2 - Teoria dos circuitos - Básico

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

2 - Teoria dos circuitos - Básico

Mensagempor MOR_AL » 07 Jan 2010 17:36

Olá pessoal!!!
Alguns colegas me pediram um tutorial sobre eletrônica analógica. Este é um assunto vasto. Tem livros com muitas páginas e não cobrem todas as possibilidades. Por querer apresentar algo mais simples e prático, fiz um tutorial que, apesar de usar um pouquinho de matemática, esta é ensinada no "Ensino Médio", ou "Segundo Grau". Portanto é capaz de ser entendido por qualquer técnico que não matou aula. :lol:

Este tutorial apresenta a introdução à teoria dos circuitos. Basicamente, contém as ferramentas necessárias para se projetar circuitos com transistores, amplificadores operacionais e comparadores diferenciais.
São elas:
1 - Elementos Básicos - Fonte de tensão, corrente, resistor, capacitor e indutor.
2 - Lei de Kircchoff das Tensões -
3 - Lei de Kircchoff das Correntes-
4 - Equivalente Thévenin
5 - Equivalente Norton - Este eu não fiz.

Os circuitos contém apenas resistores e fontes de tensão, apesar de apresentar os outros componentes.
Cada tópico contém um ou mais exemplos completos, para que o leitor possa aprender a utilizar estas ferramentas.

O trabalho está formatado em arquivo PDF, e inclui uma marca d´água com o meu email. Devido a sugestão de um de nossos colegas, reduzi a intensidade da cor da marca d´água, para não atrapalhar a leitura. Não a retirei completamente.
Segue o link:
http://www.datafilehost.com/download-4d4be5aa.html

Parece que se não houver, pelo menos um download a cada 30 dias, o arquivo é deletado.
Como tudo na vida, para projetar, deve-se praticar. Procurem entender e fazer os exemplos como exercício.

O tutorial seguinte tratará de transistores. Polarização, configuração, ganho, impedância de entrada, etc. Tudo com exemplos. Ao final incluí um projeto de uma fonte de alimentação analógica. Sem detalhes quanto a dissipação e transformador. Este tutorial foi perdido em meu site e depende de eu encontrá-lo.
Bons estudos!!
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 07 Jan 2010 23:12

poxa .. vai cair como uma luva para dar uma refrescada na cachola!!

muito obrigado!

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor kaoalex » 08 Jan 2010 07:40

Já está devidamente salvo.
Vou ficar no aguardo do que trata sobre transistores.

Estou apanhando para tentar montar um inversor 12 / 110 - 220V.
Até agora só consegui alguns dedos e componentes queimados. :lol:

Mais uma vez agradeço pela aula.
kaoalex
Byte

Mensagempor MOR_AL » 08 Jan 2010 11:00

Hii kaoalex!
Com inversores (ou qualquer circuito de potência chaveado), a teoria é mais complicada. É muito fácil queimar semicondutores de potência nesses casos.
Quem sabe algum dia eu possa postar os princípios.
Mas não guarde este material. Ele é necessário para continuar com o próximo. Tem que tentar entender.

_blackmore_
Valeu.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Voltar para Assuntos Gerais