Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie
Fiz uns novos testes gostaria de menciona-los.
Se não usar indutor aquece o transformador.
Se usar indutor aquece indutor,não aquece tanto transformador.
andre_teprom escreveu:Fiz uns novos testes gostaria de menciona-los.
Mas já havia se chegado á essa conclusão anteriormente; o que mencionei, e que talvez você não tenha se atentado, é que você parece estar tentando chegar num resultado de trás pra frente por eliminação de hipóteses ao invés de calcular. Releia o comentário a respeito do dimensionamento do núcleo.
Engraçado, com carga resistiva lâmpadas 3x maior não acontece este fenômeno
andre_teprom escreveu:Fiz uns novos testes gostaria de menciona-los.
Mas já havia se chegado á essa conclusão anteriormente; o que mencionei, e que talvez você não tenha se atentado, é que você parece estar tentando chegar num resultado de trás pra frente por eliminação de hipóteses ao invés de calcular. Releia o comentário a respeito do dimensionamento do núcleo.
Porque baixando a frequência baixa temperatura do indutor, mesmo mantendo a mesma carga em watts?
MOR_AL escreveu:1 - Como seu circuito possui capacitor em série com o trafo, não haverá migração da curva BH para um dos lados, já que o capacitor impede um nível CC de polarização da curva BH. O que pode ocorrer, e aparentemente não tem muita importância, é que o valor instantâneo (de pico) positivo da curva BH pode ser diferente do valor de pico negativo, mas o valor médio será nulo.
2 - A carga capacitiva vai solicitar picos altos de corrente no trafo, do mesmo jeito que ocorre com retificação e filtragem em 60Hz. Dê uma olhada (pesquise) no gráfico da corrente no capacitor do filtro em 60Hz. Há um surto de corrente inicial, em algum ângulo da senóide. Agora imagine se fosse uma onda quadrada, que tem muitos componentes em mais alta frequência, quando o mesmo capacitor possui MENOR impedância. A corrente de surto vai aumentar. Agora suba a frequência para várias dezenas (ou centenas) de KHz. A impedância do capacitor vai ser MUITO menor. A corrente de surto em cada semi-cilo (retificação em onda completa) vai decolar como um foguete. POR ISSO (para diminuir este surto de corrente) e para melhorar a filtragem (onde o filtro passa a ser de segunda ordem, portanto mais porreta) é que se coloca o indutor. Aliás, este indutor não é pequeno como os primos encontrados no secundário de fonte flyback. São mais parrudos mesmo. Se colocar indutor pequeno, por melhor que seja o fabricante, não vai resolver. Tem que ser calculado mesmo..., ou vai tentando até conseguir resolver.
Carga resistiva não tem pico de corrente. A resistência é constante, não varia com a frequência. Por isso é que fica melhor.
Bom.
Observe as postagens criadas por mim. Elas possuem dúvidas e indagações. Em TODAS elas eu faço questão de responder às sugestões. É questão de socialização, convívio e respeito por quem nos auxilia com sua experiência, que não temos. Observe a quantidade de informações que eu costumo postar. A gente (eu) fico desanimado em tentar tirar as dúvidas e não poder observar o seu avanço.
Gostaria de retorno de sua parte sobre o que todos nós propusemos. Principalmente as minhas postagens. De nada adianta você jogar um monte de situações novas sem comentar as nossas sugestões. Não sei da opinião dos outros, mas passarei a evitar sugerir algo para você e quem quer que seja, que não comente as sugestões.
Boas reflexões.![]()
MOR_AL
andre_teprom escreveu:Porque baixando a frequência baixa temperatura do indutor, mesmo mantendo a mesma carga em watts?
Concordo com as reflexões do MOR_AL, mas vou te dar uma chance...rsrs
A curva BxH, na verdade á "área" fechada dentro dessa curva, representa a potencia (calor) gerado pelo nucleo. Se você repete esse ciclo menos vezes, nas palavras do MOR_AL, vai estar gerando menos "pacotes" de energia. De qualquer modo, ainda estamos nos palpites, considerando que voce não apresentou sua regua de cálculo - vejas as postagens do MOR_AL sobre o assunto onde ele indica o passo a passo do porquê ter chegado a tal valor; continuo achando que seu nucleo está mal dimensionado,
menegola escreveu:Quais informações você quer que eu poste?
andre_teprom escreveu:menegola escreveu:Quais informações você quer que eu poste?
Está lá na postagem que eu escrevi 15 dias atrás, faltou as informações completas do transformador.
menegola escreveu:Não entendi direito sua pergunta.
Não consigui adicionar imagens porque o sistema não aceita extensão.xcf
andre_teprom - 2 semanas atrás escreveu:...está faltando o cabeçalho na tabela da 2a figura acima, não dá pra saber o que representa cada parâmetro.
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 1 visitante