no comércio. É o 74HC14. Possui 6 inversores com Schmitt Trigger.
Vou encomendar e testar. Enquanto isso farei a PCI do frequencímetro.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Lei de Murpphy (continuado em "Frequencímetro")

Mensagempor MOR_AL » 04 Set 2012 17:13

Olá!
Este tópico foi usado para eu pedir auxílio sobre problemas encontrados por mim, quando usei o PIC873A pela primeira vez, para fazer o projeto do Gerador de Sinais com o chip AD9850. A partir desta postagem criarei um novo tópico exclusivo do frequencímetro.

Como uma primeira etapa, fiz um frequencímetro, que será usado no Gerador de Sinais.
O frequencímetro está quase pronto.
Já consegui:
1 - Gerar um período (Ton) com precisão, no qual os pulsos são aquisitados. Esse período possui 5.000.000 de clocks, o que para um cristal de 20MHz, gera um período de 1,000.000 segundo. Preciso até 1 microsegundo.
2 - Dentro desse período Ton, há a verificação do transbordo do TIMER0 e atualização dos dois registros extras, que permitem contagem de até 2 bilhões de pulsos. Há limitação da taxa máxima de 40 milhões de ciclos, portanto esse será o valor máximo contado.
3 - Para total controle do tamanho do período Ton e que ficasse independente o caminho que as instruções seguem (as eventuais atualizações do registros), a linguagem usada foi assembler.
4 - O frequencímetro possui uma etapa inicial, que mede o número de clocks dentro de Ton. O valor correto é 5.000.000. O resultado medido é mostrado no LCD por 10 segundos. Acho que ficou muito tempo, então reduzirei este tempo para uns 5s.
5 – Incluí um ajuste fino da frequência do oscilador do PIC. Ao acionar uma chave (Aj de Ajuste), que entra no pino AjI (de Ajuste In), o pino AjO (de ajuste Out), pino RA2, fornece uma frequência bem próxima de 1Mc/s. Com um frequencímetro comercial neste pino, pode-se ajustar a frequência exata do cristal para 1.000.000 c/s. Não medi diretamente no pino do cristal para não falsear a medida devido à capacitância da ponta de prova.
Em tempo.
A frequência de oscilação do PIC, medida no frequencímetro comercial, antes de ser ajustada, apresentou 1.000.07X c/s. Frequência no pino RA2, gerada por algumas instruções. Isso significa que, sem ajustar, a precisão era de uma parte em 10 mil.
Após o ajuste, o frequencímetro mostrou 1.000.000 c/s, o que informa um valor correto. A precisão agora depende apenas do frequencímetro comercial.
6 – Estou incluindo um CI para que o frequencímetro não apresente baixa impedância no ponto elétrico a ser medido. É o 74HC14, um Hex Schimitt Trigger. Não o tenho, portanto ainda não testei. Achei importante incluir o CI porque como consta em diversos sítios, há um pequeno período em que o circuito de entrada do frequencímetro apresenta baixa impedância para o ponto de medição da frequência. Nesse período o meu Gerador de Sinais, construído com um XR2206, tem o sinal atenuado, o que não é bom.
7 – No presente momento o frequencímetro aceita níveis TTL somente, o que é o necessário para medir a frequência do Gerador de Sinais. No futuro, talvez, eu tente incluir um circuito que aceita sinais de entrada com menos tensão. Já comecei simulando o circuito, mas os resultados ainda não são satisfatórios.
8 – Incluí também, ao se ligar, os créditos mostrados no LCD. A imagem fica por uns 10 segundos e depois passa a mostrar a frequência, dependendo do estado da chave Aj.
Achei importante colocá-lo, uma vez que o tornarei público (o arquivo .hex), para quem quiser copiar. Este procedimento seria o único custo do projeto. Sei que há diversos projetos de frequencímetros na net, portanto, para quem não desejar que apareçam os créditos, basta copiarem os disponíveis na net.
9 – Agora faltam apenas alguns detalhes pequenos, como informação via LCD, da função atual. Se frequencímetro ou ajuste do oscilador.

Na medida do possível, estarei postando os resultados. Se der faço um vídeo do projeto.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais