Controle motor CC

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Controle motor CC

Mensagempor edison » 24 Abr 2012 00:17

Esse circuito foi postado no forum "www.pedal.com.br"

http://imageshack.us/photo/my-images/22 ... motor.jpg/

Gostaria de uma avaliação dos colegas com relação a ele.

Quero controlar SUAVEMENTE a vel. de um moto-redutor cc com escovas ,24v x 15A .

Devido a simplicidade do diagrama fiquei na dúvida quanto sua funcionalidade.

Grato.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor jorgeluiz » 24 Abr 2012 01:34

ja' montei alguns circuitos pra controle de velocidade de ventoinhas usando esses esquema pwm com 555. Simples e funcional.
jorgeluiz
Byte

Mensagempor MOR_AL » 24 Abr 2012 08:58

Olá Edson.
Vamos lá.
1 - Para você controlar SUAVEMENTE a velocidade de rotação de um motor, tem que considerar:
a) A carga a que esse motor está submetido pode variar.
b) A relação entre a potência entregue ao motor e o delta do PWM não é linear.
c) O atrito tem grande influência em baixas velocidades de rotação.

Todos estes fatores contribuem para que não haja SUAVIDADE no controle em malha aberta.
2 - Para você controlar SUAVEMENTE a velocidade de rotação de um motor, tem que aplicar uma realimentação. Monitorar a velocidade do motor e usar essa informação para corrigi-la. Aproximá-la do valor desejado, informado pelo potenciômetro.
3 - Quanto ao circuito. Desconsiderando a parte de geração do PWM:
a) O circuito é semelhante ao mostrado na figura a seguir. O indutor possui um resistor em série, ou seu equivalente em paralelo.
Imagem
A chave apenas mudou de posição.
Em vermelho é o período da chave ligada (Ton). Em azul é o período da chave desligada (Toff)
b) O diodo tem que possuir alguma rapidez de comutação. Quando a chave fecha, o diodo ainda está conduzindo (para delta maior que 0,5). Durante essa transição há um pico de corrente da fonte para o terra via chave e diodo.
c) Se aplicarmos um degrau no potenciômetro, para aumentar a velocidade de rotação, a corrente vai aumentando com os pulsos mostrados, até que ela se estabilize em algum patamar. Aí fica ocorrendo pequenas variações de corrente entorno deste valor.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 24 Abr 2012 10:46

se achou simples, veja a sugestão do caboclo neste mesmo tópico que vc viu ...

para controlar a velocidade do motor pode-se usar um potenciômetro comum, com ele você controla a rotação do motor, logo a velocidade e força do mesmo
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor edison » 24 Abr 2012 21:19

Esqueci de mencionar que será alimentado por bateria automotiva 60A/h

Morris ,sempre prestativo ,obrigado pela "aula" .
Quando citei "suavemente" referi quanto a variação de vel. em carga costante que quando na correção via pot. o mesmo gera trancos (p/ mais ou p/ menos).

....."c) O atrito tem grande influência em baixas velocidades de rotação."

Como na minha aplicação ele será acoplado a um redutor 45:1 creio que não haverá problemas na carga.

....."b) O diodo tem que possuir alguma rapidez de comutação.''....

Qual vc indicaria p/ 50 A e rápido ?

.....Durante essa transição há um pico de corrente da fonte para o terra via chave e diodo......

Isso significa um "curto" momentâneo o qual vai arriar as baterias mais ràpido e sobrecarregar alguns componentes ?

jorgeluiz ,minha aplicação é "um pouco mais pesada mas grato pela resposta.

_blackmore_ Eu tb lí aquela asneira e ri muito ,mas convenhamos que se trata de um leigo. :shock:

..............
Aparentemente com algumas alterações então ele é viavel.

Eu tenho aqui na "santa sucata" alguns tiristores "parrudos" vou ver e postar o código se é compativel com o circuito no lugar do mosfet IRF3205.

Volto logo ,grato a todos.
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor edison » 24 Abr 2012 22:50

Encontrei:

TIRISTOR - SKT 55/04 D SEMIKRON......> 70A /500V

http://www.datasheetarchive.com/indexdl ... 176862.pdf

Prá usa-lo no lugar do mosfet IRF3205 (se possível) teria que alerar muito o circuito ?

http://parts.digikey.com/uk/1/67388-mos ... f3205.html

Tb achei esse "diodinho" :
DIODO RETIFICADOR A2B:260.04 AEGIS .......> 260A./400V.

Não encontrei o DS dele ,será que serve ?

Grato.
edison
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 24 Abr 2012 23:02

Eu tb lí aquela asneira e ri muito ,mas convenhamos que se trata de um leigo

sim, mais leigo metido a inteligentão ... será que ele vai ao médico quando precisa? ou vai tomando qqer remédio que derem para ele? hehehe
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor MOR_AL » 25 Abr 2012 09:22

edison escreveu:Esqueci de mencionar que será alimentado por bateria automotiva 60A/h
...
....."c) O atrito tem grande influência em baixas velocidades de rotação."

Como na minha aplicação ele será acoplado a um redutor 45:1 creio que não haverá problemas na carga.
Pode ser.

....."b) O diodo tem que possuir alguma rapidez de comutação.''....

Qual vc indicaria p/ 50 A e rápido ?

Não estou familiarizado com nenhum no momento.

.....Durante essa transição há um pico de corrente da fonte para o terra via chave e diodo......

Isso significa um "curto" momentâneo o qual vai arriar as baterias mais ràpido e sobrecarregar alguns componentes ?

Curto. Sim! Por isso é que o diodo tem que ser rápido. Para que não aqueça demais e queime. Tanto ele como a chave (MOSFET). A bateria não sentiria muita diferença. Os condutores exibem alguma resistência que limita o pico de corrente, além de apresentar uma pequena indutância. Daí que a corrente de surto repetitiva, informada no manual, é importante. Como informei, só ocorre isso quando o delta do PWM (que é Ton/T) for maior que 50%.

jorgeluiz ,minha aplicação é "um pouco mais pesada mas grato pela resposta.

_blackmore_ Eu tb lí aquela asneira e ri muito ,mas convenhamos que se trata de um leigo. :shock:

..............
Aparentemente com algumas alterações então ele é viavel.

Eu tenho aqui na "santa sucata" alguns tiristores "parrudos" vou ver e postar o código se é compativel com o circuito no lugar do mosfet IRF3205.
Com tiristores o processo é outro. Ele não desliga com um comando pelo gate, como nos MOSFETs. O circuito tem que gerar um pulso entre catodo e anodo, tal que reduza a corrente e até mesmo tente torná-la negativa. Só assim o triristor corta. Outro detalhe é que o tiristor não pode ser usado com taxas de comutação normalmente usadas em MOSFETs. Ele não é tão rápido e pode conduzir se a subida da tensão catodo anodo ultrapassar um valor (que está mostrado no manual).
MOR_AL

Volto logo ,grato a todos.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor xultz » 25 Abr 2012 09:52

O circuitinho funciona. Aquele resistor de 100R por 2W não precisa de 2W, pode ser 1/8W. E aquele resistor de 1k do gate pro GND não precisa no circuito.
E a menos que o motor seja um cavalo, o diodo não precisa ser de 50A, mas é bom que seja rápido. Um schottky de uns 3A deve dar conta sem stress.
O D2 pode ser um menorzinho, como 1N4148 sem traumas também.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor xultz » 25 Abr 2012 09:58

Cola o link do post prá eu ver o cometário brilhante da pessoa.
No mínimo, o cara é programador de javascript e html e por isso, acha que entende tudo de tecnologia...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor MOR_AL » 25 Abr 2012 15:59

xultz escreveu:Cola o link do post prá eu ver o cometário brilhante da pessoa.
No mínimo, o cara é programador de javascript e html e por isso, acha que entende tudo de tecnologia...

Googla assim que você acha:
"Pedal" e "para controlar a velocidade do motor pode-se usar um potenciômetro comum"
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor EvandrPic » 25 Abr 2012 17:16

Não é mais fácil colar o link aquí?

Tá aí (é o último post do tópico)...
http://www.pedal.com.br/forum/bicicleta ... 18510.html

xultz escreveu:Cola o link do post prá eu ver o cometário brilhante da pessoa.
EvandrPic
Dword

Voltar para Circuitos Diversos