por enigmabox » 19 Jul 2012 07:52
Pelo que sei , a copia sem autorizaçao do fabricante de um hardware e/ou software pra fins comerciais é crime. O backup de informaçoes de software e parametros, nao vejo problemas e geralmente é permitido.
Acho mais barato em caso de hardwares expecificos , o cliente efetuar a compra de uma placas reservas por exemplo do equipamento. Por exemplo, no caso de CPUs industriais, PLC, placas dedicadas de alta integraçao de componentes, a compra da midia de backup, ou do hd, ou flash card, ou placas expecificas.
No caso de reprojetar algo novo apartir de um equipamento antigo, ai nao entra a clonagem. A engenharia reversa é bem vinda para criar algo mais moderno. O que a maioria dos fabricantes nao permitem é a modificaçao de projetos feitos, como por exemplo modificar um carro, modificar um PLC, isto é , alterar as caracteristicas originais do projeto sem a permissao do fabricante.
A meu ver, clonar uma placa sofisticada pra fins de backup é perda de tempo e custo alto. Pois as vezes o fabricante inclui tecnologias sofisticadas contra clonagem. Duvido que uma "empresinha fundo de quintal", com email do Gmail e nao mostra endereço no site, como este que foi citado, vai ter mais tecnologia que um fabricante de hardware de nome. Já li sobre tecnicas de clonagem de componentes eletronicos, para copia do proprio componente ou do firmware. Usam procedimentos tecnicos quimicas e equipamentos de alto valor. Geralmente o custo de um equipamento destes é similiar ao equipamento(os) que criam o proprio componente, custo na casa dos milhoes de dolares. Quem compra um equipamento deveria sempre pensar em comprar tambem os principais itens que podem dar problemas.
No ramo que trabalho, se for deixar pra depois a compra de peças de reposiçao, corre o risco de uma parada de maquina que vai gerar muito prejuizo e perda de capital na produçao do que o valor de um componente de reserva.
Ex. Todo carro tem um pneu estepe, uma maquina deveria ter também seus itens de "estepe".