Bora montar um?

Hardware e Software

Moderador: 51

Mensagempor marcelo campos » 02 Jan 2012 07:57

enigmabox escreveu:Este site tem bastante informação sobre MSX, tem vários manuais e livros:

http://msxlivros.blogspot.com/

Tem um manual técnico em português sobre o Hotbit da Sharp que pode servir como ponto de partida para montagem ou sintetizar o MSX em FPGA ou em outro hardware.
:wink:

Fazer a placa à partir do esquema dele, comprar todas aquelas pçs e depois montar seria um trabalho e tanto; atualmente duvido que o pessoal do Fpga vá fazê-lo mesmo.

Mas valeu, gostei do site tem bastante material

Marcelo
marcelo campos
Word

Mensagempor msamsoniuk » 02 Jan 2012 10:42

ouvi boatos de que tem pronto:

http://code.google.com/p/fpga-retro/downloads/list

mas francamente, msx nao vale a pena! :P

marcelo campos escreveu:
enigmabox escreveu:Este site tem bastante informação sobre MSX, tem vários manuais e livros:

http://msxlivros.blogspot.com/

Tem um manual técnico em português sobre o Hotbit da Sharp que pode servir como ponto de partida para montagem ou sintetizar o MSX em FPGA ou em outro hardware.
:wink:

Fazer a placa à partir do esquema dele, comprar todas aquelas pçs e depois montar seria um trabalho e tanto; atualmente duvido que o pessoal do Fpga vá fazê-lo mesmo.

Mas valeu, gostei do site tem bastante material

Marcelo
msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 02 Jan 2012 19:39

Marcelo, na verdade o projeto não esta morto, o kit de FPGA está na minha mesa e tenho um plano de implementação, porem estou olhando para o 68K/Cold no momento.

Mas de cara, se quiser minha opnião, pegue um FPGA que tenha algumas dezenas de kilobytes de RAM e mais de 200 pinos, slot para SD-Card, SRAM rapida externa, um Z80 real e mais as interfaces que forem interresantes.

Um bom caminha é comprar isso aqui:

http://www.microgenios.com/?1.14.0.0,96,spartan-3e-development-board-(starter-board)-(500k-ou-1600k-gates)-modulo-fpga-xilinx.html

Se a faculdade for facil esse semestre novamente, vou pegar mais leve e me divertir mais, com essa belezinha. O kit de de spartan 4 parece tão fragil e tive problemas serio para usa-lo.
mastk
Dword

Mensagempor marcelo campos » 03 Jan 2012 08:05

mastk escreveu:Marcelo, na verdade o projeto não esta morto, o kit de FPGA está na minha mesa e tenho um plano de implementação, porem estou olhando para o 68K/Cold no momento.

Mas de cara, se quiser minha opnião, pegue um FPGA que tenha algumas dezenas de kilobytes de RAM e mais de 200 pinos, slot para SD-Card, SRAM rapida externa, um Z80 real e mais as interfaces que forem interresantes.

Um bom caminha é comprar isso aqui:

http://www.microgenios.com/?1.14.0.0,96,spartan-3e-development-board-(starter-board)-(500k-ou-1600k-gates)-modulo-fpga-xilinx.html

Se a faculdade for facil esse semestre novamente, vou pegar mais leve e me divertir mais, com essa belezinha. O kit de de spartan 4 parece tão fragil e tive problemas serio para usa-lo.

Olá mastk,
valeu pela dica mas eu não sei nada de fpga, e quando falo "nada" é nada mesmo.
Com certeza eu seria mais rápido se soldasse um à um os componentes do que fazer na fpga.

valeu, abraço,

Marcelo
marcelo campos
Word

Mensagempor mastk » 21 Mar 2012 15:57

Imagem

Comprei um Kit de FPGA novo, na pratica tudo o que falta de Hardware para fazer o MSX é o Z80 e uma interface 5V - 3V3.

Marcelo, montar o MSX, é possivel e facil até, só que tem que se arrumar os componentes, o EnigmaBox, tinha conseguido o TMS9918 e suas memorias, isso é o particulamente dificil, a DRAM, Z80, PIO, são coisa de prateleira das lojas mais antigas da santa ifigenia.

Vou ver um fim de semana, para ir atras desses trens, posto o resultado, assim o que o fizer.

Uma duvida que me vem a mente, a BIOS do MSX e até a marca não são patenteadas? Não seria crime esse projeto?
mastk
Dword

Mensagempor mastk » 21 Mar 2012 16:17

Imagem

Comprei um Kit de FPGA novo, na pratica tudo o que falta de Hardware para fazer o MSX é o Z80 e uma interface 5V - 3V3.

Marcelo, montar o MSX, é possivel e facil até, só que tem que se arrumar os componentes, o EnigmaBox, tinha conseguido o TMS9918 e suas memorias, isso é o particulamente dificil, a DRAM, Z80, PIO, são coisa de prateleira das lojas mais antigas da santa ifigenia.

Vou ver um fim de semana, para ir atras desses trens, posto o resultado, assim o que o fizer.

Uma duvida que me vem a mente, a BIOS do MSX e até a marca não são patenteadas? Não seria crime esse projeto?
mastk
Dword

Mensagempor mastk » 21 Mar 2012 16:22

Imagem

mastk
Dword

Mensagempor marcelo campos » 22 Mar 2012 13:59

sinceramente não sei mas, se assim for, podemos contornar comprando velhos msx baratos inclusive com defeito desde que com a devida ROM...fica meio estranho mas 1 msx por placa.
marcelo campos
Word

Mensagempor mastk » 30 Jul 2012 21:15

On June 7, 2008, the MSX Resource Center Foundation reported that the MSX trademark had moved from MSX Association to the MSX Licensing Corporation,[18] referring to a Benelux trademark register page of MSX, which names the MSX Licensing Corporation as entitled entity till 28-10-2013.[19] At that time, the website of the MSX Licensing Corporation that they linked to as source, had a text saying 'We are planning to revitalize MSX, the innovative computer platform.' on it. However, the website was later changed to contain only the logo of ITNY & Partners, and a link to ITNY & Partners' English and Japanese websites and has no mention of the MSX Licensing Corporation at all. O June 26, 2008, Bazix reported on their website's frontpage that they are no longer the representative of MSX Association, due to being unable to achieve their goals of "bringing about the commercial MSX Revival beyond the Japanese borders" and "the transfer of the MSX trademark from MSX Association to MSX Licensing Corporation" and "no outlook on any progress in the Western One Chip MSX project any time soon". As a result of this, WOOMB.Net is taken offline as well, with its website redirecting to the Bazix website, till "a solution free of MSX Association's contributions has been completed". According to their post, they will cooperate with D4 Enterprise and the MSX Licensing Corporation "in one or more retro gaming related projects".

On July 4, 2008, MSX Association's European contact website, which states to be the "only official contact place for MSX Association in Europe", reports that the MSX trademark and copyright has been under the MSX Licensing Corporation holding ever since 1983. It explains that MSX Association, chaired by Dr. Kazuhiko Nishi is the operational division of MSX Licensing Corporation which manages the trademarks, logo and copyrights for MSX. According to the same article, D4 Enterprise "refuse to pay royalties to MSX Association for the use of ESE Artists' Factory's work in 1chipMSX and the software licenses in Project Egg", thus they deal with Kazuhiko Nishi 'directly' through the MSX Licensing Corporation. The article mentions as well the ESE MSX System 3, on which the 1chipMSX (also known as One Chip MSX or OCM) is based.

On July 5, 2008, the MSX Association's Europe website posted an announcement reporting that D4 Enterprise was selling the 1chipMSX illegally.[20] In the same post it is stated that Bazix no longer is their representative in Europe, due to Bazix cutting off their relationship.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/MSX
mastk
Dword

Mensagempor mastk » 15 Ago 2012 11:18

Estou fazendo uma tradução livre para a síntese do TMS9918.
Conforme fui fazendo está me ficando mais claro o quão bacana esse CI é e mais ainda o quanto ele é limitado, para a televisão uma SRAM comum daria conta da banda necessária, mas em VGA, seriam necessários 100mhz, pode ter o modo de tela 1, imagino os mais avançados.
Penso seriamente em dar mais alguns passos para trás e usar PAL-M em vez de VGA e deixar tudo dentro do FPGA, talvez até mesmo os 8KB de RAM para o Z80.
mastk
Dword

Mensagempor enigmabox » 15 Ago 2012 11:51

Mastk,

Esta limitação do TMS9918/TMS9928 foi superada em partes no MSXII onde usaram o V9958 da Toshiba.
Também no TMS9918/28 nao era possivel a cpu Z80 acessar diretamenta a VRAM do TMS.

http://en.wikipedia.org/wiki/Yamaha_V9958

Mesmo assim nao gerava VGA, neste caso, tem que se aumentar o clk, quantidade de pixeis e tamanho de RAM no seu projeto novo.
Uma coisa que pode ser eliminada na sintese é o multiplex da VRAM do TMS9918/28 e usar uma SRAM maior e mais rapida.
A parte dos registros do TMS9918 lembra o modo de programação do MC6845, quer dizer, acho que o projeto foi similar.
Se quiser continuar no padrao MSX tem que usar logica parecida do TMS, se for partir pra VGA, ai ja recomendo estudar o MC6845 entre outros....
enigmabox

Mensagempor mastk » 15 Ago 2012 13:28

Minha ideia Enigma é colocar o TMS9918 dentro dessa placa Nexys2 que tem a porta VGA, porem no modo de tela 1, será feito alguns ciclos de operação na VRAM por pixel, a unica forma de acelerar isso, seria ter alguns treichos de rascunho, e ainda tem que deixar a VRAM livre para a CPU hospedeira em alguns momentos.

No presente momento, estou pensando em colocar apenas um Z80 real externo a Nexys2, opcionalmente poderia colocar até o Z80 dentro do FPGA:

http://opencores.org/project,t80
mastk
Dword

Mensagempor enigmabox » 15 Ago 2012 17:01

Mastk,

Lembre também que o TMS nao tem a rom de caracteres, a cpu z80 na inicializaçao do sistema Msx gravava na memoria Vram o set de caracteres para exibir em modo texto 40 colunas.
Z80 ainda é facil de achar e também está em fabricaçao, desde o pre-historico Z80 CPU com velocidade de até 10Mhz e o Z180 que é compativel com o codigo do Z80.
Acho que vc sintetizando o TMS9918 e o Ay3-8910(audio) no fpga, deixando o Z80 pra fora, ficará bem compato o sistema.
Lembre que tem uma diferença entre tms9918 e tms9928, este ultimo nao gera video composto como o tms9918, tem saida de video YPbPr.
Também ao inves de usar aquele clock de 10,73mhz do TMS tu pode modificar e usar um outro clock multiplo de 3,58mhz para o setor de video como 14,32Mhz e depois dividir por 4 para 3,58mhz que é o clock padrao do Z80 nestes sistemas.
enigmabox

Mensagempor renan-papaco » 26 Jan 2013 19:45

mastk escreveu:Vtrx, serial legal, montar um hardware 100% compativel com MSX mas com uma ou outra melhoria, tipo totalmente estatico, teclado PS2, porta LPT e coisas simples assim. Ou seja o que eu queria era encotrar todos os componetes e fazer o trem roda.

O grande entrava eh o TMS9128 e suas DRAMs, sintetiza-lo vai me custar muitos recursos e resto acho facil de comprar.

Outro problema, o MSX eh registrado, seria pirataria montar um assim usando uma BIOS do hotbit por exemplo?

sobre o fato dele ser registrado é sim...mas suas patentes venceram em 2003, até mais ou menos 2010... se você não comercializar ele não é considerado pirataria...se for montar so pra fins didaticos ai não tem problema. mas a bios é protegida por copyright...porém, vc pode projetar um hardware similar programando sua propria BIOS, adicionando mais alguns itens e etc...
renan-papaco
Byte

Mensagempor mastk » 06 Fev 2013 12:39

Sim Renan, mas ai eu fujo da ideia desse topico, que era fazer um MSX novo com componentes atuais, fazer um PC assim pelo o meu conceito é algo bem mais facil na minha opnião.

Por esse topico aqui, fiz um estudo do TMS99xx como disse no outro topico e disso gostei ainda mais desse chip.

Nessa placa Nexys 2, já fiz uma placa de video e já tive um grande progreso no estudo de FPGA, e maquinas de estados. Planos feitos e alguns passos que não chegaram ao seu fim dado alguns problema que estou enfretando.

Caso eu toma-se a sua ideia de fazer o meu sistema, o pior de tudo seria a falta de jogos e/ou aplicativos para ser um brinquedo bacana, um MSX já teria uma quantia de titulos gigantes.
mastk
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para MSX