Controle PID Tutorial

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Controle PID Tutorial

Mensagempor MOR_AL » 22 Abr 2011 18:35

Olá pessoal!
Decidi estudar PID e aprendi alguma coisa. Decidi também fazer um tutorial, que me auxiliasse no futuro, quando já começar a esquecer como fazer. Pensei em usar o mínimo de matemática e o máximo de bom senso. Os conhecimentos se restringiram ao nível técnico.
O tutorial ensina como fazer, explicando com bastante detalhe e chegando a nível de fluxograma, bem mais que o que encontrei pela net.
Quem quizer uma cópia me envie uma MP junto com o email.
[]'s
MOR_AL
PS. Preferi o envio por solicitação, ao invés de outro método.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor styg » 24 Abr 2011 12:50

valeu mor_al :)
Lucas
styg
Word

Re: Controle PID Tutorial

Mensagempor Rodrigo_P_A » 24 Abr 2011 13:12

MOR_AL escreveu:Olá pessoal!
Decidi estudar PID e aprendi alguma coisa. Decidi também fazer um tutorial, que me auxiliasse no futuro, quando já começar a esquecer como fazer. Pensei em usar o mínimo de matemática e o máximo de bom senso. Os conhecimentos se restringiram ao nível técnico.
O tutorial ensina como fazer, explicando com bastante detalhe e chegando a nível de fluxograma, bem mais que o que encontrei pela net.
Quem quizer uma cópia me envie uma MP junto com o email.
[]'s
MOR_AL
PS. Preferi o envio por solicitação, ao invés de outro método.

Legal kra, mas pq vc num coloca no rapidshare ou outro site e coloca o link aqui para quem quiser baixar?
---
Rodrigo_P_A
Dword

Re: Controle PID Tutorial

Mensagempor MOR_AL » 24 Abr 2011 14:36

Rodrigo_P_A escreveu:Legal kra, mas pq vc num coloca no rapidshare ou outro site e coloca o link aqui para quem quiser baixar?

Porque desta maneira interajo mais com quem está solicitando a cópia.
Isso cria um vínculo melhor do que se apenas fosse baixado em site de armazenamento.
De alguma forma, só a solicitação por MP já dá algum trabalho. Acho que separa os interessados dos que acham interessante.
Como meus tutoriais anteriores não tiveram muitos downloads, por esse método não chega a ser estressante, hehe.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor enigmabox » 24 Abr 2011 20:12

Mor_Al,

Te enviei uma MP, se possivel me envie o tutorial no email citado.
Eu trabalho com PID para motores a um bom tempo, mas uso apenas calculos basicos para ajuste do sistema motorizado.

abç!
enigmabox

Mensagempor MOR_AL » 25 Abr 2011 09:51

enigmabox escreveu:Mor_Al,

Te enviei uma MP, se possivel me envie o tutorial no email citado.
Eu trabalho com PID para motores a um bom tempo, mas uso apenas calculos basicos para ajuste do sistema motorizado.

abç!

Já mandei.
[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor ze » 25 Abr 2011 10:44

Demorou!
não... é que demorou mesmo! faz mais de 5 minutos que te mandei a mp. e ainda não recebi!rs
Grato amigo! matemática quase zero: falamos a mesma línguagem!
sucessos!
ze
Dword

Mensagempor MOR_AL » 25 Abr 2011 15:05

lellis escreveu:Demorou!
não... é que demorou mesmo! faz mais de 5 minutos que te mandei a mp. e ainda não recebi!rs
Grato amigo! matemática quase zero: falamos a mesma línguagem!
sucessos!

Foiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!! :arrow:
Está demorando muito para acessar alguma página do fórum.
Para a resposta (como essa) ser processada, leva mais que 5 minutos. :cry:
Em outros sites a velocidade está normal.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor ze » 25 Abr 2011 16:10

Primeiramente, gostaria de expressar minha gratidão pela sua iniciativa. Precisei disto no passado e creio ... no futuro. Ainda não li seu artigo com profundidade para fazer algum comentário sólido. Dado o meu total desconhecimento e sendo um eterno aprendiz creio que isso beira as raias do nunca. No entanto permita-me sugerir a leitura de
http://www.novus.com.br/downloads/downl ... eID=535273
para efeito de introdução a introdução.
abç & sucessos!
ze
Dword

Mensagempor cmte » 25 Abr 2011 19:15

MOR_AL,

Muito obrigado pela disposição em escrever o artigo e compartilhá-lo.

[]'s

Yuri.
cmte
Byte

Mensagempor MOR_AL » 25 Abr 2011 19:26

Olá Lellis.
Dei uma olhada na sua referência. Não vou comentar. Prefiro comentar sobre o meu tutorial.

1 – Na introdução eu apresento a necessidade de se usar alguma espécie de controle em um sistema sem realimentação (a Planta).
2 – Nas diretivas eu apresento o desejo de se fazer um controle simples com um simples uP de 8 bits.
3 – Em seguida eu apresento um sistema clássico. Seus componentes e como ele pode ser implementado com o uP. Descrevo as diversas partes e os principais sinais encontrados.
4 – Em seguida apresento o controle PID, com sua única expressão. Mostro como pode ser simplificada para ser usada em um uP. Mostro como seria o formato dos números dentro do uP e as suas possibilidades dentro e fora do uP.
5 – Mostro como implementar a expressão dentro do uP. Apresento os diversos fluxogramas necessários para transformar a expressão em pseudo código, preparado para a linguagem assembler. Sei que você é adepto da linguagem C, e que dispensa o CCS, mas com a linguagem assembler dá para ser mais rápido. Até porque os fluxogramas são bem simples e pequenos. É quase que imediato.
6 – Considero sistemas com valores de entrada e saída positivos e positivos e negativos.
7 – Apresento o conceito de entrada degrau, para melhor se verificar as qualidades do sistema. Mostro as diversas possibilidades existentes para uma resposta ao degrau.
8 – Apresento dois métodos para se “sintonizar” o PID. O primeiro é clássico. Tem resposta rápida porém apresenta um overshoot de 25%. O segundo foi originado pelo seu colega aqui. Não é tão rápido como o primeiro, pois leva o dobro do tempo, mas tem a característica de não apresentar overshoot, o que é muito desejado em diversas aplicações. Imagine um forno, que você precisa cozinhar um elemento a x graus. Com o primeiro método a temperatura chega a 1,25 x. Com o segundo leva o dobro do tempo, mas a temperatura chega a x sem passar dela. Imagine comer um bolo queimado, né?!
9 – Ao final, apresento dois exemplos teóricos de sintonia para o mesmo caso. Um com o meu e outro com o clássico. Nele fiz um programa que mostra o comportamento do sistema sintonizado. Aqui não teve como fugir da matemática, mas é transparente para o leitor. Só mostrei que pode ser sintonizado.
10 – Finalmente apresento as referências. Elas são alguns componentes dos alicerces que formaram a minha base para fazer o tutorial.

Tentei apresentar o problema desde a condição da necessidade até como fazer.
Não vi isso tão conciso e direto na pesquisa que eu fiz. E olha que já tem alguns anos que pesquiso isso. Ou era muito complexo, ou não mostrava muita coisa.
Bom. É isso aí.
Leiam, comparem e comprovem.
Abraços.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 25 Abr 2011 19:28

cmte escreveu:MOR_AL,

Muito obrigado pela disposição em escrever o artigo e compartilhá-lo.

[]'s

Yuri.

Valeu Yuri!
Foi um prazer!
[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor enigmabox » 25 Abr 2011 20:20

Obrigado Dr. Mor_al ! :)

Depois vou dar uma lida e te comento, além de te mandar o q vc me pediu.

Abç
enigmabox

Mensagempor guest2003 » 25 Abr 2011 20:41

Mor,

MP enviada! :)

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor Rodrigo_P_A » 25 Abr 2011 21:53

eu num recebi ainda! MOR_AL manda pra mim tbm!
---
Rodrigo_P_A
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais