Gerador de frequencia (ajuda)

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor lucasromeiro » 02 Nov 2012 11:19

MOR_AL escreveu:Claro que posso te auxiliar. Para isso me informe. Você entende o que está escrito no manual?
Se não, dê uma olhada na figura 8-1. Ela mostra um gráfico das duas tensões de entrada de um dos comparadores (Vin+ e Vin-) e a tensão de saída (Output).
O eixo horizontal é o tempo e o eixo vertical são as três tensões.

Para entender o que ocorre, imagine uma linha vertical cruzando (perpendicularmente) o eixo dos tempos e cortando as três tensões. Isso determina um instante. Um valor para o tempo. Os valores das tensões são os pontos que esta linha cruza as três tensões.

Quando a tensão na entrada não inversora (Vin+) for menor que a tensão na entrada inversora (Vin-), a saída Output vale zero lógico.
Quando a tensão na entrada não inversora (Vin+) for maior que a tensão na entrada inversora (Vin-), a saída Output vale um lógico.

Agora releia as postagens anteriores e tente fazer um programinha. É bem simples esse programa. O circuito também já foi apresentado, basta montá-lo. O hardware é o circuito RC. Ele é que vai determinar os períodos Ton e Toff. A expressão da frequência também já foi apresentada (f = 2,2 x Rf x C). Pode incluir dois resistores para a outra entrada do comparador, ou pode incluir uma tensão de referência por software. O modo que o comparador vai operar já foi mostrado.
Agora falta colocar seus neurônios para trabalhar e testar.
DEPOIS de ter testado, se ainda não funcionar, aí você pede ajuda. Mas tem que mostrar o que você fez e colocar a figura do circuito.
MOR_AL

Valeu Moral !!

Pelo visto vai ser complicado... nem sei por onde comecar, quer dizer sei. tentar entender algo disso td... shuahsuaha.
n sei nem como se faz essas ligacoes no pic... oO
valeu velho.
Vou fazer umas pesquisas p ver se consigo algo.
lucasromeiro
Byte

Mensagempor ze » 03 Nov 2012 13:22

já pensou em configurar o oscilador como rc e usar um potenciômetro no lugar do r? e fazer "for (; ; ) RB0^=1;". eu já. mas não testei. precisava que fosse 26k...80kHz. interrupts cuidariam do resto. não dá pra simular c proteus
abç
ze
Dword

Mensagempor lucasromeiro » 03 Nov 2012 20:39

lellis escreveu:já pensou em configurar o oscilador como rc e usar um potenciômetro no lugar do r? e fazer "for (; ; ) RB0^=1;". eu já. mas não testei. precisava que fosse 26k...80kHz. interrupts cuidariam do resto. não dá pra simular c proteus
abç

está ai uma ideia interessante!!!
será que nao simula mesmo???

pois outra ideia boa eh fazer um circuito rc comum sem pic... sera que funciona??

ta ai... pq a parada do comparador ta mt complicado, n entendi mt bem, n to sabendo fazer...
lucasromeiro
Byte

Mensagempor ze » 05 Nov 2012 20:15

não devia comentar pois este forum é de pic...
com oscilador rc comum voce tem boa chance de sucesso na simulação e na real. uma (0000001) opção: experimente o bom e velho 555 na configuração 50% duty cycle. não sei se a variação do pot vai ser linear
abç
ze
Dword

Mensagempor lucasromeiro » 05 Nov 2012 20:26

lellis escreveu:não devia comentar pois este forum é de pic...
com oscilador rc comum voce tem boa chance de sucesso na simulação e na real. uma (0000001) opção: experimente o bom e velho 555 na configuração 50% duty cycle. não sei se a variação do pot vai ser linear
abç

Já apanhei ai tb!!! nao consegui fazer isso...

a primeira coisa que tentei foi c pic, nao deu certo, nem com interrupcao, nem com delay. (estranho)

depois tentei com 555, mas nao consegui fazer funcionar de forma alguma. pq nunca mechi c 555. vou tentar agora o rc e continuar no 555 testando...

alguem pode me ajudar c o 555?
lucasromeiro
Byte

Mensagempor lucasromeiro » 05 Nov 2012 21:55

preciso de ajuda com o comparador. o circito do 555 nao consegui a faixa de 100hz até 10khz
lucasromeiro
Byte

Anterior

Voltar para PIC