Miliohmímetro e Amperímetro - Help !!

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Miliohmímetro e Amperímetro - Help !!

Mensagempor _blackmore_ » 05 Abr 2009 12:10

Pessoal, bom dia.

Preciso fazer dois circuitos dos quais estou com algumas dúvidas.

Circuito 1 - Miliohmímetro

Tenho aqui uns pedaços de Ni-Cr onde quero saber o valor da resistência deles e poder o colocar em um amperímetro.
Para se utilizar um PIC nesta leitura eu gostaria de usar a tensão de referência a própria alimentação do pic (5 volts) com 10bits no canal AD, isso dá 4,8876 E -3 ...
Esta resolução será suficiente para o miliohmímetro? ou seria melhor amplificar o valor da tensão com amp op e no software fazer a correção do valor de resistência ? :?:

Circuito 2 - Amperímetro

Depois que conseguir medir a resistência do Ni-Cr eu vou utilizá-lo no amperímetro, onde utilizarei do valor de sua resistência e da diferença entre tensão nos extremos da resistência para saber o valor de corrente.
O que está pegando é que medindo a corrente com um amperímetro (fonte de 5 Volts e 3 Ampères que é o limite da minha fonte) a corrente começa com 2,65A e depois de uns 10 segundos vai caindo por volta de 2,40A devido ao aquecimento da resistência de Ni-Cr.
Nos cálculos com os valores de corrente e tensão medidos verifiquei que a resistência terá 1,88 R e 2,08 R respectivo as medições de corrente acima.
Ae onde está a grande dúvida ... que danado acontece com esse valor de resistência sendo que o valor por metro dela é de aprox. 0,8R e estou utilizando cerca de 0,08 m? Será que estou doido? :shock: ou isso é magia negra? :twisted:

Qualquer comentário que me esclareça essa magia negra aqui eu agradeço !!

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor fabim » 05 Abr 2009 12:50

amigo, o proprio mili ohmimetro pode ser o amperimetro,,,,rsrsrs

fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 05 Abr 2009 13:17

mas não estou conseguindo medir a resistência do NiCr ... sacou?

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 05 Abr 2009 13:37

mas, não é Ni-Cr que se usa e sim Constantan

além do mais Ni - Cr tem a dificuldade de não pegar solda

Claro que amplificar esses mV com Ampl. Operacional será a melhor opção
e preferencialmente na config. Ampl. de Instrumentação ou o CI

Mas qual a intensidade máx que pretende medir ?
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 05 Abr 2009 14:33

Djalma

Estou utilizando este pedaço de NiCr para fazer o circuito pq não encontrei nem Cuprotal nem Constantan ... na verdade estou "aproveitando" um restim de material do trabalho que estou fazendo para a faculdade e com isso aprender um pouco de eletrônica analógica pois sou tosco nisso tudo ainda!
Quanto ao uso do amp. op. eu já providenciei material para estudar e já fiz um circuitinho amplificador em trocentas vezes !! hehe
Agora essa discrepância nos valores teóricos do téco de NiCr que está me deixando mais com o pé atrás .. entendeu?
A intensidade .. poxa ... um valor de corrente de 4A seria de bom tamanho .. contando que com este eu poderia utilizar em minha fonte que tem limite de 3A ...

abrax!

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor MOR_AL » 05 Abr 2009 15:04

Olá _blackmore_!

Você disse que quer usar a própria fonte de alimentação do circuito para servir de referência para o conversor de 10 bits do PIC. Você deve estar usando um regulador 7805, ou um regulador comum para fontes de alimentação.
Olha! :!:
A probabilidade de sua fonte de alimentação possuir a precisão de 5000 mV +/- 1,25mV é QUASE NULA (para não dizer NULA). (2,5mV é a tensão que representa meio bit menos significativo). Principalmente devido às comutações que o PIC possui. Se seu circuito for funcionar entre 10 graus e 40 graus, a variação de temperatura vai fazer com que a tensão de alimentação varie (bem) mais que 2,5mV. Veja o manual do 7805.
Se você realmente quer um CAD com 10 bits, então sugiro que você parta para uma tensão de referência EXCLUSIVA para o CAD.

... Infelizmente, tem mais ainda. :cry:
Se o seu sinal MÁXIMO na entrada do CAD do PIC, não for igual à tensão de referência, então você tem um CAD com 10 bits, mas estaria usando menos bits.
Exemplo:
Suponhamos que o seu sinal máximo atinja 1 volt e sua referência para o CAD é de 5 volts.
Nesse caso você estaria usando 1/5 da capacidade do CAD, ou seja cerca de 200 valores, em relação aos cerca de 1000 valores possíveis do CAD.

Você tem que colocar um estágio de ganho, pois normalmente a tensão máxima do sensor (seu resistor de fio) é menor que a tensão de referência do CAD.
... E não para por aí, não! :!:
O operacional, que você vai usar para ajustar o ganho, tem que ser compensado para o valor de ofset de tensão. Os resistores deste estágio devem ser tal que a impedância vista pelas entradas do operacional sejam quase iguais. Isso diminui o ofset de corrente. Seus valores também são importantes.
... E para terminar, provavelmente deve haver algum tipo de filtragem, pois estes sinais sempre vem acompanhados de ruído, quer seja induzido (EMI), quer seja conduzido, ou as vezes o próprio sensor introduz o ruído.

Tem um ditado que diz "O ótimo é inimigo do bom".

Veja se um CAD com 8 bits serve para o seu projeto. Ou então, comece com um CAD de 8 bits e meça se a precisão que você vai obter é suficiente.
Boa sorte.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 05 Abr 2009 16:30

MOR_AL

Você deve estar usando um regulador 7805, ou um regulador comum para fontes de alimentação.

Eu iria retirar a tensão de referência da alimentação do PIC e não da saída da fonte ... atualmente estou utilizando um LM317 ... mas pretendo fazer uma outra fonte de vi com saída a transistor e que se limita também a corrente ... uma fonte de bancada muito melhor que a minha ( http://www.electronics-lab.com/projects ... index.html )

A probabilidade de sua fonte de alimentação possuir a precisão de 5000 mV +/- 1,25mV é QUASE NULA...Se você realmente quer um CAD com 10 bits, então sugiro que você parta para uma tensão de referência EXCLUSIVA para o CAD
humm ... então ... com o que tu explicou vou colocar então um regulador específico para a referência do PCI.

... Infelizmente, tem mais ainda. :cry:
ou felizmente !!! :)
bom ... vou ver como fica a resolução na montagem e depois eu decido se 8 ou 10 bits ...

O operacional ... do operacional sejam quase iguais. Isso diminui o ofset de corrente. Seus valores também são importantes
eu já previa isso, tive que aumentar um sinal estes dias e os valores calculados não eram iguais os calculados ... refiz os cálculos com os valores exatos dos resistores e deu tudo certo ... vou ter atenção nisso.

... E para terminar, provavelmente deve haver algum tipo de filtragem
é ... aí eu não cheguei ... por acaso é o snubber? como faço isso?

Tem um ditado que diz "O ótimo é inimigo do bom"
já me disseram também que as vezes o melhor é o que eu preciso e não o que eu quero ...
Vou seguir sua orientação e tentar terminar logo esse miliohmímetro ...

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor MOR_AL » 05 Abr 2009 20:51

_blackmore_ escreveu:
Eu iria retirar a tensão de referência da alimentação do PIC e não da saída da fonte ... atualmente estou utilizando um LM317 ... mas pretendo fazer uma outra fonte de vi com saída a transistor e que se limita também a corrente ... uma fonte de bancada muito melhor que a minha ( http://www.electronics-lab.com/projects ... index.html )

Esta fonte pode ser boa, mas não se usa este tipo de fonte como referência para CAD. Esta fonte usa como referência para sua tensão, o diodo zener de 5,6v. Zeners para esta tensão são os que possuem menor variação de tensão com a temperatura. Se você aplicar uma certa corrente nele, sua tensão fica mais estável ainda. Porém, este não é um componente para referência de CAD, pois ainda varia mais que o necessário, quando a temperatura ambiente varia.
Um bom candidato poderia ser o integrado TL431. Para 8 bits ele é suficiente, já para 10 bits teria que ensaiar vários e ver qual possui uma variação compatível da tensão com a temperatura.

Aliás. Vamos pensar um pouco. Esta fonte possui uma saída regulável entre 0 e 30 volts. Certo? Então sua tensão de entrada deve estar no mínimo em 35 volts. ... E a corrente máxima é de 3 ampéres.
Imagine que você precise de uma tensão de 5 volts @ 3 ampéres.
A tensão sobre o 2N3055 seria de 35 - 5 = 30V, e a corrente de 3A.
Isso dá uma dissipação no 2N3055 de 30 x 3 = 90 WATTS.
Mesmo com este dissipador da figura, seu transistor sobre-aqueceria. Se você for montar mesmo esta fonte, considere a possibilidade de acrescentar uma boa ventoínha, pois, para estes casos de corrente alta e tensão baixa será necessária.
... E para terminar, provavelmente deve haver algum tipo de filtragem
é ... aí eu não cheguei ... por acaso é o snubber? como faço isso?

Não é snubber. Snubber é um tipo de filtro usado em comutações. Eu me refiro a um filtro passa-baixas frequências, para reduzir o nível de ruído em mais altas frequências. Mas normalmente se monta um protótipo e se mede o nível e faixa de frequências do ruído. Após isso é que vai se determinar se realmente este filtro (ativo) é necessário e em que grau de atenuação.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 06 Abr 2009 02:11

bom ... vou dar uma pausa nisso ... preciso aprender outras coisas no momento ... quando voltar a fazer isso atualizo aqui os resultados ...
obrigado pela ajuda

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor geraldomelo » 06 Abr 2009 05:41

Pessoal , só pegando uma caroninha aqui , tbm tenho aqui uns Tl431 para referencia de tensão , mas ele são regulados por resistores , e dependendo dos resistores tbm , a referencia pode ficar comprometida .. bom , a pergunta eh qual outro componente vcs me indicariam para referencia de tensão que já venha com o valor fixo ?? de preferencia baratim e fácil achar

abs

geraldo
geraldomelo
Byte

Mensagempor chipselect » 06 Abr 2009 07:38

tenta achar o REF02, de 5V.
chipselect
Word

Mensagempor ze » 06 Abr 2009 08:19

cabe + 1 carona? onde posso comprar este tal de ni cr ou constantan? é um fio? preciso medir corrente de 1 carregador 5, 10, 20, 30 A num display. concordo que a configuração ampop instrumentação é a ideal. mas a corrente não vai ser dc e sim tipo onda completa sem capacitor e despedaçada por um scr. é +- fácil medir a média deste sinal doidão?

Aliás seria tal fio o mesmo de chuveiro?
(esqueci de dizer chuveiro elétrico!!rs)
abç
ze
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 06 Abr 2009 09:03

lellis

fala bixo .. então ... esse fio (NiCr) é utilizado para se fazer resistências, como dito acima é difícil de soldar e não é uma boa para se fazer medição de corrente, pois quando ele aquele muda demais sua resistência.
Dá uma verificada nas propriedades ( http://www.casaferreira.com.br/aquecime ... /ligas.htm ) e se quiser comprar liga na própria casa ferreira, procura o João.
abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 06 Abr 2009 09:25

Se extra-custo pode retirar a R (de fio) de um Instrumento Digital é para 10 Ampéres.

Existem reguladores específicos para Ref. ADC de 2.048 Vdc e 4.096 Vdc

Depois volto com o nome dos 'bixim' como diz o Fabin
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor fabim » 06 Abr 2009 09:37

lellis escreveu:cabe + 1 carona? onde posso comprar este tal de ni cr ou constantan? é um fio? preciso medir corrente de 1 carregador 5, 10, 20, 30 A num display. concordo que a configuração ampop instrumentação é a ideal. mas a corrente não vai ser dc e sim tipo onda completa sem capacitor e despedaçada por um scr. é +- fácil medir a média deste sinal doidão?

Aliás seria tal fio o mesmo de chuveiro?
(esqueci de dizer chuveiro elétrico!!rs)
abç

Pessoal.
Eu utilizo 4 resistores de 0.47R +/- 10%, aqueles utilizados em potência automotiva, são brancos e cerâmicos.
Utilizo 4 * 0.47R, por 5W cada.

Vamos aos calculos, no meu caso.
Rtotal 0.1175R - Wtotal 20W.

No meu caso, para saber o consumo em amperes fiz o seguinte.
"Eu precisava de medir até 30A DC"
V = I * R
R = V / I
I = V / R

30A e 0.1175R, qual tensão proporcional a 30A ?
30A * 0.1175R = 3,525V

Deixa eu conferir uma coisa.
Sei que W = V²/R.
Então 3.525²/0.1175 = 105W sobre o resistor não vai dar samba né ?

Mesmo você utilizando shunt´s para derivação de corrente proporcional, ele não suporta por muito tempo, a não ser aqueles projetados e fabricados para este fim.

Das dicas que eu dei alí encima, você pode baixar o valor da associação dos resistores, de tal forma que a tensão se adeque a sua necessidade, tanto como a potência total.

Experimente refazer o calculo com 6 resistores de 0.47R.

fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Próximo

Voltar para PIC