Boa impressora laser

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Boa impressora laser

Mensagempor mastk » 24 Fev 2010 12:50

Pessoal, estou pesquisando sobre qual impressora comprar. Antigamente as impressoras laser tinham uma relacao custo beneficio 100 vezes melhor que as jatos de tinta, mas o investmento inicial, a acquisicao do mesma era alto. Hoje temos impressoas laser na casa dos R$400,00 mas compentem com as jatos de tinta no custo por pagina impressa.

Antes que alguem diga que eu estou traindo o movimento, usar o liquido magico austrax eh uma opcao, mas o processo termico tb eh uma outra boa opcao, pegando uma laser terei as duas.

Acho que eh interresante comentar que tem impressora jato de tinta de R$150,00 HP novas, imagina que na tinta, depois vc paga 4 impressoras rs.
mastk
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 24 Fev 2010 13:45

Depois de uma despesa mensal de cerca de 45 lulas com impressão eu resolvi comprar uma laser ... e não me arrependo.
mas é necessário procurar bem, a resolução é um fator que influencia muito no preço da impressora laser, me lembro de encontrar impressoras monocromáticas por 250 lulas ... mas por necessidade comprei colorida. em uma boa promoção, terminou que a impressora está quase que paga, sem contar que me facilitou a vida na produção de placas pelo processo térmico, sem tanta sujeira, com resultados muito superiores aos que eu conseguia anteriormente.
Eu não abro mão da impressora laser e recomendo.
_blackmore_
Dword

Mensagempor enigmabox » 24 Fev 2010 14:14

Mastk,

As melhores são da Epson, mas são mais caras, a vantagem é que a carga de toner e vida util do rolete impressor é maior.
Eu tenho uma Epson epl-5700 que comprei a varios anos, já imprimi bastante nela e até agora não deu defeito nenhum.
Uso somente para circuito impresso.

Outras opções:
Samsung : Algumas apresentam defeito no carregamento da folha, isto é a mecanica não é muito confiavel.
Hp: São mais baratas, mas com certeza vai te deixar na mão... Aqui na firma tinha 3 que só davam problema e funcionavam quando queriam....
enigmabox

Mensagempor Roco » 24 Fev 2010 20:52

SEM DUVIDAS ALGUMA HP LASER, EXPERIÊNCIA PROPRIA....VALE O QUE VOCÊ PAGA...
Roco
Nibble

Mensagempor brasilma » 25 Fev 2010 08:15

O ideal é ter as duas, antigamente gostava bastante das jatos de tinta pela questão da cor, porem hoje no meu trabalho, raramente imprimo alguma coisa colorida, e quando preciso fazer isso tem de ser com qualidade maior, então vou a uma loja de cópias e imprimo em laser colorida, o que fica melhor e mais barato (qdo preciso fazer catálogos, fotos, e coisas dessa natureza) .

Creio que a escolha deve ficar mesmo pela questão do custo por folha impressa.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor MOR_AL » 25 Fev 2010 09:57

Comprei uma impressora laser há uns 4 anos para o meu mestrado. Queria usá-la também para circuito impresso, pois a impressora do curso era pra ser usada por todos e não se podia fazer experiências com ela sem ter o risco de estragá-la.
Comprei a HP LaserJet 1022. Escolhi HP pela marca, excelente para equipamentos eletrônicos.
Comento:
1 - Custo na época: R$1.099,00. Cara. Mas o toner durava cerca de 5000 impressões e realmente acho que chegou próximo a isso.
2 - Cópias perfeitas.
3 - Só levei na autorizada, para conserto, uma vez. O problema foi causado pela indução de grande tensão na linha telefônica, devido a um raio. Queimou outros aparelhos. O conserto não foi barato, mas ainda assim valia a pena em relação a comprar outra. Na época, as impressoras laser já estavam barateando. Ficou como nova.
4 - Usava, e ainda uso, para fazer PCB. O toner TEM que ser original, se não, a densidade de toner diminui e a proteção do toner na corrosão é prejudicada. Quando a minha carga de toner terminou, coloquei um toner "Genérico", mas a embalagem era ótima, hehe. A impressão de texto e tudo que não exigia alta densidade de toner ficou ótima, mas para PCB deixou a desejar.
Comprei um novo cartucho de toner ORIGINAL, e as placas voltaram a ficar perfeitas.
Só dois pormenores, que não gostei. Não sei se é um problema exclusivo da HP ou acontece nas outras impressoras também.
a) Queria saber até que espessura de trilha ela imprimia. Fiz linhas horizontais e verticais, com valores de espessura desde 1,0mm até 0,2mm. As linhas tinham espaçamento de mesma espessura. Linha de 0,3mm com espaçamento de 0,3mm, e assim por diante.
Resultado na máxima qualidade. As espessuras de linha e espaçamento não eram iguais. Isso era bem claro quando as medidas eram de 0,3 e 0,2mm.
b) Certa ocasião pensei: Bom. se eu quero uma alta densidade de toner, porque não imprimir duas cópias e passá-las para a placa? Passo uma cópia para a placa e retiro o papel. Depois repito o processo.
Ocorreu que as dimensões do mesmo circuito, em locais diferentes da página, possuem dimensões diferentes. Pequenas diferenças, porém que inviabilizaram este procedimento. Tinha que imprimir em duas páginas, para que as cópias possuísem as mesmas dimensões. Não fiz isso, porque uma cópia costuma ser suficiente. Apenas quando atrilha for larga, ou planos terra, tem que se retocar com a caneta. Isso ocorre com todas as impressoras. Parece que é uma característica de projeto.

Claro que faço as minhas placas apenas para protótipos, pois quando o circuito é aprovado, deve-se mandar fazê-la em uma empresa especializada. A vantagem é que uma placa destas, feita em casa e com esta técnica transfer, costuma ficar pronta em cerca de 25 minutos, desde o desenho pronto até a colocação para corroer. Este fato, pra mim, é decisivo!!

Em Tempo: Quando trabalhava em uma empresa, as cópias Xerox possuiam uma grande densidade de toner. Acho que é algum componente no toner que aumenta ou diminui a quantidade impressa. Naquela época, ainda não existiam impressoras laser para o público, eram muito caras e só valia a pena para as empresas. Ainda possuo algumas cópias. Pode-se sentir a altura do toner com a ponta dos dedos. Hoje, com a redução de custos, conseguiram fazer impressões com espessuras menores, para economizar toner. Aliás, quando vou imprimir um PCB, escolho como se fosse o papel cartão. Parece que a densidade de toner é maior.
Recentemente escreví para a HP para saber qual tipo de papel exigia maior densidade de toner. Fui muito bem atendido, mas o pessoal está orientado para responder a uma outra classe de clientes, não sabiam do que eu estava falando.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor mastk » 26 Fev 2010 12:44

Valeu pessoal.

MOR_AL, muito esclarecedor seu post, que me preocupa eh dos modelos disponiveis na faixa de R$400,00 a resolucao:

400x600 HP 1005P
1200x600 OKI
1200x600 SAMSUNG
2400x600 BROTHER

Eu to pensado em pegar a brother, mas a trilha com 0,3mm para mim eh o minimo, e como terei menos resolucao acho o jeito eh comprar uma mais cara...
mastk
Dword

Mensagempor Rodrigo_P_A » 26 Fev 2010 17:20

EU tenho mais uma dica, antes de comprar pergunte em locais que recarregam toner se eles recarregam o toner do modelo que você quer comprar.

Meu pai comprou uma OKI e ng consegue recarregar o toner, e o toner original custa cerca de R$300,00 , e ele havia pago aprox. R$500,00 na impressora.

Eu comprei 3 HP2015 que estão funcionando perfeitamente, e eu consigo mandar recarregar o toner por R$90,00 e ela funciona sem o chip do Toner, então tem mais este detalhe a ser observado.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor brasilma » 26 Fev 2010 17:29

O detalhe do custo alto de alguns cartuchos de recarga, é que o conjunto vem com o reservatório de toner e o cilindro junto, mas mesmo assim tem algumas empresas que conseguem recondicionar.

Bem lembrado da questão do chip-toner, que em muitos casos é um simples memória 93CXX, eu já limpei algumas para um amigo, dar preferências a impressoras com cartuchos sem esta "dita cuja" caso contrário vai ter de comprar na net.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor guest2003 » 26 Fev 2010 20:02

Mastk,

Acho que vc esta confundindo as coisas...

600 DPI = 600 dots per inch ... ou 600 pontos por polegada...

ou seja, ela consegue desenhar um ponto de 25.4/600 = 0,042mm

Mesmo o modelo mais barato da HP ( 600x600 ) voce esta com uma resolucao 7 vezes melhor do que voce diz que precis ( 0.3mm )

Importante isso que o Brasilma falou... se nao der recarga o toner ta perdido... procure saber antes...

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor mastk » 27 Fev 2010 09:37

sim guest, mas isso imprimindo em papel, como vai-se transferir o toner papel para placa, maior precisao pode-se fazer necessaria. Suponho eu.
mastk
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 27 Fev 2010 12:27

mastk

metendo a colher ...
então ... esses 0,04mm (600x600dpi)para o uso em placas de CI será mais do que suficiente ... porém ... de nada adiantará tanta precisão se na hora de fazer a transferência do papel para a placa for colocada muita pressão no "ferro de passar" ... pois o toner irá esmagar ... e dependendo de quanto de distância entre as trilhas ... terá um curto circuito ...
estes 0,04mm de precisão acredito que seja bom para a grande maioria dos trabalhos de prototipagem ... quer coisa melhor? processo fotográfico ... ou então passa direto para silkscreen ... :)

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor mastk » 27 Fev 2010 13:26

tem razao black, Acabei de comprar a brother hl2140, ela tem a melhor resolucao e sai r$0,06 o custo por pagina impressa.
mastk
Dword

Voltar para Assuntos Gerais