Moderadores: 51, Renie, gpenga
para controlar a velocidade do motor pode-se usar um potenciômetro comum, com ele você controla a rotação do motor, logo a velocidade e força do mesmo
Eu tb lí aquela asneira e ri muito ,mas convenhamos que se trata de um leigo
edison escreveu:Esqueci de mencionar que será alimentado por bateria automotiva 60A/h
...
....."c) O atrito tem grande influência em baixas velocidades de rotação."
Como na minha aplicação ele será acoplado a um redutor 45:1 creio que não haverá problemas na carga.
Pode ser.
....."b) O diodo tem que possuir alguma rapidez de comutação.''....
Qual vc indicaria p/ 50 A e rápido ?
Não estou familiarizado com nenhum no momento.
.....Durante essa transição há um pico de corrente da fonte para o terra via chave e diodo......
Isso significa um "curto" momentâneo o qual vai arriar as baterias mais ràpido e sobrecarregar alguns componentes ?
Curto. Sim! Por isso é que o diodo tem que ser rápido. Para que não aqueça demais e queime. Tanto ele como a chave (MOSFET). A bateria não sentiria muita diferença. Os condutores exibem alguma resistência que limita o pico de corrente, além de apresentar uma pequena indutância. Daí que a corrente de surto repetitiva, informada no manual, é importante. Como informei, só ocorre isso quando o delta do PWM (que é Ton/T) for maior que 50%.
jorgeluiz ,minha aplicação é "um pouco mais pesada mas grato pela resposta.
_blackmore_ Eu tb lí aquela asneira e ri muito ,mas convenhamos que se trata de um leigo.
..............
Aparentemente com algumas alterações então ele é viavel.
Eu tenho aqui na "santa sucata" alguns tiristores "parrudos" vou ver e postar o código se é compativel com o circuito no lugar do mosfet IRF3205.
Com tiristores o processo é outro. Ele não desliga com um comando pelo gate, como nos MOSFETs. O circuito tem que gerar um pulso entre catodo e anodo, tal que reduza a corrente e até mesmo tente torná-la negativa. Só assim o triristor corta. Outro detalhe é que o tiristor não pode ser usado com taxas de comutação normalmente usadas em MOSFETs. Ele não é tão rápido e pode conduzir se a subida da tensão catodo anodo ultrapassar um valor (que está mostrado no manual).
MOR_AL
Volto logo ,grato a todos.
xultz escreveu:Cola o link do post prá eu ver o cometário brilhante da pessoa.
No mínimo, o cara é programador de javascript e html e por isso, acha que entende tudo de tecnologia...
xultz escreveu:Cola o link do post prá eu ver o cometário brilhante da pessoa.
No mínimo, o cara é programador de javascript e html e por isso, acha que entende tudo de tecnologia...
Voltar para Circuitos Diversos
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 1 visitante