Tenho uma garagem apertada para o meu carro. Com isso a possibilidade de arranhar o carro na parede do co-piloto não é pequena. Lado “A” do desenho. Já ocorreu, porém o estrago foi quase imperceptível.

A parede lateral do lado do co-piloto é branca e não dá noção de profundidade (com uma única cor isso acontece). Obviamente que não quero pintar a parede de outra cor ou tonalidade. O lado do motorista é livre, tendo espaço para abrir a porta e ainda sobrarem uns 50 cm, mas não mais que isso.
O carro entra de ré, para que o lado do piloto seja o lado livre.
O portão começa na parede lateral, não havendo “boneca” na parede (pequena parede perpendicular à parede lateral com cerca de 10 a 20 cm).
Para evitar arranhar seriamente o carro, quero fazer um alarme.
Pensei em colocar um Tx ótico e um Rx ótico, mas não há local para fixar um dos circuitos no lado, próximo ao portão.
Outra idéia foi fazer um sensor e atuador de proximidade entre a lateral do carro e a parede, mas teria que monitorar cerca de 4m de parede, o que precisaria de um mínimo de três sensores na parede.
Na medida em que fui pensando em solucionar o problema, de modo mais simples possível, porém efetivo, foram aparecendo idéias.
A seguinte foi colocar os sensores/atuadores no carro, no momento da entrada na garagem, fixados por meio magnético. Desta forma o número de sensores baixaria para dois, um na lateral frontal e outro na lateral traseira.
Aí me lembrei que comprei aqueles alarmezinhos magnéticos XingLing, para portas e janelas. Custou cerca de R$2,50 cada. Vende no “Tudo por 1,99”. Ele já tem incorporado a caixinha o porta pilhas, as três pilhas botão, uma chave L/D, o reed (que na verdade são dois fios bem finos e próximos), o circuito drive do falante (buzzer) e o buzzer. Bastaria retirar o reed e colocar uma chave que ligaria quando a distância fosse menor que uns 20cm.
Ainda não sei como fazer esta chave, mas com ela, parece que seria uma excelente opção.
Se alguém tiver uma sugestão simples e barata, para essa chave, ou para outra opção, seria bem-vinda.
[]’s
MOR_AL