68K ou coisa assim, again

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Mensagempor msamsoniuk » 01 Mar 2012 09:30

jah pensou em usar esse carinha aqui?

Imagem

eh um CFv2 mais moderno e completo do que qq outro que eu jah vi! ele tem controlador ethernet 10/100 mbps, controlador USB OTG, controlador SVGA com touchscreen, controlador SDRAM/DDR, boota direto de uma EEPROM serial e tem encapsulamento LQFP-176.

o controlador SVGA eh um pouco melhor que um frame-buffer simples e suporta dois buffers separados para dois planos de video com alpha blending. a resolucao chega ateh 800x600 e trabalha com ateh 18 bits de cor.

sobre performance, o mac iifx de 1990 tinha um mero 68030 de 40MHz e ganhou o apelido de "speed demon" em funcao da velocidade com que manipulava imagens em displays de 1152x864 pixels e 24 bits de cor. acho que um coldfire v2 de 80MHz eh pelo menos 4x mais veloz!

se vc montar suas bibliotecas de imagem da forma correta, acho que fica rapido sim... e vc pode usar o DMA timer para transferir automaticamente as imagens da SRAM para o display. como tem controlador interno, a temporizacao fica bem mais flexivel.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 01 Mar 2012 11:58

Oi chrdcv, como o seu diplay tem cotrolador (ou seja, ele se sustenta por si só), acho que é o bastante sim.

O Quartus II, realmente é melhor que o ISE do Xilinx, parece mais leve, estavel e fluido, valeu o toque, luisf.rossi.
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 02 Mar 2012 12:33

mastk escreveu:Oi chrdcv, como o seu diplay tem cotrolador (ou seja, ele se sustenta por si só), acho que é o bastante sim.

O Quartus II, realmente é melhor que o ISE do Xilinx, parece mais leve, estavel e fluido, valeu o toque, luisf.rossi.

eu jah tentei varias vezes, mas simplesmente nao consigo usar o quartus, eh muito windows-like e dah vontade de dar um tiro de doze no computador! e pior que a melhor versao do ISE foi a 10... depois disso, eles comecaram a imitar o quartus e foi tudo ficando uma bosta tambem, sem falar no consumo de memoria e processador, que aumenta mais rapido do que a tecnologia disponivel! hehehe os meus colegas na alemanha, por exemplo, jah desistiram de usar a interface do ISE e estao fazendo build das FPGAs direto no prompt com scripts tcl.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor chrdcv » 02 Mar 2012 14:45

Valeu Marcelo Sam* e Mastk! Obrigado pelas respostas.

Marcelo, o MCF5227x, seria ideal por: 1). possuir controlador de display integrado, 2). interface para CODEC de áudio 3). USB OTG 4). encapsulamento TQFP (no caso do MCF52274). Acontece que até poderia alterar o projeto agora, mas estou com receio em relação de onde encontrá-lo já que não há componentes em estoque nos principais distribuidores (Digikey, Mouser, Avnet).

Mastk, vou dar mais uma investigada na interface gráfica disponiblizada pela freescale (eGUI), para ver se há drivers prontos para o controlador do display que irei utilizar, bem como que ficará a questão do fluxo de dados entre a RAM externa e display; isto é o que mais me preocupa atualmente.

chrdcv
chrdcv
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 02 Mar 2012 23:41

eh verdade, esqueci de checar isso! na digikey e future tem para encomenda, mas o pedido minimo eh 40 pecas... daih eu encontrei na verical com pedido minimo de 4 pecas e 14 dolares por peca:

https://www.verical.com/partID/240577#_ ... ogItemView

eu nao conhecia, mas achei bem interessante o site! parece ateh uma versao de varejo da arrow! hehehe

chrdcv escreveu:Valeu Marcelo Sam* e Mastk! Obrigado pelas respostas.

Marcelo, o MCF5227x, seria ideal por: 1). possuir controlador de display integrado, 2). interface para CODEC de áudio 3). USB OTG 4). encapsulamento TQFP (no caso do MCF52274). Acontece que até poderia alterar o projeto agora, mas estou com receio em relação de onde encontrá-lo já que não há componentes em estoque nos principais distribuidores (Digikey, Mouser, Avnet).

Mastk, vou dar mais uma investigada na interface gráfica disponiblizada pela freescale (eGUI), para ver se há drivers prontos para o controlador do display que irei utilizar, bem como que ficará a questão do fluxo de dados entre a RAM externa e display; isto é o que mais me preocupa atualmente.

chrdcv
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 21 Mar 2012 01:34

msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 21 Mar 2012 15:46

Brinquedo novo :o :

Imagem
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 22 Mar 2012 00:22

estou pensando em comprar um monstrinho destes:

Imagem

o ruim eh que tem bem pouco IO livre, mas tem flash, sdram e ethernet, entao jah dah para fazer uns prototipos interessantes sem muito esforco! :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Iran » 22 Mar 2012 03:37

Por quanto e onde compraste o briquedo mastk ?

Qual o nome desse monstrinho marcelo ?
Iran
Word

Mensagempor msamsoniuk » 22 Mar 2012 08:22

eh esse cara aqui, esta 89 dolares:

http://www.em.avnet.com/en-us/design/dr ... Board.aspx
msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 22 Mar 2012 13:36

Bacaninha Sam, só que de que adiante ter um mostro de Spartan 6, sem IOs, varias ETHs ou coisas assim para que ele mostrer sua força? :(

Eu peguei esse kit, justamente por ter varios IOs, apesar de ser um jurasico Spartan 3.

Iran, comprei na Micro Genius, por R$810 mangas, peguei a versão de 1200K gates, ele tem em estoque local:

http://www.microgenios.com/?1.14.0.0,92,nexys2-development-board-(500k-ou-1200k-gates)-modulo-de-desenvolvimento-fpga.html
mastk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 28 Mar 2012 21:58

essa aqui de 55 dolares eh bem interessante! :)

http://www.xess.com/prods/prod048.php
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 30 Mar 2012 03:01

bom, jah testei varios cores p/ fpgas e nunca vi nenhum que prestasse, ou seja, que coubesse em uma fpga barata... mas esse cara realmente mudou as coisas, pelo menos na questao custo/beneficio:

http://excamera.com/sphinx/fpga-j1.html

tem o lado ruim de ser orientado a forth... enfim, normalmente eh dificil achar algo que caiba em uma fpga pequena, mas esse cara eh tao compacto que ficou ateh com folga:

http://domokun.darklife.org/~marcelo/XC ... _80MHz.png

ou seja, ficou com tanta folga que eh possivel colocar *dois* cores J1 de 80MHz em aproximadamente 2/3 de uma 100E de 100 pinos, justamente a spartan-3E mais barata disponivel! soh precisou de um pequeno ajuste no tamanho da ram, que caiu de 16KB por core p/ apenas 2KB.

bom, na digikey essa fpga eh um pouco cara, coisa de 10 dolares, mas em quantidades grandes eh possivel conseguir esse componente por miseros 1.5 dolares, o que eh bem barato por um dual-core de 80MHz com uma flexibilidade de IO invejavel! hehehe

o que sobra eh apertado, mas ateh que eh razoavel: 50% das blockrams e 1/3 dos slices. eu consumi bastante IO roteando o bus inteiro p/ fora, mas com perifericos internos teria ainda quase 66 pinos de IO p/ usar.

eu fiz tb um teste naquele kit com a spartan-6 LX9 de baixo custo e a coisa ficou mais violenta e, alem de cada J1 ter passado a operar com 100MHz, eu consegui montar nada menos que 12 cores usando 90% da mesma FPGA! hahaha acho que o maximo ideal para sobrar area p/ IO seria uns oito cores. e mesmo assim, a relacao de MIPS/US$ da LX9 fica quase 2x melhor que as outras fpgas que eu testei.

bom, daih, p/ ver aonde a coisa pode chegar, coloquei uma virtex-6 de LX75, coisa do outro mundo e tal, cada fpga custa 500 paus na digikey e fica meio caro demais a brincadeira... mas enfim, soh p/ ver como ficava...

e o resultado foram 64 cores J1 de 185MHz consumindo 2/3 da fpga e isso teoricamente totaliza a bagatela de 11840 MIPS! hahaha
msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 05 Abr 2012 10:28

http://www.youtube.com/watch?v=sRs7k1wxRM0

Usei o QE, para fazer esse teste, ele limpa a tela, e escreve o quadrado, não rolou mesmo, até que dá para fazer algo, só que vou apelar ao FlexBus de algum MCU que tenho ou usar o MCF5270.

É bobo, mas estou feliz de já ao menos isso em mãos.
mastk
Dword

Mensagempor luisf.rossi » 05 Abr 2012 11:11

mastk, eu não sei quais recursos os MCF5270 tem, mas via de regra, o que se faz com vídeo é o seguinte. Você separa duas regiões da memória para criar dois buffers de vídeo. De pois programa o DMA para transferir tais regiões alternadamente para a placa de vídeo (o FPGA no caso). Deste modo o seu processador ira lidar apenas com a SRAM interna, o que é bem menos custoso do que com qualquer barramento externo. E obviamente você não precisa criar um jogo com a mesma resolução que o VGA. Você pode fazer algo um pouco mais simples.

Abs
luisf.rossi
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))