ZR 16 - o microcontrolador brazuca

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor chrdcv » 13 Mar 2012 23:19

andre_teprom escreveu:
chrdcv escreveu:...Eu na minha completa insignificância e nos cafundós de Belo-Horizonte, cursando uma universidade muito meia boca consegui descrever em VHDL uma arquitetura de um uC RISC de 8 bits, 16 instruções...

Com interrupção ?

+++

Sim, inicialmente uma para exceção e outra externa. Foi um trabalho de laboratório de introdução aos sistemas digitais.
chrdcv
Dword

Mensagempor jorgeluiz » 14 Mar 2012 01:48

Enquanto isso na India:
,
http://www.siliconindia.com/shownews/Hi ... 35432.html
.
Um artigo do NY Times sobre a falta de pessoal qualificado no Brasil:
.

http://www.lamnews.com/wanted_skilled_w ... brazil.htm
jorgeluiz
Byte

Mensagempor brasilma » 14 Mar 2012 12:45

Não Chaveco, você incentiva que a empresa estrangeira produza aqui, utilizando recursos e mão de obra locais, ao invez de lá fora, da mesma forma que será feito agora com os Tablets.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 14 Mar 2012 19:12

chrdcv escreveu:
andre_teprom escreveu:
chrdcv escreveu:...Eu na minha completa insignificância e nos cafundós de Belo-Horizonte, cursando uma universidade muito meia boca consegui descrever em VHDL uma arquitetura de um uC RISC de 8 bits, 16 instruções...

Com interrupção ?

+++

Sim, inicialmente uma para exceção e outra externa. Foi um trabalho de laboratório de introdução aos sistemas digitais.

aih oh! se o MZ16 perde p/ o processador do chrdcv, ele vai empatar com quem? daqui a pouco ateh o fabim tah fazendo melhor em uma CPLD!
msamsoniuk
Dword

Mensagempor jorgeluiz » 17 Mar 2012 23:00

entao como voces queriam que fosse o primeiro microcontrolador feito no Brasil.? Pra mim, se for alguma coisa como um pic 16f628, ja' ta' bom demais. E esse ainda tem entrada analogica. Bom de bom de bom. Tribom.
.
em tempo: convidei o pessoal da Santa Maria Design House (SMDH), pra virem aqui no forum dar mais detalhes sobre esse microcontrolador. Se aceitaram o convite, nao sei ainda.
jorgeluiz
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 18 Mar 2012 02:42

jorgeluiz escreveu:entao como voces queram que fosse o primeiro microcontrolador feito no Brasil.? Pra mim, se for alguma coisa como um pic 16f628, ja' ta' bom demais. E esse ainda tem entrada analogica. Bom de bom de bom. Tribom.

"primeiro microcontrolador brasileiro" cheira a revisionismo petista, pois esse cara ae jah projetava processadores RISC no brasil em 1985!

http://www.sbmicro.org.br/index.php?opt ... 3&Itemid=2

e eu lembro de muitos livros nacionais que davam uma excelente introducao ao assunto, inclusive de um que comentava sobre projetos mais complexos de chips VLSI no brasil (apenas projeto: a fabricacao normalmente era em pequena escala no exterior). e nessa epoca era coisa do outro mundo, pq nao havia nenhuma HDL disponivel!

juntado essa marketagem sobre "primeiro chip brasileiro" com o fato da CEITEC estar cercada de escandalos e problemas, tudo isso me parece, no minimo, muito SUSPEITO!

em tempo: convidei o pessoal da Santa Maria Design House (SMDH), pra virem aqui no forum dar mais detalhes sobre esse microcontrolador. Se aceitaram o convite, nao sei ainda.

nao tem documentacao no site neh... mas assim, pq esse chip fabricado em pequena escala p/ atender uma pequena empresa seria mais barato ou melhor que um chip fabricado em altissima escala? eu acho que o brasil ateh poderia ser um player importante nesse mercado se adotasse uma tecnologia aberta ou discutisse a proposta com as universidades no sentido de projetar uma arquitetura realmente universal e bem balanceada... mas eh brasil, entao a tendencia eh fazerem tudo errado! :P
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 18 Mar 2012 08:13

Parece que o processador RISCO tem muito mais capacidade e tem documentação!, hehehheh, diferente deste clone do PIC ZR16, vejam o descritivo:

http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/21530

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/hand ... sequence=1

Estranho né??? :D
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 18 Mar 2012 12:34

Documentacao detalhadissima! Na minha opiniao, isso separa o trabalho serio do charlatanismo estatal que vemos nos dias de hj! :D

enigmabox escreveu:Parece que o processador RISCO tem muito mais capacidade e tem documentação!, hehehheh, diferente deste clone do PIC ZR16, vejam o descritivo:

http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/21530

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/hand ... sequence=1

Estranho né??? :D
msamsoniuk
Dword

Mensagempor jorgeluiz » 18 Mar 2012 15:45

Marcelo Samsoniuk:
"eu acho que o brasil ateh poderia ser um player importante nesse mercado se adotasse uma tecnologia aberta ou discutisse a proposta com as universidades no sentido de projetar uma arquitetura realmente universal e bem balanceada...".
.
Concordo 129% com voce. Porisso pedi la' no site deles que viessem aqui falar com o pessoal que faz uso do produto, que pode ter uma opiniao concreta e honesta. Desculpem se atropelei algum protocolo, srs moderadores, mas afinal somos ou nao o maior forum sobre microcontroladores em lingua portuguesa? Se eles tiverem um minimo de respeito pelos consumidores, atenderao a proposta.
jorgeluiz
Byte

Mensagempor jorgeluiz » 18 Mar 2012 21:38

recebi hoje. (bom sinal, uma empresa retornar e-mails domingo):
.
Caro Jorge Luiz

O ZR8 (antes ZR16) está em processo de fabricação. É o primeiro
microcontrolador comercial brasileiro (a propriedade intelectual é
100% brasileira). Foi projetado por duas Design House (SMDH e Chipus)
e a projeção é disponibilizar para o segundo semestre de 2012 o seu
lançamento oficial. Toda a parte de softwares (simuladores e
compiladores estão prontos), esperando apenas o seu retorno da
Foundry. Ele possui muito agregado analogico (conversor AD, sensor de
toque, osciladores, etc,,,) e uma logica digital muito otimizada,
quando comparado ao PIC por exemplo.
O software será free e aguardamos realimentação de toda a comunidade
de projetistas que usam microcontroladores.
Agradecemos o contato e tão logo tenhamos o chip, poderemos
disponibilizarmos alguns kits de desenvolvimento.
Atenciosamente

João Baptista dos S. Martins
SMDH Coordinator
Santa Maria Design House - SMDH
jorgeluiz
Byte

Mensagempor Fábio Pereira » 19 Mar 2012 17:34

Acho legal a iniciativa e torço para dar certo, mas se eles estão com simuladores e ambientes de desenvolvimento prontos, porquê não os disponibilizam já para o pessoal começar a aprender e brincar com os chips?

Não vai ser tudo free?

E estão esperando o quê voltar da foundry? Simulador e compilador? Não sabia que isso também era feito em foundry.

Aliás, se vai ser feito em foundry no exterior, vamso continuar tendo de importar o chip de qualquer jeito.

Gostaria de conhecer melhor o chip, mas pelo jeito só a Exatron (segundo o site da SMDH) é que tem este privilégio.

T+
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Mensagempor andre_luis » 19 Mar 2012 21:38

Seria muito triste se o objetivo principal desse projeto tenha sido a justificativa de um eventual financiamento governamental a fundo perdido, e não efetivamente o retorno comercial do investimento.

Isso poderia justificar o fato de supostamente poder ter nascido sem competitividade.

Porém, isso tudo são especulações, formentadas pelo próprio marketing incompleto do produto.

Vamos esperar para ver no que vai dar.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 19 Mar 2012 22:39

andre_teprom escreveu:Seria muito triste se o objetivo principal desse projeto tenha sido a justificativa de um eventual financiamento governamental a fundo perdido, e não efetivamente o retorno comercial do investimento.

e vc ainda tem duvidas? eu tenho certeza! :D hahaha
msamsoniuk
Dword

Mensagempor proex » 20 Mar 2012 08:21

Considerando que a alicota de importação de microprocessador é ZERO, e uma fabrica de chips emprega pouquíssimas pessoas, penso que é muita grana investida para um resultado tão miserável.

.
proex
Dword

Mensagempor xultz » 20 Mar 2012 09:04

se eles estão com simuladores e ambientes de desenvolvimento prontos

Porque não estão prontos. Ou, como diria um programador qualquer: "o sistema está pronto, só falta testar".
Ou seja, como quem tem c* tem medo, eles só vão botar a cara a tapa depois que chip chegar e eles testarem. E quem vai testar no fim das contas é o tal fabricante de relé fotoelétrico. Eu entendo a ansiedade do povo, mas eles estão certos, é melhor dar passos lentos e firmes.

Considerando que a alicota de importação de microprocessador é ZERO, e uma fabrica de chips emprega pouquíssimas pessoas, penso que é muita grana investida para um resultado tão miserável.

Poisé, você está certo. O que mas emprega são as lavouras de cana de açúcar em colheita manual. Vamos colocar esse monte de doutor em física prá trabalhar de verdade com um facão na mão.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais