ZR 16 - o microcontrolador brazuca

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor vtrx » 12 Mar 2012 12:55

Cara,aqui tem gente que nem termina um MSX Home made ou Linux embarcado e ainda que dizer oque é bom ou ruim...
Quem esta menosprezando esta iniciativa,no mínimo tem que apresentar algo melhor,mas nada de teoria de Necreland,apresente fotos e fatos ou aguarde(ja que não tem capacidade de contribuir)ou material chegar.
vtrx
Dword

Mensagempor vtrx » 12 Mar 2012 12:57

Cara,aqui tem gente que nem termina um MSX Home made ou Linux embarcado e ainda quer dizer oque é bom ou ruim...
Quem esta menosprezando esta iniciativa,no mínimo tem que apresentar algo melhor,mas nada de teoria de Neverland,apresente fotos e fatos ou aguarde(ja que não tem capacidade de contribuir)o material chegar.
vtrx
Dword

Mensagempor vtrx » 12 Mar 2012 12:58

Código: Selecionar todos
Eu acho que se pensa assim aqui no forum, pelo o fato que a maioria são pessoas muito pragmaticas.

Não são pragmáticas,são perdedores...
vtrx
Dword

Mensagempor fabim » 12 Mar 2012 13:06

Vtrx é um cada bom veio.
Eu tiro o chapéu pra ele.
Tiro o chapéu, tou uma chacoalhada ainda..
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor mastk » 12 Mar 2012 13:25

Eu não entendi, Vtrx, eu sou a favor dessa ideia e ainda trabalhando nos meus projetos.
mastk
Dword

Mensagempor chrdcv » 12 Mar 2012 13:29

fabim escreveu:Vtrx é um cada bom veio.
Eu tiro o chapéu pra ele.
Tiro o chapéu, tou uma chacoalhada ainda..

Vai morar com ele então! :oops:

Brincadeira! :twisted:

Eu concordo com o Marcelo Sam*. Em poucas palavras, se for fazer algo num mercado de "12 bilhões" (tal como citado no folder da empresa que projetou o tal uC), tem que fazer muito bem feito e de forma competitiva, senão, qual o motivo para fazer?

Eu na minha completa insignificância e nos cafundós de Belo-Horizonte, cursando uma universidade muito meia boca consegui descrever em VHDL uma arquitetura de um uC RISC de 8 bits, 16 instruções e não precisei nem baixar software pirata ou coisas do tipo -- tudo com ferramentas opensource. Depois ví que tinha vários projetos relevantes em sites como OpenCores ou trabalhos de pesquisa da Unicamp (Arquitetura de Computadores -- Prof. Rodolfo -- Leon).

Penso que como já perdemos e várias vezes o timming para deslanchar na área de microeletrônica, penso que deveríamos nos ater mais em Arquitetura de Computadores, IT, Computação Teórica, etc e não a ater aos processos fabris -- é fato que nessa área nem mais os norte-americanos estão interessados (no que tange a produção em massa e não as inovações tecnológicas), pois nas últimas décadas treinaram mão de obra e creio que através de acordos devem ter cedido boa parte dos equipamentos utilizados na Ásia. Eu lí em uma entrevista que o falecido Jobs disse que não estava interessado com o fato da américa do norte não ter mais mão de obra qualificada e uma cadeia produtiva para o fabricação dos produtos da Apple. Ele simplismente disse que isso não era da conta da Apple. E ele está certo. Veja o que acontece, a Apple fabrica milhões de produtos na Ásia e vende competitivamente para o mundo todo (não vamos entrar no mérito da putaria dos impostos que quase que dobra os preços dos produtos aqui na terra da banana). Mas adivinha de onde vem o que "roda" nos dispositivos? Onde está o valor real dos produtos? Para mim está nos códigos fontes inovadores e em todo o ecossistema de aplicativos.

Bill Gates não ficou rico a toa, ele percebeu uma oportunidade e infelizmente queiramos ou não temos bilhões de máquinas ruindows espalhadas pelo mundo. A ARM a mesma coisa, fornecendo o core a uma dezena de fabricantes e esses associam os dispositivos periféricos e mandam fabricar onde mesmo? Na Ásia, então pq. queremos fazer diferente? É bater a cabeça na pedra, regredir e tentar inventar a roda quadrada!

Pensa se a mesma verba fosse destinada a programas internacionais para estudantes de graduação e/ou prós-graduação. O dinheiro seria muito mais bem investido, mesmo que a cada 100 formandos, uns 10 retornem ao braZil!
chrdcv
Dword

Mensagempor Francesco » 12 Mar 2012 13:38

Chrdcv, em parte (maior parte) concordo com você. Não precisa nem chegar até a Apple para dar o exemplo. A CCE fabrica todos os DVDs na China. Digo isso porque conheci um engenheiro de lá, que foi várias vezes para a China discutir o processo de fabricação de um produto novo.

O Brasil tem que se industrializar sim, mas da mesma forma que eu e vocês começaram com projetos com 555 antes de ir para o PIC, o Brasil compra tecnologia de 0.18 mícrons antes de investir em fábricas de silício em cada estado.

O Brasil está investindo muito mais em tecnolgias mais baratas, como software. Estamos concorrendo bem com Israel e começando a chegar aos pés da Índia. Com o tempo ainda seremos significativos no mercado a microeletrônica, mas só com o tempo.
Francesco
Word

Mensagempor xultz » 12 Mar 2012 14:14

Eu não sou contra a iniciativa de criar centros como o Ceitec, de forma alguma, e acho que o Brasil só pode pensar grande se investir neste tipo de tecnologia. O problema é que todos sabemos como estas coisas são feitas no Brasil. Antes mesmo do Brasil ser nomeado para sediar a copa, todo mundo sabia no que iria dar: obras superfaturadas, que atrasarão, e demandarão ainda mais dinheiro para entregar no prazo. Investir 1 bilhão num único estádio (Maracanã) é a coisa mais inaceitável do mundo, mas por aqui é natural.
Com o Ceitec acontece a mesma coisa. Aqui tem uma reportagem do ano passado:
http://www.istoe.com.br/reportagens/pag ... +ILUSOES/3
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Francesco » 12 Mar 2012 14:23

Xults, o que sugere então?
Já que o Brasil é assim, não vamos fazer nada então. Vai dar m3rda mesmo no final.
Francesco
Word

Mensagempor proex » 12 Mar 2012 14:30

Francesco escreveu:Xults, o que sugere então?
Já que o Brasil é assim, não vamos fazer nada então. Vai dar m3rda mesmo no final.

Vou responder no lugar do Xultz: Considerando o dinheiro gasto, o uso politico da coisa e o resultado até o momento (um chipizinho de m****) eu sugiro não fazer nada.

.
proex
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 12 Mar 2012 14:45

na verdade tem varias maquina no brasil e muita gente trabalhando com isso, mas poucas maquinas sao boas o suficiente para atingir densidade suficiente para circuitos integrados VLSI. a maioria eh cheia de problemas operacionais e fica mais tempo parada do que em uso. entao, das poucas que conseguem, nenhuma consegue trabalhar em volume suficiente para ser comercialmente competitiva.

Francesco escreveu:Meu amigo, o Brasil não tem equipamento nenhum de fabricação de silício. As duas instituições que possuem esse tipo de equipamento é a USP (que estuda específicamente sensores de vários tipos), e a CEITEC.

A tecnologia que eles compraram é antiga, mas é 0,18 mícrons. É mais do que adequado para o desenvolvimento de processadores, até mesmo o Pentium.

Por que tudo tem que ser "ou o melhor de todos ou nada"?
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 12 Mar 2012 15:01

o problema no brasil, como sempre eh a distribuicao da verba: o governo esta investindo caminhoes de dinheiro em uma duzia de organizacoes e deixando de fora as universidades, ou seja, eles querem fazer o trem andar, mas nao tem investimento no basico. e ao mesmo tempo, quando premiam apenas algumas organizacoes, parece que elas se acham no direito de consumir toda a verba possivel sem entregar nada, usando como justificativa o fato de terem sido os escolhidos para a patriotica tarefa de fazer o chip brasileiro. note que toda essa conversa tem um unico objetivo p/ os cartolas do governo: equilibrar a balanca comercial, transformando areia em chips, para exportar e conseguir os dolares que hoje estamos dando p/ os gringos por comprarmos os chips deles.

mas no fim das contas, depois anos e anos, soh temos folhetos coloridos, promessas bonitas e nenhum chip! :)

mas incentivar as empresas estrangeiras a investir pesado, como fazem no sudeste asiatico, ninguem faz neh? ah, nao eh culpa dos incentivos fiscais, eh pq falta mao de obra especializada... pois eh. e tem gente que acha que assim tah bom e que tah tudo certo...acho que nao precisa nao terminar o msx feito em casa e nem rodar o linux na placa para ter o bom senso de ver que estao queimando nosso dinheiro por absolutamente nada! :)

proex escreveu:
Francesco escreveu:Xults, o que sugere então?

Vou responder no lugar do Xultz: Considerando o dinheiro gasto, o uso politico da coisa e o resultado até o momento (um chipizinho de m****) eu sugiro não fazer nada.

.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 12 Mar 2012 15:06

Os caras sao phoda mesmo.

Eu ranco o chapeu para vocês todos aqui, ranco o chapeu e com a cabeça pra fora dou uma chacoalhada pra todo mundo !!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 12 Mar 2012 15:07

Francesco escreveu:O Brasil tem que se industrializar sim, mas da mesma forma que eu e vocês começaram com projetos com 555 antes de ir para o PIC, o Brasil compra tecnologia de 0.18 mícrons antes de investir em fábricas de silício em cada estado.

soh que montar fabricas nao eh funcao do estado! +_+

http://www.istoedinheiro.com.br/noticia ... +3+BILHOES
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 12 Mar 2012 15:12

fabim escreveu:Os caras sao phoda mesmo.

Eu ranco o chapeu para vocês todos aqui, ranco o chapeu e com a cabeça pra fora dou uma chacoalhada pra todo mundo !!

eh melhor nao hein, pois o vtrx pode ser ciumento! honre o seu compromisso com ele e apenas com ele! hahaha :)
msamsoniuk
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais