Alarme Estacionamento - RESOLVIDO

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Alarme Estacionamento - RESOLVIDO

Mensagempor MOR_AL » 02 Mar 2012 19:16

Alarme de proximidade

Tenho uma garagem apertada para o meu carro. Com isso a possibilidade de arranhar o carro na parede do co-piloto não é pequena. Lado “A” do desenho. Já ocorreu, porém o estrago foi quase imperceptível.

Imagem

A parede lateral do lado do co-piloto é branca e não dá noção de profundidade (com uma única cor isso acontece). Obviamente que não quero pintar a parede de outra cor ou tonalidade. O lado do motorista é livre, tendo espaço para abrir a porta e ainda sobrarem uns 50 cm, mas não mais que isso.
O carro entra de ré, para que o lado do piloto seja o lado livre.
O portão começa na parede lateral, não havendo “boneca” na parede (pequena parede perpendicular à parede lateral com cerca de 10 a 20 cm).

Para evitar arranhar seriamente o carro, quero fazer um alarme.
Pensei em colocar um Tx ótico e um Rx ótico, mas não há local para fixar um dos circuitos no lado, próximo ao portão.
Outra idéia foi fazer um sensor e atuador de proximidade entre a lateral do carro e a parede, mas teria que monitorar cerca de 4m de parede, o que precisaria de um mínimo de três sensores na parede.
Na medida em que fui pensando em solucionar o problema, de modo mais simples possível, porém efetivo, foram aparecendo idéias.
A seguinte foi colocar os sensores/atuadores no carro, no momento da entrada na garagem, fixados por meio magnético. Desta forma o número de sensores baixaria para dois, um na lateral frontal e outro na lateral traseira.
Aí me lembrei que comprei aqueles alarmezinhos magnéticos XingLing, para portas e janelas. Custou cerca de R$2,50 cada. Vende no “Tudo por 1,99”. Ele já tem incorporado a caixinha o porta pilhas, as três pilhas botão, uma chave L/D, o reed (que na verdade são dois fios bem finos e próximos), o circuito drive do falante (buzzer) e o buzzer. Bastaria retirar o reed e colocar uma chave que ligaria quando a distância fosse menor que uns 20cm.
Ainda não sei como fazer esta chave, mas com ela, parece que seria uma excelente opção.
Se alguém tiver uma sugestão simples e barata, para essa chave, ou para outra opção, seria bem-vinda.
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Editado pela última vez por MOR_AL em 04 Mar 2012 18:05, em um total de 1 vez.
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Mensagempor chrdcv » 02 Mar 2012 23:08

A parede lateral do lado do co-piloto é branca e não dá noção de profundidade (com uma única cor isso acontece). Obviamente que não quero pintar a parede de outra cor ou tonalidade. O lado do motorista é livre, tendo espaço para abrir a porta e ainda sobrarem uns 50 cm, mas não mais que isso.


Manda plotar uma ou duas faixas e fixe na parede com fita dupla face. Não terá pintado a parede e terá resolvido teu problema.
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Mensagempor rcakto » 03 Mar 2012 01:21

morales da uma olhada nesse topico, talvez tenha algo a lhe ajudar http://hackaday.com/2012/02/26/investig ... t-sensors/
(parado por culpa da faculdade...)Osciloscopio opensource... entre e participe:
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=10710
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Mensagempor andre_luis » 03 Mar 2012 07:46

Não seria tão barato, mas tem circuito de trena-ultrassonica na Web.
Porém, tudo isso deve sair mais barato que o próprio sensor magnético.


+++
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Mensagempor MOR_AL » 03 Mar 2012 08:03

chrdcv escreveu:
A parede ....


Manda plotar uma ou duas faixas e fixe na parede com fita dupla face. Não terá pintado a parede e terá resolvido teu problema.


É uma opção "passiva"!
Porém gostaria de ser informado no instante que o carro estiver a menos de uma determinada distância da parede.
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Mensagempor MOR_AL » 03 Mar 2012 08:05

rcakto escreveu:morales da uma olhada nesse topico, talvez tenha algo a lhe ajudar http://hackaday.com/2012/02/26/investig ... t-sensors/


É uma opção, mas não atende ao requisito do custo.
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Mensagempor MOR_AL » 03 Mar 2012 08:14

andre_teprom escreveu:Não seria tão barato, mas tem circuito de trena-ultrassonica na Web.
Porém, tudo isso deve sair mais barato que o próprio sensor magnético.


+++


Em princípio pensei fazer um sensor sônico (não ultra) com aquelas cápsulas piezo-elétricas. A cápsula funcionaria como transmissor, como receptor e como falante. Mas já tenho muitos circuitos pendentes para fazer e este seria mais um deles, piorando minha situação.
Funcionaria, basicamente, com três períodos distintos:
T1 - Período que o piezo transmite.
T2 - Período que o piezo espera receber algum retorno da transmissão.
T3 - Condicional. Caso ocorra retorno da transmissão, indicando distância menor que "D", o período T3 seria usado para ativar o piezo como falante.
Aí tudo se repetiria.

... O que você quis dizer com "Porém, tudo isso deve sair mais barato que o próprio sensor magnético."?
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Mensagempor andre_luis » 03 Mar 2012 16:43

MOR_AL escreveu:...O que você quis dizer com "Porém, tudo isso deve sair mais barato que o próprio sensor magnético."?


Ao menos os sensores das marcas que trabalho, são industriais, e custam na faixa de dezenas de dólares, mas pode ser realmente que haja alguma categoria mais barata.


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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 03 Mar 2012 17:18

Meio fio
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Mensagempor MOR_AL » 03 Mar 2012 18:33

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Meio fio


Boa dica DJ!
Com um meio-fio fixo além de não ser estético, poderia arranhar a calota e teria um trabalho de pedreiro que não seria uma boa.
Mas com um meio-fio semi-fixo, feito com uma tábua, com cerca de 3m x 3cm x 2cm e dois tocos, como base, com 8cm de altura com base de 3cm x 2cm, seria legal.
Em cada base colocaria os alarmezinhos magnéticos XingLing. Os ímãs ficariam colados no chão.
Se a roda esbarrasse nesse meio-fio, derrubaria-o afastando os alarmes dos ímãs, e com isso ocorreria o disparo.
Talvez dê para colocar apenas um alarme.
Vou desenvolver mais essa idéia. Parece que dá para simplificar ainda mais
Grato.
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Re: Alarme Estacionamento

Mensagempor EvandrPic » 03 Mar 2012 20:40

MOR_AL escreveu: O lado do motorista é livre, tendo espaço para abrir a porta e ainda sobrarem uns 50 cm, mas não mais que isso.
O carro entra de ré, para que o lado do piloto seja o lado livre.
MOR_AL


Qual a largura da tua garagem e a largura do carro?

Se no lado do motorista sobram 50 cm com a porta aberta, então a largura da tua garagem é bem maior que do qualquer vaga de estacionamento de shopping.

Porque você não estaciona uns 15 cm mais pro lado motorista? Ainda sobrariam generosos 35 cm com a porta aberta e não teria risco de arranhar o carro.
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Mensagempor Wagner de Queiroz » 03 Mar 2012 22:30

Eu teria uma sugestão tola:

Laser

mas a frente da sua garagem não permite colocar um espelho pequeno.

A ideia era simples: com um laser de 1,99 e um LDR, faria o laser apontar para o lado oposto fazendo uma barreira de luz. um espelho no lado oposto colado com cola quente, e ajustado enquanto a cola esfria, iria rebater o laser de volta para o circuito com o LDR.

Com o LDR acionado pelo laser, sua resistência cai muito, um circuitinho comparador ou um MCU com AD faria a comparação. Se o LDR deixar de ser atingido (carro impedindo o laser) um alarme sonoro ou visual soaria. Barato, simples e de baixa manutenção.

Trabalhei numa empresa que tinha um sistema similar usando componentes discretos e uma caneta laser de boa qualidade (na época nao era comum chaveiro laser), no nosso caso era um alarme de pombos. Uma bomba de parabrisa era acionada quando alguma coisa atravessava o laser, como o local não podia receber qualquer outro recurso (armadilha, pregos arame) pois era o logo da empresa feito com concreto na fachada, um cano com vários furos para despejar água que a bomba bombeava de um cano de água da caixa era bem eficiente. alem de poder ser usado para lavar o logo quando necessário, hehehe... Para se ter ideia, esse cano ficava escondido numa pingadeira que guardava lampadas fluorescentes que iluminavam o logo a noite. Mesmo visto por baixo, não se podia ver o cano devido a altura. a fachada do predio era beeem grande, o espelho ficava numa ponta e o circuito no outro extremo da fachada.
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Mensagempor edison » 04 Mar 2012 00:33

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...............

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Re: Alarme Estacionamento

Mensagempor MOR_AL » 04 Mar 2012 09:30

EvandrPic escreveu:
MOR_AL escreveu: O lado do motorista é livre, tendo espaço para abrir a porta e ainda sobrarem uns 50 cm, mas não mais que isso.
O carro entra de ré, para que o lado do piloto seja o lado livre.
MOR_AL


Qual a largura da tua garagem e a largura do carro?

Se no lado do motorista sobram 50 cm com a porta aberta, então a largura da tua garagem é bem maior que do qualquer vaga de estacionamento de shopping.

Porque você não estaciona uns 15 cm mais pro lado motorista? Ainda sobrariam generosos 35 cm com a porta aberta e não teria risco de arranhar o carro.


Olá EvandrPic!
Observe a figura da minha primeira postagem.
O carro tem que passar por uma pilastra bem próxima do lado do motorista. Depois que passa é que esta lateral fica "quase" livre. A garagem é simétrica em relação ao eixo do pilar do motorista com o alinhamento do carro. Há um outro carro do outro lado. Entre esses carros é que tem o espaço quase livre.
Em tempo: No outro carro a parede próxima fica do lado do motorista, mas aí não tem problema pois é só virar a cabeça que há visão direta. Saio pelo lado do co-piloto.
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Mensagempor MOR_AL » 04 Mar 2012 09:39

Wagner de Queiroz escreveu:Eu teria uma sugestão tola:
Laser
mas a frente da sua garagem não permite colocar um espelho pequeno.
A ideia era simples: com um laser de 1,99 e um LDR, faria o laser apontar para o lado oposto fazendo uma barreira de luz. um espelho no lado oposto colado com cola quente, e ajustado enquanto a cola esfria, iria rebater o laser de volta para o circuito com o LDR.
Com o LDR acionado pelo laser, sua resistência cai muito, um circuitinho comparador ou um MCU com AD faria a comparação. Se o LDR deixar de ser atingido (carro impedindo o laser) um alarme sonoro ou visual soaria. Barato, simples e de baixa manutenção.
...

Wagner!
Havia pensado nessa idéia, mas como você comentou, não há local para colocar o espelho, ou teria que fazer uma base.
Como comentei antes, no momento tenho diversos projetinhos em andamento. Quero terminar alguns antes de me aventurar nessa empreitada. A idéia é fazer algo bem simples, de preferência colocando algo pronto.
Grato pela dica.
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