por andre_luis » 19 Ago 2008 08:37
Minha opinião :
Tanto para a área de mecânica como de eletrônica, existe a diferença entre o Desenhista (=Layoutista) e o projetista.
O caboclo que faz suportes mecanicos sem articulação, sem calculo de esforço e o escambáu é meramente um desenhista; Já o camarada que calcula esforço mecanico, torção, extrusão e tem experiencia prática com execução de fabricação, esse sim é projetista.
De modo análogo, quando eu não fazia Layout, havia muita jente sem sequer ter formação técnica que desenhava placas. Obviamente, assistido pelo projetista que sabia das condições e restrições do projeto. O projetista de placas, deve ter noção da dificuldade da mantagem, da disposição dos conectores e dissipadores para fora da placa, noção da tecnologia de confecção da PCI (e assim impor as regras de distancias), deve saber interpretar um esquemático para saber da espessura das trilhas, se essas trilhas devem ter mascara de solda, da distancia entre trilhas em função do potencial eletrico de cada net, bem como barramentos potencialmente perigosos (reles e solenoides), etc, etc...
Então, pra resumir, quendo se trata de um projeto que envolva algum risco de dar caca, eu mesmo prefiro fazer minhas placas. Decidi isso depois de contratar o serviço de um Layoutista que cometeu dúzias de erros numa placa.
É isso.
+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."