Fonte Simetrica 150V pp.

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Fonte Simetrica 150V pp.

Mensagempor alves.jefferson » 23 Mar 2013 20:06

Tudo bem pessoal?
Seguinte, estou precisando de uma fonte simetrica de 150V pp, com uma especie de soft starter. Estou procurando pela internet, lendo alguns livros de eletronica mas esta dificil :(

Gostaria de uma ajuda de voces, e tambem saber se terei que usar SCR.

Bom, desde ja agradeco a todos aqueles que se colocaram a disposicao.
alves.jefferson
Bit

Re: Fonte Simetrica 150V pp.

Mensagempor Red Neck Guy » 23 Mar 2013 20:54

Cara, a fonte pode ser feita com essas topologias clássicas encontradas nos livrinhos de eletrônica, porém você deve atendar aos seguintes fatos:
    - Verificar as tensões máximas dos componentes que serão utilizados. (nada de BC337 e tip31)
    - Com os valores de tensão envolvidos é mais fácil cortar o transistor de potência do que polarizá-lo
    - O softstarter basicamente é uma rampa da tua referência, então, um buffer com um RC resolveria

Tu não falou a corrente, mas de qualquer forma, o que tem escrito aí te dá um rumo. Usa aquela configuração clássica do regulador série com o R de emissor que corta na corrente de curto, deixa o transistor polarizado e usa um transistor para cortar a base com base no amplificador de erro. A referência do amp tu passa por um RC que irá gerar a rampa.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor alves.jefferson » 24 Mar 2013 00:48

Aquino, muito obrigado, foi de grande valia e me desculpe por nao ter postado a corrente. Ela seria um valor em torno de 100mA~200mA, mas isso eu vejo depois.
Agradeco pela ajuda, vou dar uma estudada essa semana pra ver se tenho sucesso em algo :D . Obrigado
alves.jefferson
Bit

Mensagempor MOR_AL » 24 Mar 2013 12:26

Veja se te serve. É o básico. A tensão negativa é parecida, mas diferente.

Imagem

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor alves.jefferson » 24 Mar 2013 17:55

MOR_AL, obrigado pelo esquema, mas voce poderia por gentileza postar a parte escrita por aqui? Sou muito cegueta, nao consegui enxengar nada, mesmo dando um zoom no PS.
Obrigado mesmo pessoal pela ajuda :). Essa fonte e um projeto de IC que estou fazendo, e tava um pouco perdido :/
alves.jefferson
Bit

Mensagempor MOR_AL » 24 Mar 2013 21:11

Coloquei o link com maior definição.
http://s100.photobucket.com/user/MOR_AL ... sort=3&o=0
Não projetei só dei alguns pontos de partida. O projeto seria seu.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor alves.jefferson » 25 Mar 2013 12:13

sim MOR_AL, eu sei :) vim aqui por ajuda, e estou conseguindo. Obrigado pela nova imagem.
alves.jefferson
Bit

Mensagempor MOR_AL » 25 Mar 2013 17:20

Monte, teste e veja se funciona!

Imagem

Em tempo:
1 - Há um limitador de corrente, mas se a sobre-corrente permanecer por algum tempo, Q1 e Q2 vão queimar. Talvez fosse melhor colocar um tiristor no lugar de Q5, ou dois transistores que façam esta função.
2 - O resistor entre V1cc e a base de Q2 pode ser de (V1cc - 152)/0,0015. Se for de 1/8W e com o tiristor, ele serve como fuzível.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 03 Abr 2013 16:19

É por essas e outras que não gosto de fornecer dicas mastigadas.
Mesmo viajando, sem tempo, sem computador, etc. é possível ir a uma Lan House e postar um retorno. Deve durar uns 5 a 10 minutos.
Depois os solicitantes ficam chateados porque ninguém responde, ou porque demoram.
Depois dessa minha postagem, reclamando, eles respondem.
Pior é que acham que sempre terão uma boa explicação e ficarão chateados porque cobramos, pelo menos, um ...Valeu!
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor EvandrPic » 03 Abr 2013 16:27

Apoiado...
Isso quando não voltam e reclamam que o circuito/programa fornecido não está adequado ao que ele pediu, sendo que na maioria das vezes não sabem nem descrever a própria dúvida..

MOR_AL escreveu:É por essas e outras que não gosto de fornecer dicas mastigadas.
Mesmo viajando, sem tempo, sem computador, etc. é possível ir a uma Lan House e postar um retorno. Deve durar uns 5 a 10 minutos.
Depois os solicitantes ficam chateados porque ninguém responde, ou porque demoram.
Pior é que acham que sempre terão uma boa explicação e ficarão chateados porque cobramos, pelo menos, um ...Valeu!
MOR_AL
EvandrPic
Dword

Mensagempor alves.jefferson » 04 Abr 2013 15:32

MOR_AL escreveu:É por essas e outras que não gosto de fornecer dicas mastigadas.
MOR_AL

Me perdoe MOR_AL, por conta da greve dos professores ano passado, minhas provas finais e trabalhos cairam tudo uma em cima da outra, realmente não tive tempo algum, nem 5 minutos. Me perdoe não responder, hoje que foi dar uma aliviada e voltei a mexer no projeto, sinceramente me desculpe. :(
Entendo sua frustação, não seria imbecil e mal educado a ponto de voltar ao tópico ou manda mensagem privada pelo menos pra agradecer, isso realmente não faz meu tipo.

Mas respondendo ao tópico, eu testei o ckt que você postou MOR_AL, e saia 10mV. Talvez seja porque coloquei algum transistor errado, mas estou procurando fazer algo em cima do que vocês falaram, e não copiar.

Espero não ser tarde para isso, mas Obrigado meu chapa, é por conta de pessoas como você que esse fórum segue adiante.

Novamente, me desculpe.
alves.jefferson
Bit

Mensagempor MOR_AL » 05 Abr 2013 00:16

Caro Jefferson!
Sem problemas.
Sobre seu circuito.
Como informei ele tem limitação de corrente.
Enquanto a tensão sobre R7 alcançar 0,65v aprox., o transistor Q5 conduz, limitando a corrente nos dois transistores (Q1 e Q2). Isso faz com que a tensão de saída caia. Isso acontece quando colocamos uma resistência de carga que solicite mais corrente do que foi projetado.
R7 é menor ou igual a 0,65/I0. I0 é a corrente de saída.
P/ I0 = 150mA = 0,15A --> R7 = 0,65/0,15 = 4,333.
Use ou 3,9 ohms ou 4,7 ohms.
Teste para ver qual a melhor opção.
Observe as minhas duas informações anteriores.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor alves.jefferson » 06 Abr 2013 20:44

MOR_AL, agradeço de coração a ajuda prestada.

Mas vamos lá. Fiz o curso técnico em Eletrônica a quatro anos atrás e não mexi muito tempo nessa área, por alguns fatores que não vem ao caso. Mas tenho a seguinte dúvida.
Como faria pra gerar a rampa na saída usando uma topologia, assim como o amigo Aquino sitou. Fiz os cálculos pra se ter uma saída 150Vpp, mas não consegui gerar a rampa usando o bufferzinho RC. Outra coisa, estive lendo sobre alguns geradores de rampa, e o pic10f200 faz esse trabalho usando PWM. Seria viável nessa minha empreitada usá-lo?
alves.jefferson
Bit

Mensagempor MOR_AL » 06 Abr 2013 21:44

alves.jefferson escreveu:MOR_AL, agradeço de coração a ajuda prestada.

Mas vamos lá. Fiz o curso técnico em Eletrônica a quatro anos atrás e não mexi muito tempo nessa área, por alguns fatores que não vem ao caso. Mas tenho a seguinte dúvida.
Como faria pra gerar a rampa na saída usando uma topologia, assim como o amigo Aquino sitou.
Talvez seja melhor perguntar a ele. Digo isso por dois motivos:
a) Ele é o "pai" da idéia e não seria justo eu tomar à frente da idéia dele.
b) Mesmo porque, não me dei conta da topologia dele, consequentemente, não entendi direito.
Por outro lado posso continuar a te auxiliar com a minha idéia.
Em princípio, parece que aumentando o valor do capacitor em paralelo com o zener, vai criar uma rampa de tensão até que esta alcance a tensão zener. Como a tensão de saída é proporcional à tensão sobre o capacitor, ela também vai subir mais lentamente.

Mas você não especificou o tempo de subida da tensão de saída. Se for uma exponencial, pode ser feita com o capacitor em paralelo com o zener (acho. Teria que analisar com mais calma sobre as consequências e depois montar e testar). Se demorar mais tempo, aí a coisa muda de figura.

Fiz os cálculos pra se ter uma saída 150Vpp, mas não consegui gerar a rampa usando o bufferzinho RC. Outra coisa, estive lendo sobre alguns geradores de rampa, e o pic10f200 faz esse trabalho usando PWM. Seria viável nessa minha empreitada usá-lo?

Sim. Mas acho que o principal é a obtenção da fonte, depois fica mais fácil como controlar a subida da tensão.
MOR_AL

MOR_AL
Dword

Mensagempor alves.jefferson » 07 Abr 2013 00:08

Entendi MOR_AL, desculpe colocar a carroça na frente dos bois. :oops:

Mas o tempo de subida poderá ser modulado variando a capacitância dele certo?

ps: agora que vi o erro grotesco no português (citou e não sitou)... fazer qualquer coisa na pressa é uma droga. desculpe.
alves.jefferson
Bit

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos