Sobre empresas de monitoramento de veiculos

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Sobre empresas de monitoramento de veiculos

Mensagempor 51 » 01 Dez 2010 07:52

Se tem alguém aqui no forum que trabalha com isso, gostaria de ter um panorama geral deste mercado, tipo quais são as maiores, quem fabrica e detem a tecnologia no Brasil, quem importa, etc...
A empresa que trabalho pretende formar uma parceria com uma dessas empresas, que precisa dominar totalmente o firmware que roda nestes equipamentos.
Ah, sim, ia esquecendo, precisa trabalhar via satelite e GPRS
Editado pela última vez por 51 em 01 Dez 2010 08:19, em um total de 1 vez.
51
Administrador

Mensagempor renatokodaira » 01 Dez 2010 08:17

Um bom ponto de partida eh contatar a GRISTEC que eh a Associaçao das empresas de monitoramento:

http://www.gristec.com.br/
renatokodaira
Byte

Mensagempor 51 » 01 Dez 2010 08:25

Renato, boa dica, valeu!
De qualquer forma, estou em busca de informações de pessoas "de dentro", porque eu sei que que as informações "oficiais", às vezes, não condiz com a realidade, principalmente, quando o assunto é "dominio da tecnologia", dificilmente uma empresa assume que compra a eletronica de um terceiro, por ex.
51
Administrador

Mensagempor renatokodaira » 01 Dez 2010 08:50

De qualquer forma, estou em busca de informações de pessoas "de dentro", porque eu sei que que as informações "oficiais", às vezes, não condiz com a realidade, principalmente, quando o assunto é "dominio da tecnologia", dificilmente uma empresa assume que compra a eletronica de um terceiro, por ex.

A Gristec ajuda ter uma ideia de quais sao os players (nao todos) do mercado. O que voce disse eh verdade, a maioria (se nao todas) tem que usar a tecnologia de outras empresas, principalmente se envolver comunicaçao satelital (por ex. a Autotrac usa Qualcomm). Hoje com tecnologia GSM, ficou mais simples (assisti um seminario no Masters da Microchip no mes passado sobre isso onde uns argentinos estavam vendendo uma plaquinha com GPS e GSM pra fazer esse tipo de serviço usando modulos com certeza da China).

Ano passado estive envolvido na venda de uma empresa dessas para outra concorrente e pude verificar que:

Nao vale a pena desenvolver equipamento aqui por causa do volume e competiçao dos chineses.

Como o mercado eh muito competitivo e pulverizado, se nao me engano hah mais de 40 empresas fazendo isso, nenhuma tem mais do que 100 mil terminais instalados (a maior acho que ainda eh a Autotrac) e grande parte deve ficar na media de 10 a 20 mil terminais).
Editado pela última vez por renatokodaira em 01 Dez 2010 19:03, em um total de 2 vezes.
renatokodaira
Byte

Mensagempor chrdcv » 01 Dez 2010 13:26

A maior certamente é a Maxtrack que hj possui até um "parque industrial" em Betim - MG e unidade de fabricação em Taiwan, além de recentemente (não sei se foi esse ano ou o passado), decidiram fabricar os próprios modens GSM utilizados em seus produtos.

www.maxtrack.com.br

Putz, pq. saí da empresa quando era ainda apenas uma empresa bem pequena para poder estudar? Mais uma vez tomei na b* :shock:

christian
chrdcv
Dword

Mensagempor edison » 01 Dez 2010 17:29

Uma dúvida: Esse tipo de equipamento / serviço deve sempre estar vinculado à uma empresa de rastreamento com os custos de mensalidades e tal ou pode-se adquirir o equipamento e monitorar em particular?

Grato.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor renatokodaira » 01 Dez 2010 19:00

Uma dúvida: Esse tipo de equipamento / serviço deve sempre estar vinculado à uma empresa de rastreamento com os custos de mensalidades e tal ou pode-se adquirir o equipamento e monitorar em particular?

Nao precisa. Conforme eu entendi no seminario que eu descrevi, o modulo GPS fornece a localizaçao e o modulo GSM pode enviar a informaçao da sequencia NMEA (por exemplo) via SMS para um terminal (ele demonstrou num mapa do Googlemaps - enviando um link) ou mesmo ao seu celular e ele pode acionar algum dispositivo ao receber um torpedo (por exemplo para bloqueio do veiculo). O modulo GSM funciona com comandos AT.

O modulo GSM era o SIM900 da SIMCOM e o modulo GPS o MN5515HS da Micro Modular Technologies, ambos integrados numa mesma placa com um PIC18F26J50. O preço dos argentinos era USD200 FOB Argentina. Acho que na China se encontra mais barato.
renatokodaira
Byte

Mensagempor chrdcv » 01 Dez 2010 22:25

A poucos dias, soube através do mercadolivre que estava a venda um projeto completo de um rastreador: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-162527601-bloqueador-e-rastreador-de-veiculos-projeto-completo-_JM

christian
chrdcv
Dword

Mensagempor edison » 02 Dez 2010 00:13

chrdcv escreveu:A poucos dias, soube através do mercadolivre que estava a venda um projeto completo de um rastreador: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-162527601-bloqueador-e-rastreador-de-veiculos-projeto-completo-_JM

christian

Bloqueador E Rastreador De Veiculos - Projeto Completo!!!
Preço: R$ 13.50000

Meio salgado pro meu Fusca 76 (não que ele não mereça) :D mas prá quem quiser produção em série pode ser.
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
edison
Dword

Mensagempor fabim » 02 Dez 2010 06:47

Gabriel, o guest2003 ai de campinas tem muita esperiência neste setor, além de ter contato com varias empresas do segmento.

Se for para contratar o serviço, ou aprender. CCT-o, se for para fabricar, ai complica, é o ganha pão dele. heheeh
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor B-EAGLE » 02 Dez 2010 19:55

tem a Nastek, empresa que eu trabalhava e hj presto serviço....

www.nastek.com.br
B-EAGLE
Word

Voltar para Assuntos Gerais