LPCxpress

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

LPCxpress

Mensagempor Sergio38br » 24 Fev 2010 11:51

Quem Baixou e ja usou, o que achou??

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Re: LPCxpress

Mensagempor fabim » 24 Fev 2010 11:56

Sergio38br escreveu:Quem Baixou e ja usou, o que achou??

[ ]'s
Sergio

Eu nunca baixei, nem usei..
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Francesco » 24 Fev 2010 12:03

Sérgio, do que se trata? Algum software de gravação?
Francesco
Word

Mensagempor Sergio38br » 24 Fev 2010 13:40

Sergio38br
Word

Mensagempor RobL » 05 Abr 2010 20:01

Voltando a esse post, pois é uma ferramenta muito interessante para quem quer começar ou uso profissional de baixíssimo custo, em torno de 18 libras no UK, como referência. Considerar uso profissa e seu baixo custo, portanto limitações.

IDE + Emulador + JTAG.

Acredito que algum distribuidor NXP aqui no Br tenha para compra com imposto de importação (que é baixo). Normalmente, nesses casos (divulgação) eles colocam nada em cima ou muito pouco em cima do custo, pois é para promover o produto (os LPCs). Quem souber, informar para os foristas.

Vem um Jtag (LPC-LINK) e uma placa target a escolher LPC1343 ou LPC1114. Penso que no momento que escrevo, os targets já prontos são essas. O LPC-LINK pode ser ligado a qualquer target via JTAG, para os chips indicados abaixo.

"Di gratis" até 128Kb. Sem limite para programa mas para baixar para o seu target, via LPC-LINK, o limite é 128Kb sem pagar.

A IDE, trata-se de um Eclipse modificado já configurado para os LPCs.
Vem com exemplos prontos. Dá para piscar um led imediatamente e emular, além de outros exemplos.
Possui duas libs, uma da Code Red e outra GPL ( a de sempre para ARM GCC cross compiler).
Pode usar a da Code Red sem pagar.

No momento atende a esses chips:
Supported LPC products on the LPCXpresso platform:
• LPC11xx: All products supported
• LPC13xx: All products supported
• LPC17xx: LPC1751 LPC1752 LPC1754 LPC1756 LPC1758 LPC1764 LPC1765
LPC1766 LPC1767 LPC1768
• LPC2xxx: LPC2109 LPC2134 LPC2142 LPC2362
• LPC3xxx: LPC3130

Testei para o LPC1343 é ligar e sair usando. Nada a configurar. Exatamente do jeito que muitos gostam. Eu fico grilado se não ver a inicialização. Mas vou dar uma olhada lá.
Há um desconforto: não fechar o Eclipse sem parar de rodar o programa.
Ao abrir novamente, a IDE fica maluca e começa a pedir drives USB, etc!!! Mas após abrir a IDE é só parar o programa que estava rodando.

Para não ser propaganda da NXP a TEXAS tem um exatamente igual baseado no Eclipse modificado também, mas o preço se não me engano é de US$99,00 FOB.
RobL
Dword

Mensagempor chrdcv » 06 Abr 2010 01:41

Na verdade isso é só uma "casca gráfica" com um makefile automático e um invocador para o gcc e gdb... algumas empresas como a codesourcery e e red (esqueci o resto) estão ganhando uma grana "provendo melhorias" e vendendo certas "adaptações"...

christian
chrdcv
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 06 Abr 2010 10:58

pagar por software opensource eh no minimo uma ofensa! :)

RobL escreveu:Voltando a esse post, pois é uma ferramenta muito interessante para quem quer começar ou uso profissional de baixíssimo custo, em torno de 18 libras no UK, como referência. Considerar uso profissa e seu baixo custo, portanto limitações.

IDE + Emulador + JTAG.

Acredito que algum distribuidor NXP aqui no Br tenha para compra com imposto de importação (que é baixo). Normalmente, nesses casos (divulgação) eles colocam nada em cima ou muito pouco em cima do custo, pois é para promover o produto (os LPCs). Quem souber, informar para os foristas.

Vem um Jtag (LPC-LINK) e uma placa target a escolher LPC1343 ou LPC1114. Penso que no momento que escrevo, os targets já prontos são essas. O LPC-LINK pode ser ligado a qualquer target via JTAG, para os chips indicados abaixo.

"Di gratis" até 128Kb. Sem limite para programa mas para baixar para o seu target, via LPC-LINK, o limite é 128Kb sem pagar.

Vem com exemplos prontos. Dá para piscar um led imediatamente e emular, além de outros exemplos.
Possui duas libs, uma da Code Red e outra GPL ( a de sempre para ARM GCC cross compiler).
Pode usar a da Code Red sem pagar.

No momento atende a esses chips:
Supported LPC products on the LPCXpresso platform:
• LPC11xx: All products supported
• LPC13xx: All products supported
• LPC17xx: LPC1751 LPC1752 LPC1754 LPC1756 LPC1758 LPC1764 LPC1765
LPC1766 LPC1767 LPC1768
• LPC2xxx: LPC2109 LPC2134 LPC2142 LPC2362
• LPC3xxx: LPC3130

Testei para o LPC1343 é ligar e sair usando. Nada a configurar. Exatamente do jeito que muitos gostam. Eu fico grilado se não ver a inicialização. Mas vou dar uma olhada lá.
Há um desconforto: não fechar o Eclipse sem parar de rodar o programa.
Ao abrir novamente, a IDE fica maluca e começa a pedir drives USB, etc!!! Mas após abrir a IDE é só parar o programa que estava rodando.

Para não ser propaganda da NXP a TEXAS tem um exatamente igual baseado no Eclipse modificado também, mas o preço se não me engano é de US$99,00 FOB.
#innovation #poweredby #riscv https://github.com/darklife/darkriscv
msamsoniuk
Dword

Mensagempor RobL » 06 Abr 2010 11:37

Você acha que uma empresa como a NXP, TEXAS cobraria por um opensource???
Claro que não.
Terceirizaram para a Code Red, no caso da NXP.
Cobraram da NXP pelo drive do LPC-LINK, libs, etc que não são opensource.
Note, quem pagou até 128Kb foi a NXP. Acima disso é o usuário, mas o preço ainda é bem baixo. Observar que é vendido também um hardware.
Quem quizer pode baixar somente a IDE di gratis, mas sem o hardware (proprietário) não emula.
Como coloquei em outro post esta é uma das várias formas de um bom casamento entre um opensource e programa proprietário.
Já ví seus discursos contra os opensource mas aqui é um exemplo para você entender como isso também dá grana.
RobL
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 06 Abr 2010 13:26

vc mesmo escreveu:

"Para não ser propaganda da NXP a TEXAS tem um exatamente igual baseado no Eclipse modificado também, mas o preço se não me engano é de US$99,00 FOB."

pagar 99 dolares por um eclipse? os caras comeram m****?!?

pior ainda:

""Di gratis" até 128Kb. Sem limite para programa mas para baixar para o seu target, via LPC-LINK, o limite é 128Kb sem pagar.

Vem com exemplos prontos. Dá para piscar um led imediatamente e emular, além de outros exemplos. Possui duas libs, uma da Code Red e outra GPL ( a de sempre para ARM GCC cross compiler). Pode usar a da Code Red sem pagar."

perae... vc pode usar a lib da code red sem pagar e tem que pagar pela GPL?!? pq vc precisa limitar seu codigo a 128KB se o eclipse e nem tao pouco o gcc possuem qq especie de limitacao? eu nao conheco o arm direito, vai ver a JTAG dele eh proprietaria e tem um contador que bloqueia o numero de bytes escritos (risos).

tem que ser muito otario para cair numa dessas hoje em dia hein!

RobL escreveu:Você acha que uma empresa como a NXP, TEXAS cobraria por um opensource???
Claro que não.
Note, quem pagou até 128Kb foi a NXP. Acima disso é o usuário, mas o preço ainda é bem baixo. Observar que é vendido também um hardware.
Quem quizer pode baixar somente a IDE di gratis, mas sem o hardware (proprietário) não emula.
Como coloquei em outro post esta é uma das várias formas de um bom casamento entre um opensource e programa proprietário.
Já ví seus discursos contra os opensource mas aqui é um exemplo para você entender como isso também dá grana.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 06 Abr 2010 13:32

Marcelo Samsoniuk escreveu:vc mesmo escreveu:

"Para não ser propaganda da NXP a TEXAS tem um exatamente igual baseado no Eclipse modificado também, mas o preço se não me engano é de US$99,00 FOB."

pior ainda:

""Di gratis" até 128Kb. Sem limite para programa mas para baixar para o seu target, via LPC-LINK, o limite é 128Kb sem pagar.

Vem com exemplos prontos. Dá para piscar um led imediatamente e emular, além de outros exemplos. Possui duas libs, uma da Code Red e outra GPL ( a de sempre para ARM GCC cross compiler). Pode usar a da Code Red sem pagar."

perae... vc pode usar a lib da code red sem pagar e tem que pagar pela GPL?!? pq vc precisa limitar seu codigo a 128KB se o eclipse e nem tao pouco o gcc possuem qq especie de limitacao? eu nao conheco o arm direito, vai ver a JTAG dele eh proprietaria e tem um contador que bloqueia o numero de bytes escritos (risos).

RobL escreveu:Você acha que uma empresa como a NXP, TEXAS cobraria por um opensource???
Claro que não.

isso tá parecendo aquelas BDMs que vem nos kits da freescale.

Eu comprei um kit com o DEMO QE128 para usar com o Coldfire V1, e depois descobri que ele só gravava os MCF51QE128 e não grava o MCF51QE32 acredita nisso? Ele simplesmente não detecta o QE32, então eu tive que comprar um BDM para usar e aí funcionou, sem contar que aqueles gravadores da PE MICRO são uma droga pra usar.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor KrafT » 06 Abr 2010 13:41

Tem quem se vire com ferramentas gratis, tem quem não se importe em pagar uma ferramenta gratis "customizada", por conta da facilidade de instalação e uso. Tem quem tem dinheiro para comprar um IAR, CW, KEIL e assemelhados, full.

Não há nada de errado nisso, cada um luta com as armas que tem e deve ser respeitado pela sua escolha, mesmo que sob a ótica alheia não faça sentido.

Muitos usam ferramentas piratas pois o Brasil não oferece condições para sobreviver doutra forma...
KrafT
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 06 Abr 2010 14:25

vc esta falando do BDM novo de 1 pino neh? o pessoal elogia muito essa historia de consumir um unico pino, mas eu francamente acho que foi o maior erro da historia! provavelmente eu ando meio obsoleto, mas falar que eh possivel fazer transmissao half-duplex sincrona sem clock e usando um pino soh eh de lascar! nao duvido nada que se o modulo BDM for um pouco mais fraco aconteca exatamente isso que vc falou: soh funciona com um core, pq quando muda o core muda a dinamica e o codigo que sincroniza o funcionamento comeca a falhar.

no caso dos 683xx e coldfires maiores, existe uma configuracao do BDM parecida com a JTAG e uma com mais sinais, mas que requer uma FPGA para decodificar em realtime o q o core esta aprontando. no caso da configuracao parecida com JTAG, alem de vc encontrar 3 ou 4 projetos opensource disponiveis, muitos deles podem ser integrados com ferramentas de debug estilo gdb, apesar que o gdb pode ser utilizado tambem via serial. na pratica o 68k/coldfire suporta "virtualizacao", de modo que vc consegue debugar ele usando ele mesmo.

apesar de eu conhecer pouquissima gente que tenha usado isso na vida, ateh mesmo os macintoshes com 68k tinham um botao de debug que disparava uma NMI para o modulo de debug na rom. assim era possivel rodar qq codigo arbitrario passo a passo, disassemblar e ver o que estava ocorrendo. no PC tinha algo similar no DOS, o debug, mas obviamente nao funcionava redondo como o do macintosh. com o gdb obviamente vc leva isso para um nivel maior, integrando com codigo c e c++. e se usar o DDD, vc consegue acesso a informacoes bem interessantes:

http://linuxgazette.net/issue73/mauerer.html

Rodrigo_P_A escreveu:
Marcelo Samsoniuk escreveu:vc mesmo escreveu:

pior ainda:

Claro que não.

isso tá parecendo aquelas BDMs que vem nos kits da freescale.

Eu comprei um kit com o DEMO QE128 para usar com o Coldfire V1, e depois descobri que ele só gravava os MCF51QE128 e não grava o MCF51QE32 acredita nisso? Ele simplesmente não detecta o QE32, então eu tive que comprar um BDM para usar e aí funcionou, sem contar que aqueles gravadores da PE MICRO são uma droga pra usar.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 06 Abr 2010 14:49

as ferramentas opensource sao muito potentes, a unica diferenca para uma ferramenta comercial eh que vc precisa pensar um pouco mais para usar. nao digo que nao existam ferramentas comerciais boas ou mesmo insubstituiveis, posso citar casos e casos: o ISE da xilinx eh uma ferramenta essencial, boa e, embora proprietaria, esta disponivel gratis para varias plataformas. o codecomposer da texas eh uma ferramenta sofrivel, que requer licencas, que requer um sistema operacional especifico e ainda por cima nao te dah absolutamente nada em troca! ateh um notepad se sairia melhor como IDE, porem ele eh estrategico: a texas eh lider no mercado de DSPs e vc se obriga a ficar refem da ferramenta ruim deles, pq nao existe nada opensource para os DSPs pequenos deles.

opcoes comerciais que eu prefiro trocar por opensource sao o codewarrior (freescale), visualdsp (blackfin), tornado (vxworks), etc. todos sao muito bons no que fazem, adicionam muita coisa legal no desenvolvimento, facilitam o debug e tudo mais... mas realmente nao vi necessidade tao grande de usar eles, tipo, se eu tenho as duas opcoes e elas nao custam nada, ainda assim eu fico com a opcao opensource.

KrafT escreveu:Tem quem se vire com ferramentas gratis, tem quem não se importe em pagar uma ferramenta gratis "customizada", por conta da facilidade de instalação e uso. Tem quem tem dinheiro para comprar um IAR, CW, KEIL e assemelhados, full.

Não há nada de errado nisso, cada um luta com as armas que tem e deve ser respeitado pela sua escolha, mesmo que sob a ótica alheia não faça sentido.

Muitos usam ferramentas piratas pois o Brasil não oferece condições para sobreviver doutra forma...
msamsoniuk
Dword

Mensagempor RobL » 06 Abr 2010 14:58

Conforme colocado, não se trata somente do Eclipse e sim de uma placa com uma interface (hardware) para o jtag e o pc e mais uma placa com um microcontrolador soldado com as portas expandidas. Tanto a NPX como a TEXAS vendem o conjunto : Eclipse modificado + hardware + libs, etc.
Se não ficou claro nada possa fazer, sugiro ler com calma :lol:

Se você fosse um principiante seria normal pensar algo deste tipo, mas como não é, só pode ser a síndrome de jornalista em tempo de eleição :wink:

Para mim, olhando para nossos estudantes, vejo nesses kits um bom empurrão. O da NXP que testei é show. Tá muito bom. Tudo integrado pelo Eclipse funcionando perfeitamente. Basta ligar e aprender somente ARM, sem pensar como instalar a IDE.
RobL
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 06 Abr 2010 21:29

isso eh muito caro para estudantes!

o kit do MCF52259 com ethernet, usb, bdm integrado, codewarrior e um monte de bugigangas estava em promocao por 49 dolares e chegou aqui por 320 reais com transporte e impostos. se isso jah fica caro demais, imagina entao custando o dobro lah!

vai ver eh por isso que o maldito pic nao morre: o cara compra o mcu por 20 reais em qq lugar, pluga em um protoboard e tah funcionando.

RobL escreveu:

Conforme colocado, não se trata somente do Eclipse e sim de uma placa com uma interface (hardware) para o jtag e o pc e mais uma placa com um microcontrolador soldado com as portas expandidas. Tanto a NPX como a TEXAS vendem o conjunto : Eclipse modificado + hardware + libs, etc.
Se não ficou claro nada possa fazer, sugiro ler com calma :lol:

Se você fosse um principiante seria normal pensar algo deste tipo, mas como não é, só pode ser a síndrome de jornalista em tempo de eleição :wink:

Para mim, olhando para nossos estudantes, vejo nesses kits um bom empurrão. O da NXP que testei é show. Tá muito bom. Tudo integrado pelo Eclipse funcionando perfeitamente. Basta ligar e aprender somente ARM, sem pensar como instalar a IDE.
msamsoniuk
Dword

Próximo

Voltar para ARM