Quais tamanhos de SMD usar em protótipos?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: Quais tamanhos de SMD usar em protótipos?

Mensagempor EDSONCAN » 06 Set 2018 07:58

Aqui ja usamos 0102 para alguns casos, bga´s e etc, o único que monta isso para nos é o Fernando da Playtec, considero ele um mestre nesse assunto, ultima vez montou um holter com medição de respiração.
Recentemente a Sigma montou algumas pcb´s de Lora e Sigma com esse tamanho mas usa estencil.
A maioria das vezes usamos 0603 e 0805, mas temos workstation´s, microscopios e etc mas esse tamanho da para montar tranquilamente.
EDSONCAN
Word

Mensagempor MOR_AL » 06 Set 2018 12:00

EDSONCAN escreveu:Aqui ja usamos 0102 para alguns casos, bga´s e etc, o único que monta isso para nos é o Fernando da Playtec, considero ele um mestre nesse assunto, ultima vez montou um holter com medição de respiração.
Recentemente a Sigma montou algumas pcb´s de Lora e Sigma com esse tamanho mas usa estencil.
A maioria das vezes usamos 0603 e 0805, mas temos workstation´s, microscopios e etc mas esse tamanho da para montar tranquilamente.

Comprei o microscópio para trabalhar com SMD. Alterei o ajuste para uma distância com cerca de 10cm entre a peça e o microscópio.
Fiz um suporte para o microscópio que quase não transfere movimentos na mesa e a imagem nem fica vibrando.
Nessa base há um "fixador de componente SMD no local onde deve ser soldado". Algumas idéias vieram do YouTube.
Com esta pesquisa, estou vendo que o mais fácil é componente 1206. O mais comum é componente 0805.
Acho que, para os meus protótipos, o mais recomendável é o 0805.
Tenho resistores e capacitores com 1206 e 0805, além de diversos transistores e CIs.
Quando faltar algum componente, considerarei estas medidas.

Vídeo do meu dispositivo para soldar SMD
https://youtu.be/-AHi6uc6-zE

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor pbernardi » 19 Out 2018 09:39

Opa,

Para soldagem de componentes pequenos (trabalho muito com 0603 e 0402), sugiro dois ferros de solda com ponta fina. Não é um investimento muito grande mas facilita muito o trabalho! Uma boa pinça também é essencial.

Microscópio é uma necessidade para 0402 e menores. Para 0603 acho possível encarar sem microscópio se você tiver uma visão muito boa. 0805 e acima dá para soldar sem microscópio de boa ao meu ver (literalmente, felizmente tenho uma visão perfeita e não uso óculos! :D).

EDIT: apenas para ficar claro, uso dois ferros de solda para usar eles como uma "pinça", soldando as duas extremidades do componente de uma vez só e retirando do pad com os dois ferros de solda, por exemplo.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor MOR_AL » 19 Out 2018 10:40

pbernardi escreveu:Opa,

Para soldagem de componentes pequenos (trabalho muito com 0603 e 0402), sugiro dois ferros de solda com ponta fina. Não é um investimento muito grande mas facilita muito o trabalho! Uma boa pinça também é essencial.

Microscópio é uma necessidade para 0402 e menores. Para 0603 acho possível encarar sem microscópio se você tiver uma visão muito boa. 0805 e acima dá para soldar sem microscópio de boa ao meu ver (literalmente, felizmente tenho uma visão perfeita e não uso óculos! :D).

EDIT: apenas para ficar claro, uso dois ferros de solda para usar eles como uma "pinça", soldando as duas extremidades do componente de uma vez só e retirando do pad com os dois ferros de solda, por exemplo.

Valeu, Pbernardi!
Mais um para fazer parte de minha pesquisa.
Nossa, que bom! Você deve ter uma ótima visão. Eu uso óculos. Já desisti dos 0402 e 0603.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor edsont » 20 Out 2018 17:07

Hoje perdi 2 horas para soldar 6 componentes SMD numa plaquinha ridícula e os componentes ainda ficaram tortos.
Os componentes voaram várias vezes enquanto tentava segurar com uma pinça agulha.

Vou comprar uma lupa de mesa com iluminação, que eu estou de olho faz tempo.
https://www.lojadomecanico.com.br/produ ... -hl-500-5d

Estou pensando em bolar alguma coisa também para segurar os componentes no lugar.
Eu uso uma morsa articulada (que eu comprei da China faz um bom tempo) para segurar a placa. Então o suporte para o componente vou ter que fixar nesta morsa ou na própria placa. Estou pensando em usar algo como um prendedor de roupas ou uma garra jacaré.

Só não se como vou resolver o problema da minha dremedeira.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor milordy » 20 Out 2018 17:36

edsont escreveu:Hoje perdi 2 horas para soldar 6 componentes SMD numa plaquinha ridícula e os componentes ainda ficaram tortos.
Os componentes voaram várias vezes enquanto tentava segurar com uma pinça agulha.

Vou comprar uma lupa de mesa com iluminação, que eu estou de olho faz tempo.
https://www.lojadomecanico.com.br/produ ... -hl-500-5d

Estou pensando em bolar alguma coisa também para segurar os componentes no lugar.
Eu uso uma morsa articulada (que eu comprei da China faz um bom tempo) para segurar a placa. Então o suporte para o componente vou ter que fixar nesta morsa ou na própria placa. Estou pensando em usar algo como um prendedor de roupas ou uma garra jacaré.

Só não se como vou resolver o problema da minha dremedeira.

Normalmente após soldar manualmente,utilizou estação de ar quente para ficar certo.
milordy
Nibble

Mensagempor edsont » 20 Out 2018 20:35

Eu não tenho muito jeito com ar quente. Já soprei longe componentes (ponta muito fina) e também queimei placas de fenolite.

Minha versão de "suporte".
prendedor de roupa e um pedacinho de arame.
IMG_0105.jpg

limei a ponta para segurar o canto do componente.
IMG_0110.jpg

Vou testar quando chegar a lupa. Não estou enchergando nada.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
edsont
Word

Localização: Araraquara-SP Brasil - Terra - Sistema Solar - Via Láctea

Mensagempor MOR_AL » 21 Out 2018 08:39

edsont escreveu:Eu não tenho muito jeito com ar quente. ....

Vou testar quando chegar a lupa. Não estou enchergando nada.

Eu uso esta daqui. Deve estar custando cerca de R$25,00. Quando comprei não vinha com leds.
MOR_AL
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
MOR_AL
Dword

Mensagempor ELFS » 25 Out 2018 18:38

Comecei usando a linha 1206 com o tempo e pratica estou usando o 0805 depois de praticar fica facil.
O linha 1206 e ideal tanto do ponto de vista de montagem como de projeto pois permite a passagem de duas trilhas de 12mils o que facilita muito o projeto.
Quanto a soldagem faço o seguinte procedimento com um ferro de 30W ponta de 1mm e fio de solda de 0,5mm de preferencia o com chumbo(kkkk) dou um pingo em um lado do foot print e usando uma pinça de ponta curvada coloco o componente com o pingo de solda aquecido com a ponta do ferro e claro que é um belo exercício contra parkison pois tem que posicionar co componente ate que a solda esfrie. Para CI com dotpit igual ou mair que 1,27 mm procedo da mesma maneira dando um pingo em uma da pernas as demais soldo uma por uma na sequencia nestas etapas não uso pasta somente a do fio de solda.
Para CI dom dot menos que 1,27 mm estanho ou reestanho todos os pads e posiciono o componente sobre os pads já devidamente melecados com fluxo de soida e depois aqueço as pernas do CI forçando as mesmas contra a PCI.
ELFS
Byte

Mensagempor MOR_AL » 26 Out 2018 10:09

ELFS escreveu:Comecei usando a linha 1206 com o tempo e pratica estou usando o 0805 depois de praticar fica facil.
O linha 1206 e ideal tanto do ponto de vista de montagem como de projeto pois permite a passagem de duas trilhas de 12mils o que facilita muito o projeto.
Quanto a soldagem faço o seguinte procedimento com um ferro de 30W ponta de 1mm e fio de solda de 0,5mm de preferencia o com chumbo(kkkk) dou um pingo em um lado do foot print e usando uma pinça de ponta curvada coloco o componente com o pingo de solda aquecido com a ponta do ferro e claro que é um belo exercício contra parkison pois tem que posicionar co componente ate que a solda esfrie. Para CI com dotpit igual ou mair que 1,27 mm procedo da mesma maneira dando um pingo em uma da pernas as demais soldo uma por uma na sequencia nestas etapas não uso pasta somente a do fio de solda.
Para CI dom dot menos que 1,27 mm estanho ou reestanho todos os pads e posiciono o componente sobre os pads já devidamente melecados com fluxo de soida e depois aqueço as pernas do CI forçando as mesmas contra a PCI.

Legal você ter transmitido sua experiência!
Esse procedimento que você menciona, parece ser o padrão para soldar com fio de solda, mas sempre há aquele pequeno detalhe que faz a diferença.

Hoje temos muita facilidade de criar vídeos no YouTube. Basta apenas um celular.
Seria possível você mostrar esse seu procedimento em um vídeo no YouTube?

Estou em obras aqui em casa. Tudo está empoeirado e tenho que administrar a obra, por isso atualmente ainda não estou mexendo com eletrônica.
Assim que a bagunça terminar eu volto e tentarei colocar um vídeo do meu progresso.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais