Moderadores: 51, Renie, gpenga
sergiotronic escreveu:Tenho que chavear um motor trifásico de 7,5 HP 220 volts. Não quero utilizar contator, quero usar três TRIACs como relé de estado sólido. Já até tenho eles, seriam o BTA-41-600. Colocarei em bons dissipadores de calor e pronto. Este motor sofrerá constantes inversões de sentido de giro e constantes acionamentos. Se para cada fase eu usasse dois SCR formando um triac com os gates em curto eu teria alguma vantagem técnica ou da forma como mencionei já "dá pro gasto" ? Preciso de algum circuito RC para proteger o TRIAC ? ...valeu pessoal.
ELFS escreveu:Um conselho para 7,5HP não use Triac, use o bom e velho contator, principalmente se for usar reversão. Monte um circuito com dois contatores e um temporizador para evitar a reversão com o motor girando. Alguns anos atras montei um circuito assim para acionamento de uma talha eletrica, os operadores descobriram que com diversas reversões seguidas eles detonavam a chave de controle do motor e dai folga até o proximo concerto.
Não esqueça, motor eletrico na partida consome 6xIN , 18A x 6 = 100A
BTA-41 - 40A, não vai durar muito tempo, depende do tipo de carga.
Voltar para Circuitos Diversos
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 1 visitante