Tinta fotosensível para fazer PCB

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor lpagano » 19 Jun 2007 14:09

xultz,

Se depender do preço do tal fotossensibilizante vou ficar fazendo outra coisa: a lata de PRP-200 custa 115 paus!!!
lpagano
Byte

Mensagempor enigmabox » 19 Jun 2007 14:18

Na Farnell. o PRP está R$98,00 sem impostos e sem frete.
Ainda não arrisquei comprar, pois ainda não vi ninguem utilizar estes produtos da Electrolube.
Para aderir bem o toner no cobre lixei com palha de aço e limpei com solvente para tinta para eliminar qualquer tipo de oleosidade ou gordura.
enigmabox

Mensagempor RAWeigel » 19 Jun 2007 16:00

Hehehe!
Este assunto sempre volta.
Vejam este tópico no antigo fórum falando sobre o SPRAY da PCIFácil.

http://www.asm51.eng.br/forum/topic.asp ... IC_ID=1628
Richard
RAWeigel
Byte

Mensagempor rico » 21 Jun 2007 10:31

eheheh

Comprei uma impressora Lexmark E120 pra passar o layout das placas e o papel que pedi na loja era o glossy 180g, mas ela eh diferente da que o Reniê me arrumou, pelo menos é um pouco mais grossa e não forma gelatina na hora do banho de água. O resultado foi ótimo e não precisei retocar nada, ficou perfeito... só estou com problemas no posicionamento do layout na impressão. Uso o Proteus e ele imprime bem no meio da folha. Não achei recurso nele para multiplicar o número de cópias por folha. Exportei como arquivo .eps e abri no GS (ghost script).. nele a imagem abre bonita e no canto inferior esquerdo... tbm nao encontrei opção de multipilicar ou modificar o posicionamento, mas pelo menos dá pra impimir e depois virar a folha de ponta cabeça e imprimir de novo.. so que o meio da folha fica vazio...tentei abrir no photoshop mas a imagem perde a resolucao, e fica embaçada... To bolado com o desperdício das minhhas folhinhas que custaram 1 real aeheah
se alguem puder me ajudar agradeço

valeu
rico
Bit

Mensagempor rico » 21 Jun 2007 10:38

outra coisa, no link http://www.pcifacil.com.br/product_info ... ucts_id=82 tem um aditivo pra solucao corrosivo.. eh pra jogar no acido ou ja serve pra corroer? alguem ja experimentou?
rico
Bit

Mensagempor enigmabox » 21 Jun 2007 10:42

Rico,

Peroxido é a água oxigenada, mas não sei de quantos VOL eles estão vendendo, depois tem que misturar com o HCL(ácido).
enigmabox

Mensagempor fabim » 21 Jun 2007 10:59

o ARES de 6.9SPXX pra cima da a opção de selecionar a posição do layout a ser impresso.. e pra fazer copia da uma olhadinha que todos tem..

Fabim
fabim
Dword

Mensagempor sandrini » 21 Jun 2007 15:42

Caro Rico,

Nós utilizamos aqui este produto corrosivo da PCI fácil e é muito bom...

Nele vem as instruções de utilização, mas de qualquer maneira... aí vai:

5 partes de água;
5 partes de ácido muriático;
1 parte de corrosivo.

O ácido muriático você pode encontrar em qualquer casa de material de construção... (cuidado que ele queima).

O único problema é que você consegue utilizar a solução somente 2 vezes e no mesmo dia... mas mesmo assim vale a pena, pois rende bastante.
sandrini
Nibble

Mensagempor wil » 21 Jun 2007 18:13

Pessoal,

Tenho uma impressora a laser aqui, mas to enrolado com uma coisa. Tenho algumas revistas Veja, e sei que estão colando as folhas num sulfite A4 para dar maior densidade.

Mas afinal, como estão "colando" as duas? O meu medo é essa cola causar algum prejuizo na impressora, quando as folhas passarem pelo fusor.

Alguém tem fotos a respeito? Já vi um onde é usado adesivo dupla face, mas isso não pode deformar o desenho na impressão?

Abs!
wil
Nibble

Mensagempor phophollety » 21 Jun 2007 18:41

rico escreveu:eheheh

Comprei uma impressora Lexmark E120 pra passar o layout das placas e o papel que pedi na loja era o glossy 180g, mas ela eh diferente da que o Reni� me arrumou, pelo menos � um pouco mais grossa e n�o forma gelatina na hora do banho de �gua. O resultado foi �timo e n�o precisei retocar nada, ficou perfeito... s� estou com problemas no posicionamento do layout na impress�o. Uso o Proteus e ele imprime bem no meio da folha. N�o achei recurso nele para multiplicar o n�mero de c�pias por folha. Exportei como arquivo .eps e abri no GS (ghost script).. nele a imagem abre bonita e no canto inferior esquerdo... tbm nao encontrei op��o de multipilicar ou modificar o posicionamento, mas pelo menos d� pra impimir e depois virar a folha de ponta cabe�a e imprimir de novo.. so que o meio da folha fica vazio...tentei abrir no photoshop mas a imagem perde a resolucao, e fica emba�ada... To bolado com o desperd�cio das minhhas folhinhas que custaram 1 real aeheah
se alguem puder me ajudar agrade�o

valeu

Arrume uma cópia do Corel Suite, imprima em .ps da maneira que quer imprimir, importe no Corel Draw, multiplique tantas vezes como queira e salve e/ou imprima.. depois pode salvar em .CDR, fica uma belezurinha!!!

Que nem essa:

Imagem

wil escreveu:Pessoal,

Tenho uma impressora a laser aqui, mas to enrolado com uma coisa. Tenho algumas revistas Veja, e sei que estão colando as folhas num sulfite A4 para dar maior densidade.

Mas afinal, como estão "colando" as duas? O meu medo é essa cola causar algum prejuizo na impressora, quando as folhas passarem pelo fusor.

Alguém tem fotos a respeito? Já vi um onde é usado adesivo dupla face, mas isso não pode deformar o desenho na impressão?

Abs!

Cara.. até onde eu sei não, tudo tranquilo em fazer assim, mas na dúvida, use glossy!!! Eu pago R$0,51 por folha aqui em Santo André
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor geraldomelo » 22 Jun 2007 02:47

Aqui na minha impressoa (Canon LBP1120), imprimo em folha de revista veja direto , sem colar papel algum para engrossar , a impressora puxa a folha direitinho . O toner é reciclado mas cheio ... na hora de passar para a placa , depois de tirar a gordura , passar bombril , passo uma lixa 600 ou 500 , passo alcool para tirar o pó de cobre , ai faço a transferência , na hora de tirar , deixo a placa uns 2 minutos na agua , e depois pincelo com uma solução de "diabo verde" em pasta ... acho que é para limpar forno .... Sai tudinho , não solta um pedaço de toner se quer , e olha que fica até aquela borda finíssima que o ARES faz em volta da placa ..

abraços

Geraldo .
geraldomelo
Byte

Mensagempor Kenji » 22 Jun 2007 20:42

Eu já imprimi alguma vezes direto na folha de revista veja, mas depois que enroscou uma vez, preferi não arriscar mais. Sempre colo a dupla face nas pontas (sem exagero) e colo em um papel A4.. Nunca vi enrugar, talvez se enrugue seja do meio da folha pro fim.
Esse diabo verde é passado com a placa úmida?
Kenji
Bit

Mensagempor MOR_AL » 23 Jun 2007 08:51

Olá.

Acho que "Diabo Verde" é para desentupir ralos. O que também foi comentado no fórum foi o Limpa Forno (não sei se o nome comercial é este). Eu particularmente uso soda cáustica, vendida em lojas de material de construção e supermercados. Quebra o galho. Mas vou experimentar o "Diabo verde" e o "Limpa Forno" para ver se é melhor. Acho que o princípio ativo do "Limpa Forno" é a soda cáustica.

MOR_AL

PS. Disponibilizei um tutorial, aqui no fórum, sobre confecção de PCI (transfer). Tem muitas figuras e informações úteis, além de um exemplo passso-a-passo.
MOR_AL
Dword

Emulsão

Mensagempor Spock » 23 Jun 2007 10:43

Claro que um spray fotosensível seria ótimo, prático, limpo, mas
aqui no Brasil o método com emulsão serigráfica ainda é bem
interessante. Preço razoável, fácil de encontrar, etc.

Já utilizo a um bom tempo. Dá um pouco de trabalho pra pegar
o jeito, mas no antigo fórum asm51 existe um tópico com muitas
instruções e dicas.

Nesse aqui também:

Índice do Fórum PCs »
Eletrônica para Computadores »
Faça placas de circuito impresso com qualidade profissional
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=156051&postdays=0&postorder=asc&start=580

[]s
Spock
Bit

Mensagempor geraldomelo » 23 Jun 2007 13:45

Mor_al , eu uso o limpa forno que o principio ativo é a soda caustica mesmo .. pra mim é maius fácil aplicar ,pois ele já vem pastoso , mas acho que o principio é o mesmo ... eu deixo ele agindo por uns 2 minutos , depois lavo em agua corrente , ai , para tirar o efeito e retirar o papel , vc vai pingando gotas de vinagre (isso , de salada mesmo) , ai vc consegue "esfarelar" o papel ...
experimenta ai e depois posta os resultados aqui pra gente .

abraços

Geraldo
geraldomelo
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para Circuitos Diversos