Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie
Haroldo Coelho escreveu:Olá MORAL.
....
Continua com essa oscilação. É evidente que o RCV420 envia ruidos, que se somam ao sinal de 0-5VCC. Ou será que a trilha da PCI é que está captando ruido ambiente??
Se aí tem ruído, podem ser três coisas:
1 - O RCV não tem precisão suficiente, ou ele tem, mas você está querendo medir com mais ainda. Vide mais adiante.
2 - A impedância em algum conector do RCV está alta e com isso fica mais suscetível à captação de ruído. Ruído este que TAMBÉM pode estar sendo gerado pelo PIC.
Leia o manual e verifique se pode ser reduzida a impedância em algum trecho ou incluir um filtro passa-baixas frequências.
3 - Se você quer usar um CAD com 10 bits, a precisão da tensão de referência TEM que ser melhor ou igual a meia tensão do bit menos significativo. Para uma referência de 5V e CAD com 10 bits, VRef = < 0,5 x 5V / 1024 = 2,441mV. A fonte (Vcc), proveniente de um 7805, não possui precisão e nem tão pouco a acurácia necessárias para uma leitura correta (dentro do erro esperado de 1/2 bit menos significativo).
estive olhando o DATASHEET do RCV420 mas não ví nada escrito se é apenas de 8 BITS, não acredito pois senão não teria tanta comercialização este CI da TEXAS.
Vou ver se algo pode ser feito. Você postou o link do datasheet? Vou verificar, caso contrário coloque o link.
Alguns dados desse CI:
...
l PRECISION 10V REFERENCE
l BUILT-IN LEVEL-SHIFTING
l ±40V COMMON-MODE INPUT RANGE
l 0.1% OVERALL CONVERSION ACCURACYl HIGH NOISE IMMUNITY: 86dB CMR
Não sei o que o manual informou com OVERALL, mas aí informa que a acurácia está em 0,1%. Ou uma parte em 1000, o que seria suficiente para alterar o valor das unidades de uma unidade. Se 6, mostraria 7, ou 5, e aí por diante.
OVERALL pode ser em toda a faixa de temperatura ambiente de funcionamento. Como se costuma usar uma sub faixa, a variação pode ser menor.
NOISE IMMUNITY: 86dB CMR - Aqui informa a imunidade a ruídos CMR (deve ser Common Mode Rejection). Veja se há mais informação de como essa medida foi feita. Se foi por tensão, seria 20.000 vezes. A tensão comum seria atenuada 20.000 vezes. Imagine que o sinal tenha 5mV (bit menos significativo). Se a tensão de modo comum for de 5V, então o seu sinal teria também outro sinal devido a tensão de modo comum, ou 5/20.000 = 250uV, o que seria pouco. Mas tem que entender o que está sendo passado com essa informação. Eu apenas supus sem consultar o manual.
MOR_AL
Ví um circuito no DATASHEET que se pode usar para aumentar a CMR, mas não acho que é o meu caso pois este circuito se aplica para quem faz uso do ajuste de SPAN do mesmo, e eu estou usando-o na forma mais básica possível, mas vou motar para ver o que acontece.
Haroldo Coelho escreveu:Obrigado, companheiros.
Aumentando consideravelmente o LOOP do SOFTWARE de amostrar o valor no DISPLAY(de 200 passei para 3000 ms), a leitura praticamente se estabilizou, como meu processo é muito lento, poderia deixar assim.
Como não quero perder a cabeça, segundo o FABIN isso pode ocorrer,Vou tentar melhorar este projeto.
Resumindo, o problema pode se oriundo de duas fontes principais:
1- A VREF + do PIC
2- A trilha do terra para o RCV e o PIC devem ser exclusiva, ou melhor, devem vir direto do capacitor maior da fonte, e somente depois de passar pelo RCV e PIC é que devem prosseguir para os outros componentes?
pergunta: No meu layOUT estou passando uma trilha de terra no meio do PIC, atravessando-o por de comprido, voces acham que isso é bom, ruim ou indiferente?
ONDE ACHO literatura sobre LAYOUT para PCI?
fabim escreveu:Haroldo bunny.
Deixa eu te explicar algumas coisas bem simples.
chrdcv escreveu:fabim escreveu:Haroldo bunny.
Deixa eu te explicar algumas coisas bem simples.
Ops, acho que quis dizer:
C PLUS PLUS - ANSI C - ASM.
E há ressalvas visto que há muito tempo atrás era feito dessa forma. Atualmente um compilador C++, assim como o C gera código intermediário e então para o target. C++ para C existiu durante algumas etapas do desenvolvimento da linguagem C++
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante