Tudo sobre uso legal da USB

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Tudo sobre uso legal da USB

Mensagempor Andremp » 16 Jan 2007 14:18

Oi pessoal, (minhas principais duvidas estão sublinhadas)
Estou desenvolvendo um produto que utiliza a USB, e tenho algumas dúvidas que todo mundo que mecher com isso vai ter.

Quem puder me exclarecer me diga se sou mesmo obrigado a paga 2mil dolares para usar a usb? é, aumento o preço, veja aqui http://www.usb.org/developers/vendor/

A USB foi desenvolvida por um consórcio de empresas, e para uma qualquer empresa usa-lo precisa comprar um número VID, que não tenho certeza mas parece que precisa ser comprado, outro número o PID serve para identificar um produto, vai até 65mil (16bits) ambos IDs, VID e PID ficam juntos no protocolo da usb e identificam qual driver deve ser usado pelo sistema para o link com seu equipamento.
Se for obrigatório pagar quais as consequências por não pagar?

A microchip tem todo código pro pic e o driver para quem quiser usar o esquema cdc, está na AN956. (lembrando que qualquer esquema cdc, hid, msd... tem um VID e um PID). Eles tem um contrato aqui: http://www.microchip.com/stellent/groups/sitecomm_sg/documents/market_communication/en025058.pdf
para quem quiser usar o VID deles GRATUITAMENTE, então eles mandam um PID pro seu produto, porém só serve para sua "produção inicial" (dependendo do produto a inicial é muito menor) passando de 10mil produtos o contrato está automaticamente terminado e você terá que comprar seu próprio VID para os proximos a serem produzidos, dependendo do produto U$2mil pode ser muito pra quem vive em R$.
Alguem pode me confirmar se eu li direito o contrato? não intendi o que eles querem dizer na 3.a "for internal development purposes" é só pra usa em casa? hehehe

Ai fica a grande dúvida, como a microchip pode distribuir de graça?
Podemos então fazer o consórcio asm51, e com uma vaquinha comprar um VID asm51 e os sócios dividem os 65mil PID entre sí, certo?

material de palestra master brasil sobre USB utilizando microchip, ótimo para começar a entender http://ssooweb01.univali.br/prof/PAULO%20ROBERTO%20O.%20VALIM/integracao%20software%20hardware/USB%20Implementa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Hardware%20e%20Software.pdf
Andremp
Bit

Re: Tudo sobre uso legal da USB

Mensagempor Jorge_Francisco » 16 Jan 2007 15:07

Não sei bem,mas acho se paga se colocar no produto(caixa,ou descrição) que o mesmo usa a tecnologia USB.
Jorge_Francisco
Dword

Re: Tudo sobre uso legal da USB

Mensagempor pbernardi » 16 Jan 2007 15:23

Andremp escreveu:
A microchip tem todo código pro pic e o driver para quem quiser usar o esquema cdc, está na AN956. (lembrando que qualquer esquema cdc, hid, msd... tem um VID e um PID). Eles tem um contrato aqui: http://www.microchip.com/stellent/groups/sitecomm_sg/documents/market_communication/en025058.pdf
para quem quiser usar o VID deles GRATUITAMENTE, então eles mandam um PID pro seu produto, porém só serve para sua "produção inicial" (dependendo do produto a inicial é muito menor) passando de 10mil produtos o contrato está automaticamente terminado e você terá que comprar seu próprio VID para os proximos a serem produzidos, dependendo do produto U$2mil pode ser muito pra quem vive em R$.
Alguem pode me confirmar se eu li direito o contrato? não intendi o que eles querem dizer na 3.a "for internal development purposes" é só pra usa em casa? hehehe

Olha, nesse caso, se você passar de 10k produtos vendidos e não quiser pagar U$2k, fica difícil mesmo. 10000 produtos é muito produto. Eu sugiro que se aumente em U$0.20 cada produto para pagar a licença.

Bom, e para eles distribuirem "de graça", pode ter certeza que uns U$0,05 do que vc paga num PIC com interface usb são para pagar a licensa deles.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor Andremp » 16 Jan 2007 15:24

fiquei com esta dúvida também mas em http://www.usb.org/developers/vendor/
está escrito
"If you would like to purchase a vendor ID without signing the logo license agreement, the administration fee for this purchase is US$2,000. However, if you do not execute the logo license agreement, you are not authorized to use the USB logo in conjunction with your products regardless of their testing status."
Então se não quiser usar o logo e não certificar com os testes deles ainda assim são U$2mil de administração para te darem um VID.
Mas e se eu usar um VID qualquer, nao pagar, e nao usar o logo usb? tem alguma conseguencia? (jurídica)
Andremp
Bit

Mensagempor Andremp » 16 Jan 2007 15:34

na verdade eu pretendo usar o da microchip por enquanto e se chegar a vender 10k, vo te os U$2mil tranqüilo.
Só estou aqui pra ver se é isto mesmo que eu estou achando, se é realmente necessário pagar, ver se alguém já teve experiência no assunto, e já fica aqui pro conhecimento de todos. "Tudo sobre uso legal da USB" :)
Andremp
Bit

Mensagempor sandei » 16 Jan 2007 16:48

acredito que se você optar por Chip's livre de Royalte você não sera necessario arcar com essas dispesas ...tem alguns que são Free ..

Fabio
sandei
Byte

Mensagempor Andremp » 16 Jan 2007 18:22

ahhh agora to entendendo porque me indicaram o FTDI, só uma dúvida quero saber se é isso,
ele funciona criando uma nova serial COMx no pc, e o chip emula uma serial que posso usar no PIC? Fazendo com que o pic e meu programa só vejam serial?
Andremp
Bit

Mensagempor Rodrigo_P_A » 16 Jan 2007 18:43

Andremp escreveu:ahhh agora to entendendo porque me indicaram o FTDI, só uma dúvida quero saber se é isso,
ele funciona criando uma nova serial COMx no pc, e o chip emula uma serial que posso usar no PIC? Fazendo com que o pic e meu programa só vejam serial?

é exatamente isso
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor gibim » 16 Jan 2007 18:44

O FTDI cria uma COM virtual no PC, é como se "aparecesse" uma nova serial no seu computador, só que com incremento de velocidade e outras funções implementadas nas dll do FTDI. E basta você conectar o FTDI a uma porta serial, de preferência com modem, que seu microcontrolador estará apto a enviar e receber informaçoes pela USB. O mais interessante é que a USB, fica transparente a ambos sistemas, PLACA e PC.

Já consegui fazer funcionar o FTDI no Linux imundo e no windows, e acho que não vou precisar pagar nada pra ninguém, pois já estou usando um produto de commodities, e pode ter certeza que os usuários sabem ligar pelo menos um cabo de comunicação sem precisar de símbolo de USB.
gibim
Byte

Mensagempor Andremp » 16 Jan 2007 18:55

é realmente, talvez até no preço seja melhor já que eu só precisava do pic por causa da usb, agora vai um pic barato com esse chip,
PORÉM, nao tem pronta entrega na farnell e eu precisava disso essa semana...

ALGUÉM ME VENDE OU SABE ONDE COMPRO UNS FTDI EM FLORIANÓPOLIS PRA ONTEM? 1 ou 2 tá bom por enquanto é só pra mostrar o protótipo.

hehehe Valeu pessoal
Andremp
Bit

Mensagempor Rinaldo » 16 Jan 2007 21:54

Para prototipo talvés isto ajude:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... olador-_JM

Rinaldo
Rinaldo
Nibble

Voltar para Assuntos Gerais