Trata-se de um experimento para fins meramente academico, e a problemática esta grande, vamos ver se alguem ajuda:
Tenho um circuito oscilador a base de cristal que apos um determinado tempo se establiza em 5.090.100Hz. Toda parafernalha do circuito oscilador mais baterias de ion litio de alimentacao se encontram instalados em um corpo cilindrico de aluminio que é submetido a um giro em seu eixo (imaginem um cilindro de pao na vertical) com rotacao entre 100 e 1000RPM. Passada a primeira dificuldade de balancear todo este conjunto veio o segundo problema:
Preciso amostrar o valor do oscilador interno, na primeira tentativa tentei empregar um par de escovas, instaladas em uma das pontas do cilindo, para acoplar o sinal ate o frequencimetro, mas em rotacoes elevadas tenho muito ruido, atrapalhando totalmente a leitura. Em rotacoes mais baixas, até uns 200RPM até que funcionou bem. Ah, a saida do sinal é de 4Vpp isolada atraves de um trafo tipo toroide, junto ao circuito dentro do cilindro.
Depois de se frustar com as escovas, tentei empregar um sistema TX RX infravermelho, onde o led TX fica no centro do eixo superior do cilindro, mas devido a alta frequencia, nao tive sucesso no circuito RX.
Agora veio a ultima ideia: Empregar um nucleo de ferrite, algo como uns 2,5cm, no topo do cilindro, ou seja o ferrite vai girar, e na base do ferrite enrolar algumas espiras formando uma bobina ligada a saida do circuito oscilador, no topo do ferite montar as espiras de forma circular, mas com um pequeno gap entre os diametros de forma que esta bobina é fixa externamente e o ferrite gira no seu centro.
Espero q entendam a ideia!!!!
Em suma este conjunto, ferrite + bobinas substitue o trafo toriodal interno de isolamento do sistema, eu apenas nao tenho a minima ideia CONCRETA se o giro vai interferir na transmissao do sinal pelo conjunto, meu palpite é que sim, Lei de Murphy !!!!
Aceito alguma outra ideia para amostrar o sinal!!!
[ ]'s
MTC.