Motores DC em fusos

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Motores DC em fusos

Mensagempor sergiotronic » 23 Mai 2012 08:31

Colegas, peguei dois motores 24Vdc e coloquei eles girando uma barra roscada na vertical, em baixo tem rolamento. Alinhei bem e ambos ficaram elevando a mesma calha que é leve porém tem 3 metros de comprimento. O sistema é bem parecido com aquele de elevar carros. Os motores eram usados e os fusos estão bem alinhados e nivelados.

Noto que com o passar do tempo (pouco tempo) um lado sobe ou desce mais do que o outro. Preciso então identificar qual motor está mais rápido e pôr algum redutor eletrônico. Não dá mais pra fazer um PWM com ponte H pois teria que mexer em todo o projeto e o projeto não demanda tanta tecnologia.

Pensei em pôr vários diodos em série para que cada um reduzisse 0,7 V mas também não posso pois o troço sobe e desce então ocorre inversão de polaridade. Alguém tem alguma idéia que não seja a de usar resistor de carga em série ? pois seria dificil acertar e comprá-los no valor exato.

OBS: Fazer uma fonte separada para cada motor também não dá.

Teria como fazer algum regulador que funcionasse diminuindo 2 a 3 volts a tensão mesmo invertendo a polaridade ?

Alguém tem alguma boa idéia.

Obrigado.
sergiotronic
Byte

Mensagempor brasilma » 23 Mai 2012 09:34

Coloca dois pinhões de bike nos eixos e uma corrente entre eles.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor sergiotronic » 23 Mai 2012 09:58

brasilma escreveu:Coloca dois pinhões de bike nos eixos e uma corrente entre eles.

Não dá certo, a solução só pode ser por meio eletrônico. Até porque a distância entre as extremidades (entre os fusos) são 3 metros e esta corrente ía ter que trabalhar deitada. Agradeço, mas a solução deve ser em cima da tensão nos motores.
sergiotronic
Byte

Mensagempor xultz » 23 Mai 2012 10:15

Cara, não tem gambiarra que dê jeito. Se você ajustar de algum jeito bem certinho hoje, amanhã vai desajustar de novo porque o motor vai se desgastar e girar diferente. O ideal é ter um motor só, como sugerido. Se tiver que colocar dois, eu colocaria um encoder em cada e um fw analizando e corrigindo o PWM. Mas como você disse que o custo não permite, aí lascou tudo.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor sergiotronic » 23 Mai 2012 10:28

xultz escreveu:Cara, não tem gambiarra que dê jeito. Se você ajustar de algum jeito bem certinho hoje, amanhã vai desajustar de novo porque o motor vai se desgastar e girar diferente. O ideal é ter um motor só, como sugerido. Se tiver que colocar dois, eu colocaria um encoder em cada e um fw analizando e corrigindo o PWM. Mas como você disse que o custo não permite, aí lascou tudo.

Caro xultz eu não acredito que aqueles elevadores de carro possuem inversores de frequencia + encoders + firmware. Ali são dois motores, cada um eleva o carro por um lado, e os motores são AC.

No meu sistema eu já imaginava que quando houver desgaste haverá desnivelamento. Peço a opinião de como eu poderia corrigir isso baseando-se nas informações no post que gerou esta discussão.
sergiotronic
Byte

Re: Motores DC em fusos

Mensagempor EvandrPic » 23 Mai 2012 11:54

Elementar meu caro... coloca os diodos antes da chave de inversão da polaridade né...
Se é que diodos irão resolver o teu problema...

sergiotronic escreveu:Pensei em pôr vários diodos em série para que cada um reduzisse 0,7 V mas também não posso pois o troço sobe e desce então ocorre inversão de polaridade.
EvandrPic
Dword

Mensagempor sergiotronic » 23 Mai 2012 11:57

O que acham se eu usar isso:

http://www.ohmic.com.br/produtos_reostato.htm

O motor é 24 Vdc e consome 2 a 3 ampéres, creio que reduzindo para uns 22 volts a redução do torque não afete meu sistema. Qual potência deveria ter este reostato ?
sergiotronic
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 23 Mai 2012 12:14

E se fosse Motor de Passo ?

(ja que Servo Motor vc diz complicado.)

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor MOR_AL » 23 Mai 2012 12:17

1 - Com uma solução que "ajusta e deixa assim". Com o tempo, cargas diferentes em cada lado, diferenças nos motores, vai ter que ficar ajustando.
2 - Coloca um sensor tosco de inclinação e usa ele para controlar um dos motores para igualar-se ao outro.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor sergiotronic » 23 Mai 2012 12:24

MOR_AL escreveu:1 - Com uma solução que "ajusta e deixa assim". Com o tempo, cargas diferentes em cada lado, diferenças nos motores, vai ter que ficar ajustando.
2 - Coloca um sensor tosco de inclinação e usa ele para controlar um dos motores para igualar-se ao outro.
MOR_AL

Sensor de inclinação tem porém dispara apenas uma pequena sirene indicando que está havendo desnível. Motor de passo não posso usar, não tem potência e teria que mudar tudo. Não vai ficar desnivelando toda hora, as calhas são bem leves, os motores trabalham "rindo". Mas preciso de um ajuste, o reostato em série com o motor mais rápido neste caso acham que resolve ? qual potência ele deveria ter para não aquecer muito ?
sergiotronic
Byte

Mensagempor eletroinf » 23 Mai 2012 12:33

Essa é a tal da coisa aparentemente simples, mas na verdade não é. Bem como disse o Xultz, com gambiarra não vai ficar bom. Até porque esses motores as vezes tem comportamento diferente quando o giro é num sentido e quando noutro... então tu calibra a subida e na descida o troço se esculhamba de novo. A potência dissipada no resistor é calculável pela Lei de Ohm: V=R*I.

Abraço
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."
eletroinf
Word

Mensagempor brasilma » 23 Mai 2012 12:38

Então tem de ser como o Xultz sugeriu, encoders em ambos...
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor xultz » 23 Mai 2012 13:06

eu não acredito que aqueles elevadores de carro possuem inversores de frequencia + encoders + firmware. Ali são dois motores, cada um eleva o carro por um lado, e os motores são AC.

Bom, aí precisa entender a tua mecânica.
No caso do elevador de carro, tem duas características:
1-Os dois lados não são conectados entre si (e sim pelo carro que é apoiado sobre as duas plataformas)
2-Um desnivelamento pequeno não faz diferença, só se ele for muito acentuado
3-Quando o elevador desce, o motor pára por uma chave de fim de curso, o que "resseta" o erro dos motores a cada subida-descida
4-Eu disse que eram duas características, mas são 3. Este quarto ítem é uma característica da minha lista, e não do elevador.

Então, precisa entender tua situação mecânica melhor. Se por exemplo, os dois lados são conectados por um braço e não tem articulação entre eles, isso é um baita problema. Porque qualquer desnível vai forçar o fuso. Mas se não forem, beleza.
Se você também vai sempre trabalhar subindo até um ponto e descendo até outro, pode usar fim de curso nos dois lados, ressetando o problema. Isso é bom. Porém, se você vai subir até um ponto, descer até outro, subir de novo, descer, sem passar pelo fim de curso, aí é problema.

Se você puder explicar melhor a tua situação, fica mais fácil achar prá gente sugerir uma solução
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor sergiotronic » 23 Mai 2012 17:26

Boa idéia xultz, vou tentar essa dos fins de curso resetarem o nivelamento pois no meu sistema realmente o curso sobe e desce é pouco 1,1 metros apenas. O problema era que o erro começava bem pequeno e quando invertia ía aumentando até ficar visível e grosseiro.

Valeu mesmo, obrigado, e obrigado a todos que participaram.
sergiotronic
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 23 Mai 2012 21:07

Imagem
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos