Trabalhando com 6P20b no MC68HC908QY4

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Trabalhando com 6P20b no MC68HC908QY4

Mensagempor mega.rod » 06 Mar 2007 02:36

Pessual, ja tenho um software que trabalha com este encoder de controle remoto 6p20B, fiz este com a rotina toda por software, andei pesquisando alguns dados sobre isso, alguns programas que pessoas me enviaram, mas pra mim não basta apenas copiar ou coisa parecida, quero saber como funciona, como o programa se comporta e tudo mais...

Então vamos la: A utilização de BUFFER de dados funcionana de forma independente do programa principal ?
No QY4 existe algum buffer para aplicações de uso geral ?
Como isso funciona ?

Muito obrigado pela atenção.
Rodrigo Trainotti
mega.rod
Nibble

Mensagempor mastk » 07 Mar 2007 17:30

Ainda não migrei legal pro HC(S)08 mas acho q o hardware dele não tem nada especifico pra essa função, sugiro que vc faça um software para a recepções usando interrupção.
mastk
Dword

Mensagempor Fábio Pereira » 07 Mar 2007 17:40

Rodrigo,

Acho que a sua questão é referente a um software que só você conhece ...

Quando você pergunta sobre o buffer de dados, bem, existem diversas formas de implementar, várias delas poderiam ser independentes do programa principal.

Sobre a existência de um "buffer para aplicações gerais", existe a RAM. Outros tipos de buffer seriam específicos.

Até +
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

...

Mensagempor mega.rod » 08 Mar 2007 01:22

Bacana, teria como citar uma alternativa para isso ?
:!: Outra duvida que eu tenho seria referente a aqueles bits iniciais de cincronismo, como seria correto medir aquele tempo dos bits para depois reproduzilo dentro da rotina de recepção ?
Acredito e confiro que nos encoders 6p20 esta tese não tenha uma valia muito significativa, mas analizando substituição de um encoder como 6p20, hsc201, etc... por um Microcontrolador, a medida que a tensão na bateria fosse diminuindo com a utilização, a frequencia interna no uC iria diminuindo proporcionalmente ja que nesta aplicação não seria de certa forma viavel a utilização de um cristal... neste caso a medita que a frequencia de trabalho interna do TX for diminuindo o sóftware de recepção distinguice isso e até mesmo avisar quando a bateria estiver fraca conforme a velocidade....
:arrow: Resumindo: pensando de uma forma preestórica seria correto apenas implementar uma variavel enquando o bit inicia não mudar de estado ? sendo que na rotina a base de tempo seria a decrementação desta mesma variavel para ter um tempo ""preciso"" ?
Mas pensando de outra forma, nesta rotina que ja trabalho, uso estes bits iniciais para não deixar que qualquer ruido fassa entrar na rotina de verificação em si...

:!: Mas uma coisinha !! estou utilizando os módulos da DHAY mesmo :oops: , muito ruido e tudo mais, com um preço rasuavel R$3.10 cada acima de 1000 uni..., qual modulos vc esta usando ? mais baratos que este ? onde encontro ?

Muito obrigado !!
Rodrigo Trainotti
mega.rod
Nibble

Mensagempor mastk » 09 Mar 2007 18:52

Seguinte rodrigo mano.

Vc pode implentar essa aplicação de milhares de formas. Vc tem um encoder blz? é aqueles que são utilizados pra se ter uma leitura de eixo de motor ou alguma coisa rotativa certo? O que vc quer fazer exatamente?

Quanto ao comportamento do microcontorlador, vc tem uma unidade computacional e ela deve funcionar, normalmente em condições que mantenham ela funcionando corretamente, e variar a tensão a coisa dá certo até um patamar dai o uC não roda direito, não necessariamente ele vai baixar o clock conforme a vai caindo alimentação.

Modulo DHAY? O q é isso?

O que vc tá fazendo?
mastk
Dword

Mensagempor mega.rod » 10 Mar 2007 01:43

mastk

Obrigado pela ajuda... mas o encoder que me refiro não é este de rotação e tudo mais, este encoder é aquele encontrado em controles remotos de uso geral, podendo ser alarme automotivo, acionamento de cargas e coisas assim...

Módulos DHAY são os receptores de "radio" que a empresa dytec fabrica com licença da DHAY (www.dytec.com.br e www.dhay.com.br)...

Obrigado
Rodrigo Trainotti
mega.rod
Nibble

Mensagempor aadsilva » 19 Abr 2007 19:24

Segue o endereç com material completo sobre modulos RF, contendo até os SW de projetos para o modulo de comunicação

http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php ... ght=micrel

Aadsilva
aadsilva
Byte

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))