Sugestões, POST-PROCESSOR !!!

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Sugestões, POST-PROCESSOR !!!

Mensagempor fabim » 02 Jun 2012 22:33

Pessoal.
Imaginem um equipo médico, este encaixa no suporte a vida, mais não de nível critico.
Este oferece um micro clima, onde é são servo controlados:
Temperatura.
Oxigênio.
Umidade.

O circuito de fonte/acionamento, possui um sistema seguro contra curtos.
Independente do sistema elétrico, existem os alarmes onde estes informam erros de sistema.

Bom, estou finalizando o circuito, e fui bastante critico e tive uma sugestão para meu consciente.

Possuo um flat de 30 vias, que é responsável pelo acionamento das cargas.
Estes sinais vão para interfaces de acionamento de fet's, e outros pegam o retorno de nível de sinais etc.

A minha idéia.
Adicionar um post-processor:
Este receberá os níveis do flat e os repassarão para seus devidos pontos.
E existe um pino dedicado, que caso não ocorra togle em um tempo maior que 10 segundos, irá desligar todos os acionamentos desconsiderando o flat.
Isto ja existe hoje, mais apenas para aquecimento que é o mais critico de todos.
Pois bem.
Este mesmo post-processor, terá um back-end de toda planta, tanto em niveis lógicos tanto quanto niveis analógicos.
Isto irá revolucionar esta linha nova, pois a própria ihm irá descobrir qual é o possível defeito da placa, pois o post-scaler através de comunicação I2C-slave terá 8 TP´s analógicos que são o bastante para identificar qualquer problema elétrico na placa.

Terei então 2 WDT, um da ihm, e outro do post-scaler.
Esta mesma placa terá também uma conexão serial, para a giga que vai ser enviada para a montadora. A giga irá informar todo e qualquer defeito possível!!

Agora a dúvida.

Você executaria o projeto conforme eu mencionei com um post-processor?
Ou usaria apenas uma expansão de porta via I2C, servindo apenas como back-end dos atuadores ?
Foda-se TP´s, Foda-se giga inteligente, Foda-se auto análise, foda-se tudo.

O TOP irá aumentar uns 100R$.

O com espanção, uns 20R$.

O Equipamento custa R$20.000,00

O top irá me tomar mais um mês, o com expansão umas duas semanas.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Andre_Cruz » 03 Jun 2012 02:10

Fabim !

Faria como você mencionou usaria o post-processor.

Abraço
Andre_Cruz
Word

Mensagempor andre_luis » 03 Jun 2012 07:25

Alguns clientes de equipamentos para a área médica, exigem recurso de auto-teste, e isso aí parece se enquadrar, pois permite aumentar muito a gama de ítens a serem avaliados, que talvez num flat não coubessem todos.

Também parece incrementar o nível de proteção contra mal-contato, o que dependendo da frequencia com que o flat será manipulado, talvez possa justificar.

Um I2C slave na placa acionada, não seria sificientemente capaz de gerar alarme, informando da ocorrencia de algum erro de comunicação com a CPU, mesmo quando essa parasse de funcionar.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 03 Jun 2012 11:07

Bom eu acho que tu podia faz um grande fabricante de CLPs onde eu fiz estágio lá em 2002.
Puts, lembrei que nem vou perder meu tempo falando, pois tu irá refutar.
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor fabim » 03 Jun 2012 15:14

Aquino escreveu:Bom eu acho que tu podia faz um grande fabricante de CLPs onde eu fiz estágio lá em 2002.
Puts, lembrei que nem vou perder meu tempo falando, pois tu irá refutar.

Era pra poder entender alguma coisa, ou era apenas um amontuado de silabas ?
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Milhoci » 03 Jun 2012 20:02

O equipamento é classe II ou III ?

Se for classe II eu não me preocuparia em adicionar mais um sistema. Pra mim quanto mais coisa maior a probabilidade de dar problema.

Milhoci
Milhoci
Byte

Mensagempor fabim » 04 Jun 2012 08:46

Milhoci escreveu:O equipamento é classe II ou III ?

Se for classe II eu não me preocuparia em adicionar mais um sistema. Pra mim quanto mais coisa maior a probabilidade de dar problema.

Milhoci

CLASSE III !! hehehe ...
Se fosse 2, eu nem iria me preocupar com essas coisas !!! hehehe
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor pbernardi » 04 Jun 2012 09:37

Em outras palavras, quanto mais complexo, mais chance de dar pau.

Como você quer ter essa feature (interessantíssima, por sinal), se a expansão de porta I2C cumprir os seus requisitos, eu partiria para ele por ser mais simples. O sistema microprocessado é mais complexo, e teria mais chance de ter bugs, mais código para manter, componentes mais complexos para ter interferência e travar, etc.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor msamsoniuk » 04 Jun 2012 11:54

concordo com o bernardi: elimine bugs e use soh hardware. se tiver que colocar software, jah era: vai dar pau mais cedo ou mais tarde! :)

pbernardi escreveu:Em outras palavras, quanto mais complexo, mais chance de dar pau.

Como você quer ter essa feature (interessantíssima, por sinal), se a expansão de porta I2C cumprir os seus requisitos, eu partiria para ele por ser mais simples. O sistema microprocessado é mais complexo, e teria mais chance de ter bugs, mais código para manter, componentes mais complexos para ter interferência e travar, etc.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Milhoci » 04 Jun 2012 12:01

Com a minha pequena experiência em projetos, o que eu tenho observado é que a chance de problemas é em ordem decrescente :

Atuadores - Sensores - Condicionador de Sinais - Falha de clock - Tensão de alimentação - Processador .

Então eu focaria mais na redundância dos primeiros itens.

Milhoci
Milhoci
Byte

Mensagempor tcpipchip » 04 Jun 2012 12:48

Erros de logica ou bugs no compilador KEIL ?
tcpipchip
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 04 Jun 2012 13:12

tcpipchip escreveu:Erros de logica ou bugs no compilador KEIL ?

os bugs de software existem em qq plataforma. em algumas tem mais, em outras menos. mas sempre existem.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor chrdcv » 04 Jun 2012 14:08

Fabim, seu eunuco, que tal se utilizasse lógica programável para tratar e atuar em todos os periféricos? Partindo da premissa que poderá dispender um pouco mais de grana, uma CPLD parruda ou então uma FPGA não tão brutal dariam conta do recado. Dependendo do processador utilizado, poderá ou não ficar "pendurada" diretamente no barramento de endereços/dados -- I/O mapped.

Caso tenha alguns neurônios sobrando, a dica dada pelo amigo equino também seria interessante; dado que teria grande flexibilidade em alterações/upgrades futuros, alterando somente o código do CLP emulado. Daê poderia implementar tua aplicação em Ladder, Grafcet ou até mesmo Redes Petri e aliado a um sistema de log onde tudo seria armazenado em um cartão.
Seu Madruga: "O trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar"
chrdcv
Dword

Mensagempor fabim » 04 Jun 2012 15:48

Crhis, o problema é a curva de aprendizado de CPLD...
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor chrdcv » 04 Jun 2012 16:48

fabim escreveu:Crhis, o problema é a curva de aprendizado de CPLD...

Se até eu, um jumento de CINCO patas desembolo em VHDL e Verilog, vc PODE e DEVE fazer melhor.

Se esta for REALMENTE uma boa opção para o teu projeto, comece instalando o GHDL e o GTKWave, é grátis e para testar o behavioral (comportamental), não há nádegas melhor (mentira, há sim a da Bianca Sanchez ou então a da Fabiane Thompson), depois pode escolher propriamente um dos fabricantes e realizar a síntese.

Atualmente estou usando VHDL devido ter um re-contato com ADA, então ainda está bem recente na memória toda a verbosidade da linguagem.
Seu Madruga: "O trabalho não é ruim, ruim é ter que trabalhar"
chrdcv
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais