Tablet finalmente dominado. (diário de desenvolvimento)

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor fabim » 18 Mai 2012 12:41

Miguel, você quer decodificar uma rola ?

Sim, hehehe !!!

Você quer em ANSI C, PASCAL , ou ASM ?
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor mastk » 18 Mai 2012 13:00

Fabim, não muda sua natureza por causas dessas criticas, se vc parar de falar mal de PIC, eu começo para manter o univervo em equilibrio.
mastk
Dword

Mensagempor proex » 18 Mai 2012 15:32

Vamos acabar com essa fuleiragem ai.

Quando eu conheci o Fabim, ele só falava em PIC. Parecia que estava com a boca cheia deles. Era PIC pra cá, era PIC pra lá. Era Pic pra todos os lados.

Ele vivia se ajoelhando e rezando no altar da Microchip.

Quando eu lhe introduzi o ARM, ele teve um troço mas depois acabou se acostumando e gostando da coisa.

Eu mesmo já fui um adorador de PIC. Ganhei muito dinheiro fazendo projetos com PIC.

Aliás, minha segunda Lamborghini eu comprei com dinheiro ganho com PIC.

O grande problema do Fabim, além da hemorróida, é não saber ensinar e não saber aprender.

Eu vivia passando links pra ele, mas ele não tinha paciência pra ler.

É uma Anta.

Me ensinou tudo errado como ligar o barramento do TFT, no LPC1788.

Perdi R$1.200,00 mandando fazer as placas, com as ligações da forma que ele falou pra fazer. Estava tudo errado.

Mas mesmo assim eu ainda amo esse menino, e faço questão de dizer isso pra ele, sempre que ele senta no meu cólinho :lol: :lol: :lol:

Espero que ele aprenda, agora que vai trabalhar numa empresa de ponta.

Empresa de Ponta de Estoque.

Vai ser vendedor de móveis com "pequenos defeitos de fábrica". :lol: :lol::lol: :lol:

.
Editado pela última vez por proex em 19 Mai 2012 07:47, em um total de 1 vez.
proex
Dword

Mensagempor tcpipchip » 18 Mai 2012 20:28

Eu tambem adoro PIC, adoro 8051...adoro....ATMEGA64...adoro AVR...

Com o PIC eu comprei um apartamento de 250.000 reais a 50mts do mar :)

Imagem

Agora, quero comprar outro só com o Z80 :)

TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 18 Mai 2012 22:14

Até ler isso eu pensava isso, com base no fato que faltam 2,5 anos para concluir o curso de Eng. da computação na Univali.

No TCC elaborar um PAC(CLP com nome afrescurado?) mas diferente. A placa CPU seria composta por algo como um LPC4350 ou o que aparecer de novo que dê pra soldar na mão. Esse processador teria ligado na SPI um FPGA que implementa um barramento de troca de dados de alta velocidade mapeamento todos os outros dispositivos ligados a ele na forma de blocos de memória - mas abstraídos para serem tratados como objetos, tendo as operações sobre eles funções disparadas por hardware e tal.( e blá-blá blá)
NO meu PAC não haveriam cartões de I/O, ao invés disso, apenas cartões co-processadores para gerir barramentos remotos, a idéia inicial seria implementar um cartão mestre Modbus RTU e outro DeviceNet,CANopen ou qq outra coisa.
Resumindo seria uma baita CPU que controla uma baita planta, mas o que seria o foco do TCC seria mostrar a execução de processos nas duas placas de forma sincronizadas, e na falha de uma delas a placa restante passar a executar as tasks críticas do bagulho. Fora que os co-processadores também seriam inicializados pelas CPUs, tendo as pilhas de protocolo e código-objeto de execução enviado pelo cartão principal.
Não utilizaria Linux, talvez pedaços ou talvez utilizasse tudo sei lá. A vontade que dá é fazer um pico kernel na unha. Pra me basear, tem o Amoeba. Mas não é bem o que eu gostaria de fazer. Talvez em partes seja.
Mas acabei mudando de idéia. Estou pensando em fazer um software para video-locadora. O diferencial é que vou ler as tags RF-ID das capas do DVDs, imprimir a ticket de reserva em impressora térmica coloria e ao mesmo tempo enviar por e-email para o cliente.
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor RobL » 19 Mai 2012 16:59

Preço e Qualidade:

Não visualizo a médio e longo prazo que o preço chines se mantenha tão baixo. Há várias razões para tal.
Claro que em alguns países, como o nosso, o ajuste se fará ou realmente vamos consumir hardware, chines, russo, hindu, tailandês ou até argentino.

A qualidade depende de muitos fatores, onde a soldagem e limpeza é fundamental. As montadoras chinesas trabalham no tapa. Daí problemas com solda em celulares, ipad, placas para estudo etc.
Há a questão do petróleo. Não há como continuar viajando da china para cá com os preços que estão aí. A China usa até a presente data uma política de fazer dólares a qualquer preço. Isto está mudando.
Se você for ver os preços internos de um produto como um Ipad de marca na China ou na Coreia do Sul, eles são muito caros para os patrícios. A razão está em impostos e qualidade que nestes são pagos inclusive royalties.
Esses países, terão que cobrar e aumentar impostos para conseguir se
manter. A China para se expandir, precisa de muita mais grana.

Daí não vejo que nossa indústria, de hardware, vai sumir. Hoje qualquer um paga pela qualidade, pois é o que mais falta. Qual industrial vai optar por uma ferramenta de R$100,00 de qualidade duvidosa ou pagar R$1.000, 00 por uma ferramenta confiável para uma vida média de 5 anos? Não precisa nem de vendedor para convencer.
Em nosso mercado o que mais temos é preço baixo e produtos nacional ou importado de baixa qualidade. O nicho está aí preço e qualidade.

Aproveitando: Fabim é o cara. Alma boa. Artistas não são compreendidos.
Conheci um cidadão que em sua Escola Técnica formou toda a equipe técnica que deu início a TV Globo no Rio, liderada por um Major da Escola de Comunicação do Exército (RJ), também professor dessa escola na Tijuca (Rj). O nome do gênio era Antônio Fernandes Trindad. Não tinha se quer segundo grau. Foi o cara que mais escreveu artigos para revistas técnicas nacionais.
Para quem quer título, sente a bunda na cadeira, faça o TCC e pronto.
Para quem quer aprender, com título ou sem, destrinche um ipad, como no exemplo do post, ou faça muitas perguntas em um forum.

Cara, quando ganhar a grana com o Z80, não compre ap à 50m da praia.
1- Você vai morar dentro d'água.
2- Seus aparatus vão virar óxido.
3- O barulho das ondas farão você fechar as janelas.
4- Os turistas vão cagar na tua varanda.
5- Entre 400m a 700m do mar você não tem nada disso e é bem mais barato.
6- Ida e volta até a praia já serão algumas calorias a menos!!!
7- Você vai sair e chegar de carro, de seu ap ou casa, sem turistas bêbados caídos no meio da rua, ou procurando onde parar.
RobL
Dword

Mensagempor mastk » 19 Mai 2012 17:18

RobL, no seu mesmo exemplo, caso o seu produto falhe, vc tem 9 para substituir o que falhou, então é questionavel essa situação de:

Produto A: R$100,00

Produto B: R$1000,00

Logico que se o caso por uma injecação ou algum processo fabril que uma maquina parada significa milhares de reais perdidos, uma falha por concepção de projeto é imperdoavel, agora se for algo tipo POS (do bilhete unico em especial, sempre falha, o pessoal que fez aquilo cagou legal na minha opnião de usuario), um Tablet nesse custo fica bem interresante.
Só que nem tudo mundo tem testiculos com o raio em metros, para tirar o Android e fazer o trem andar a força e mesmo que seja, um ano de um engenheiro dedicados a isso é quase mais de R$100 mil de investimento, é algo a ser levando em consideração.

Olha RobL, pelo o custo atual de casas e o meu salario, eu já me vejo morando no segunda ou terceira escada da praça da Sé daqui de SP.
mastk
Dword

Mensagempor RobL » 19 Mai 2012 18:51

Vou insistir nesse ponto:

Um comprador técnico experiente sabe que pode pagar barato por um medidor de baixa qualidade, contando com a sorte, mas se um simples temporizador, a rele, controla sua produção, já não pode pagar visando baixa qualidade. Daí, vale o quanto pesa.

Exemplificando, posso pagar por um voltímetro, amperímetro, frequencímetro para a linha de 60Hz, baixo preço pela baixa qualidade. Se falhar o máximo que vai acontecer é ter que verificar se é falha na linha ou no aparelho mas, já ficou mais caro. No entanto, um simples temporizador cíclico que controla um simples processo falhar, já deu preju, parou a produção ou jogou material fora. Nem para uma padaria, vale investir em um termostato de má qualidade e baixo preço. O padeiro acaba ficando no prejuízo, trocando por um melhor.

Cara, é impossível, você ter todo um processo de desenvolvimento visando qualidade e confiabilidade com preço irrisório como os produtos chineses. Veja o que acontece com nossos MP3, PenDrives, Celulares, pintura de carro chines, etc.
Faço a "aposta". O preço das merdas chinesas, não vão se manter nesse patamar. Conforme escreví acima, produto chines com qualidade é tão caro quanto qualquer outro.
Precisamos dominar é o processo de montagem com qualidade, claro que com um desenho elétrico de qualidade. O caminho está livre por estas bandas. Não é a toa que os chineses estão vindo para cá a fim de ficar com eles por aqui também.
Cara, nem o lcd desses ipads duram mais que meia hora, alguns até duram um pouco mais. Jogue o dado.
Comprei um scope chines, marca recomendada pelo Fabim. Paguei caro, não muito diferente de um Tek.
Qualidade ? Valeu o quanto pesou. Tenho ruído diretamente proporcional ao preço do produto. Esse, eles não fazem por U$30 . Por que ?
RobL
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 19 Mai 2012 19:21

proex escreveu: ....

Conclui que deve-se tomar muito cuidado ao oferecer tablet ao cliente, como interface de maquinas. Principalmente se for tablets chineses. Vc poderá estar metendo o cliente numa grande enrascada e comprometendo sua imagem.

Cara, queimaram-se 3 nessa brincadeira. O primeiro nao durou uma semana e olha que nao fiz nada nele. Simplesmente nao liga mais. (Liga mais nao funciona)

Isso é aquela tal maldição de querer as soluções mais baratas possiveis.
Numa dessas vc se ferra legal. Vc e seu cliente.

.

Claro.
Não foram fabricados para isso.

Quanto ao "Liga mas, não funciona" no meu Genesis há um furinho para Reset

DJ
Editado pela última vez por Djalma Toledo Rodrigues em 20 Mai 2012 10:59, em um total de 3 vezes.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Red Neck Guy » 19 Mai 2012 20:35

Eu desisti da eletrônica, vou montar uma fábrica de guarda-chuvas. Sempre vai ter demanda pra isso.
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor RobL » 19 Mai 2012 21:39

Eu desisti da eletrônica, vou montar uma fábrica de guarda-chuvas. Sempre vai ter demanda pra isso.

Pois é. Não faria isso, com guarda chuvas, como os dos chinas, arrebentam com seu dedo e estragam após o primeiro uso.

Cara, seja criativo. Um guarda chuva plano (área circular). Essa área seria um LCD. Um ARM controla um motor no qual gira o plano espalhando a água e de quebra, controla figuras de acordo com o gosto do paulista ou curitibano. Sim aí está o mercado. Fora o som na orelha.
Céu cinza com garoa, nunca mais. Tá aí, até o slogan !!! Ou ainda: Ponha rítmo em sua garoa !!!

Ou se não quiser ter trabalho peque o ipad do proex e ligue no lcd circular. Preço final US68.00 + US$1.00 pelo cabo.
No total, deu sacanagem.
Mas para um post que tem muita PIC e introdução de um ARM, que segundo o introdutor, o cara passou a gostar, o guarda chuva me pareceu eticomoralmente mais adequado.

Isto é literalmente não ter o que fazer.
RobL
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 20 Mai 2012 11:00

P.S.

Esses Tablets são de 10.1 Polegadas ?

DJ
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor proex » 20 Mai 2012 11:16

.........Quanto ao "Liga mas, não funciona" no meu Genesis há um furinho para Reset..........

Pra que ficar dando reset num apareio que nao funciona?

.
proex
Dword

Mensagempor mastk » 20 Mai 2012 20:44

Aliás, minha segunda Lamborghini eu comprei com dinheiro ganho com PIC.

Posso te mandar um curriculo?

RobL, sua previsao me intriga, tem razao, que uma hora a industria chinesa vai crescer e deixar de fazer lixo, o proprio japao seguiu por essa linha, soh que como irao ficar os outros mercados? Segundo Marx, para o capitalismo dar certo, alguem tem que pagar o pato, e ao que me consta, niguem esta a fim de pagar a conta.
mastk
Dword

Mensagempor RobL » 21 Mai 2012 11:12

Enquanto houver como escoar o lixo chines eles continuarão a ser vendidos.
Conforme disse a China tem produtos de qualidade, só que a preço muito similar ao similar, ou até mais caro. Se você tem poder de compra, você vai optar por um lixo chines?
O capitalismo é uma utopia na qual só existe quando há espaço (riquezas livres na natureza). Florestas para serem devastadas (África acabou, a nosso resta alguns pés), minérios para serem cavocados (tem pouco), etc.
O capitalismo está vinculado ao consumismo.
O consumismo está limitado pelo tamanho do planeta. Portanto se o planeta não é capitalista, quem pensa que pode ser ?
Quando um rei precisa money, faz a guerra santa, pega toda riqueza árabe.
Hoje, invadem aqui e alí, mas "gauleses" sob o comando de Asterix, estão por toda parte. Não está fácil fazer guerra. Hoje a guerra só começa, mas o fim!!!
A guerra é um mecanismo de expansão do consumo(RobL).
Quando o espaço fica pequeno, o capitalismo de fato, fica menor ainda, não se sustenta.
Agora a moda é : consumir com responsabilidade !!!! Capitalismo?

Mas, vejo na automação, uma grande colaboração com a natureza e a libertação da escravidão. Através dela os gananciosos ganham muito mais, mas passam a poder pagar mais para quem nada tem (Programas Sociais). Por isso, bem vindo os tablets, bem vindo a força do Linux, construído por gente que realmente sabe buscar o que é ser livre. Bem vindo todos aqueles que trocam conhecimento. O ser humano não nasce, se constrói. Ganhe o seu diploma de ser humano. Construa a si mesmo. Pergunte o que não sabe e compartilhe com o que sabe, só para praticar sua humanidade, ser gente. Sua grana não vai diminuir por isso. Sem medo de ser feliz. Sinta a verdadeira riqueza em seus "bolsos", o seu conhecimento. Esse, nem um terremoto lhe tira. Siga os grandes, compartilhe.

Calma déspotas xiitas, não estou dizendo mais nada além do que disse.
RobL
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para ARM