Reversão de servo em AC

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Reversão de servo em AC

Mensagempor edison » 25 Jul 2012 22:53

Preciso de umas dicas prá acionamento com reversão de um servo-motor sincrono 24VAC. / 2,2 W (foto)

Ele tem 3 fios :Comum / Horário / Anti-horário.

http://www.mechtex.com/pdf/syn_motors/MTR5.pdf

O circuito tem que ser bem compacto pois são 4 grupos de 34 motores independentes (136 motores)

Cada motor aciona um redutor mecânico e um potenciômetro que envia sinal de posição p/ um VU de 10 leds o qual vai junto na placa de comando.

O comando de posição é feito por 2 push button NA e momentâneo.

Posteriormente :

O VU de LEDs (a definir) creio será com LM3914.

Por se tratar de retrofiting ,os servos serão aproveitados e apenas a eletrônica trocada.

Imagem

Grato a todos!
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor enigmabox » 26 Jul 2012 07:18

A comutação é bem simples.
Uma fase do 24Vac vc deixa direto no comum, a outra fase do 24Vac vc comuta nos lados antihorario/horario do motor atraves de 02 reles de estado solido, eu uso da marca OPTO, mas tem outras marcas. Deve também utilizar o capacitor e/ou resistor em serie, entre as pontas antihorario e horario do motor, senao o motor nao funciona direito.
Não sei com qual tensao vc vai ativar os reles de estado solido, ha varias opções. Instale fim-de-curso em serie com cada lado do motor anti-horario/horario.
:wink:
enigmabox

Mensagempor edison » 26 Jul 2012 20:36

Os motores já tem o capacitor internamente (vide no ds anexo).

Pergunto: existe relê estado sólido em miniatura ? pois só conheço os "bitolões" para 30 A ou mais.

Grato.
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor enigmabox » 27 Jul 2012 07:28

Edison,

O capacitor é importante, se nao tiver no sistema e for colocado outro que nao especificado no datasheet do motor, o motor nao vai ter torque e fica "tremendo", sem direção.
Tem sim, o que uso é menor que uma caixinha de fosforos e é soldado na PCB.
Eu uso este aqui:

http://www.farnellnewark.com.br/releest ... 58188.aspx

Só que na Farnell está muito caro, ha outros fabricantes nacionais, veja na www.loti.com.br , parece que eles tem um modelo similar, pra PCB ou soquete e custa bem mais barato.
enigmabox

Mensagempor ELFS » 27 Jul 2012 12:17

Como a potencia é baixa e se o numero de comutações por hora não for elevado da pra usar um mini relé convencional para PCB. Existe uns menores ainda que o do link abaixo.

http://gfinder.findernet.com//assets/Se ... /S34PT.pdf
ELFS
Byte

Mensagempor edison » 27 Jul 2012 21:45

Fugindo um pouco.

Procurando por relês miniatua encontrei isso:

"Micro relê SSR programaveis via usb ou bluetooth."

"......Utilizando el software de programación el usuario puede insertar funciones de manera secuencial realizando procesos de temporización y control de cargas más complejos. "

Vejam no fim do catàlogo.

http://www.relequick.com/products/rfs1-ssr.html

Quase um mini CLP !

Muito interessante.
edison
Dword

Mensagempor edison » 27 Jul 2012 22:53

enigmabox escreveu:.
Tem sim, o que uso é menor que uma caixinha de fosforos e é soldado na PCB.
Eu uso este aqui:

http://www.farnellnewark.com.br/releest ... 58188.aspx

Só que na Farnell está muito caro, ha outros fabricantes nacionais, veja na www.loti.com.br , parece que eles tem um modelo similar, pra PCB ou soquete e custa bem mais barato.

O mais barato achado:

http://br.mouser.com/ProductDetail/Cryd ... xzaWyG0%3d

Acho que para meus 34 motores ,ainda X 2 por motor ,a melhor opção é relé convencional para PCB.

http://secure.ciashop.com.br/loja/produ ... ele+Finder
edison
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 28 Jul 2012 09:51

concordo contigo, tem relês para PCB em lojas caras aqui de sampa que custam R$2,50 cada ... o valor é bem aceitável comparado aos solid state ou mesmo este dip aí ... acho que não vale a pena mesmo, negocio é ir no convencional.

abraço!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor Maffeis » 28 Jul 2012 15:45

Eu vi a alguns meses atras um rele SMD era bem pequeno estava dentro de um sensor acho que M10

http://www.syar.com.uy/pdf/coel/inductivos_capacitivos.pdf

o link é soh pra ter uma idéia de tamanho

era aqueles reles com 8 contatos 2 bobina 2 comuns 2 NA e 2 NF

era bem pequeno msm
Maffeis
Word

Mensagempor jorgeluiz » 31 Jul 2012 00:55

procure ali na Pares por rele dip. São bem carinhos.
jorgeluiz
Byte

Mensagempor edison » 31 Jul 2012 18:54

Decidido !
Como o número de acionamentos é baixo ,o melhor custo benefício são os relês mesmo.

De-se este por fechado !
edison
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 26 Ago 2012 03:45

enigmabox

Deve também utilizar o capacitor e/ou resistor em serie, entre as pontas antihorario e horario do motor, senao o motor nao funciona direito

vc diz que deve ser colocado ou capacitor ou resistor ... mas no datasheet postado pelo edison mostra apenas os valores do capacitor de acordo com a tensão de trabalho do motor ... mas fiquei curioso, como determina o valor deste resistor, vc poderia me explicar?obrigado!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor edison » 26 Ago 2012 19:00

Um detalhe intrigante :

Notei que se houver qquer obtrução no giro do motor ,ele reverte automáticamente ,independente de qual bobina estiver alimentada.

E como naqueles usados em prato giratório de forno microondas ,onde não há capacitor ,o sentido de giro é aleatório e muda qdo o timer faz o L/D .

Note no datasheet que para 60hz/24v o capacitor é de 40uF enquanto que p/ 50hz/24v é de 6,8 uF.

Imagino que:

No travamento do eixo a corrente sobe e a tensão cai e quando retorna deve ter algo haver com a posição da senóide ,que vai determinar o sentido giro.

Segundo o DS:

"MTR5 motor síncrono é
do tipo de ímã permanente com
dois enrolamentos do estator, de fase única
AC 50/60 Hz. Deslocamento de fase de
a corrente de excitação é conseguido através
ligação de um condensador em série com
um dos enrolamentos do estator. o sentido
de rotação é determinada pela
resultante do campo rotativo circular.
"
edison
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 26 Ago 2012 19:09

Notei que se houver qquer obtrução no giro do motor ,ele reverte automáticamente ,independente de qual bobina estiver alimentada.

vc colocou o devido capacitor no circuito?

Note no datasheet que para 60hz/24v o capacitor é de 40uF enquanto que p/ 50hz/24v é de 6,8 uF.

eu tendi que o capacitor para uso em 24V~ é de 6.8uF x 40volts ... indiferente se a frequência for 50 ou 60Hz ...
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor enigmabox » 27 Ago 2012 07:32

_blackmore,

Eu já trabalho com estes tipos de motores sincronos 50 e 60hz ha mais de 15 anos e posso dizer que o uso deste capacitor e resistor, falando de modo simplificado, serve pra inverter uma das fases para a bobina nao comutada, reforçando o campo magnetico do motor. Na comutação vc usa em um motor de 3 pontas, o comum e um lado do enrolamento com uma fase, o outro lado ficaria desligado, mas devido ao RC ocorre uma defasagem/inversão de fase que reforçara o outro conjunto de bobinas. Assim RC deve ser calculado em base da impedancia do motor e sua freq. de operação.
Um lado do enrolamento, em relação ao comum, entra uma fase1 e no outro lado do enrolamento, via RC entrara a mesma fase1 defasada pelo capacitor. Outro modo de comutar o motor, mas nao de modo pratico, é enviar uma fase1 para um lado do enrolamento do motor e uma segunda fase2 para o segundo lado do motor defasada em 180 graus.
Isso força o motor nao mudar de lado de direção.
Se nao usar o RC o motor perde força e pode rodar pra qualquer direção depois de parado.
Se for enviado a mesma fase sem defasagem para os dois lados do enrolamento do motor em relação ao comum, o motor fica tremendo e nao gira.
:wink:
enigmabox

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos