por eletroinf » 20 Set 2017 18:22
Eu entrei no ASM51 lá por 2002 ou coisa do tipo. Naquela época o meu conhecimento era restrito a eletrônica analógica, comecei na área como Radiotécnico e TV lá por 1996, autodidata, sempre fui curioso e sempre fazia algum projetinho analógico e também com os CIs de portas lógicas, CMOS 40xx ou os TTL 74xx. Como depois eu migrei para a área de manutenção de equipamentos médicos, em 99, quando me formei Eletrotécnio; Eu tinha a curiosidade aguçada pelo fato dos equipamentos fazerem "milagre" com uns chips simples, me lembro de muitos usarem 8051 com memória externa, Zilog Z80 ou Atmel 1200 (me lembro até do número).
Por isso eu comecei a pesquisar sobre microcontroladores e percebi que se falava muito em PIC, cursos de PIC, flash, fácil de gravar, etc. Mas eu não sabia nada e não tinha noção se aquilo era programado colocando os bits com uma pinça pra dentro do chip ou por mágica.
Aos poucos fui pesquisando muito, comprei um livro de PIC do Vidal, depois o Desbravando o PIC, depois os do Fábio Pereira e ainda vivia nos fóruns importunando os que sabiam mais.
No começo a combinação era o IcProg e um gravador rudimentar chamado JDM, pela porta serial. Os programas feitos pra PIC, no começo pra piscar LEDs e ler botões, baseados no 16F84, eram em assembly, feitos no bloco de notas e montados usando o MPASM via linha de comando.
Depois de aprender um pouco o grande pulo foi utilizar o MpLab e seu simulador. Aí era possível testar muita coisa sem precisar ficar gravando código bugado - uma baita evolução.
Tudo isso utilizando este fórum como suporte, eu teria sofrido muito mais se não tivesse o suporte de muitos daqui.
Mas aqui também se discutiu além, me lembro de muita conversa acirrada em tópicos sobre engenharia e afins.
Depois eu resolvi, baseado também nas discussões daqui, que deveria estudar. Então eu entrei para o curso de Engenharia de controle e Automação na UFSM em 2009, na primeira turma. Me botei com unhas e dentes, foi uma paulera, me formei e acho que valeu muito a pena.
Nesse tempo, depois dos PICs, eu aprendi C (ainda em PIC), trabalhei com Zilog Encore, MSP430, Freescale HCS e finalmente fui pra ARM, um pouco com NXP e logo em seguida para os STM32F, nos quais utilizo hoje.
Certamente a minha evolução técnica deve muito a este fórum, no qual eu cresci muito assim como vejo que muitos participantes cresceram.
Como disseram em outro post, isso virou uma família, na qual existem divergências, discussões, teimosias e até algumas trocas de farpas, as vezes, mas no final das contas se ganha muito. E é por isso que me mantenho ativo, sempre ajudando no que posso e aprendendo muito sempre.
"De cada um segundo sua capacidade a cada um segundo sua necessidade."