barreiras infravermelhas (IR)

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

barreiras infravermelhas (IR)

Mensagempor marcospaf » 14 Out 2007 11:35

fala pessoal beleza?? estou precisando de uma ajuda para a construção de barreiras infravermelhas .

Eu sei que existe a venda no mercado , itens de segurança, mas estava afim de fazer , alguem pode dar uma ajuda ,ou ainda quem tiver esta vontade podemos participar ai de um projeto.

A barreira pode ter varios transmissores e receptores , ela vai ter de ser codificada para evitar problemas com luzes.

O problema que não sei ainda por onde começar se alguem , tiver algum material ou sugestão , obrigado.

valeu !!!!
marcospaf
Bit

Mensagempor phophollety » 14 Out 2007 13:38

Um jeito bem bem facinho é implementando uma lógica AND no pic, explico:

Liga o LED, testa OPTO e faça isso várias vezes, umas 50 por exemplo, cada vez que você ligar o led e o OPTO for verdadeiro, incrementa um registrador.

Depois pode fazer de uma maneira bem rígida, comparando os registros, numero de TX = RX, ou proporcionalmente, por exemplo, se mandou 50 pulsos tem que receber pelo menos 30.

Um outro teste também que aumenta a segurança é testar a porta com o led desligado, desta maneira se ele estiver em 1 você sabe que tem alguma fonte de luz enganando o seu receptor.

Desta maneira você evita ruídos tanto com led ligado como desligado.

Ficou claro!?

[]s
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor fenix3 » 14 Out 2007 13:53

Periodo do led ligado: 20uS
Periodo do led desligado: 1mS
Para limites extremos de corrente no led, que podem chegar a 1A
Se tiver sistema de codificacao, ajuda muito na seguranca do sistema, mas em alarmes nao conheco nenhum codificado, sao todos pulsados...

No transmissor a maioria eh assim, um oscilador baseado no 4093 e um 4040 para dividir o tempo formando os pulsos...

No receptor um tremendo amplificador de ganho para sinal pulsante.
Luis Fenix
Maaaaraaaaviiilhaaaaaa! (Bem devagar para irritar a todos).
fenix3
Byte

Mensagempor marcospaf » 14 Out 2007 14:15

po show de bola to começando a entender isso não parece ser dificil , agora uma outra questão :

vamos supor que o led e o opto estajam em distâncias longas , ou seja afastados um do outro e não estajam perfeitamente alinhados .

existe a possibilidade de fazermos um '"leque" no sinal?? ou seja uma abertura na transmissão , eu sei que isso vai ocasionar uma perda no sinal , mas teria como?? acredito que para isso tenha que usar algum tipo de lente , ou será que os leds já possuem esta tal abertura???

valeu
marcospaf
Bit

Mensagempor phophollety » 14 Out 2007 16:48

Você não tem que abrir o leque, pelo contrário, tem que fechar, pense em um triângulo equilátero, quanto maior for o ângulo entre os lados iguais maior vai ser o lado oposto ao ângulo, certo!?

Aumentanto a distância você aumenta o lado oposto, agora pense em um cone da mesma maneira que o triângulo, o que você tem que fazer na verdade não é aumentar o ângulo e sim diminuí-lo, para que a uma distância maior ele tenha a mesma projeção da luz. Pois o que te ajuda é ter uma relação de watts/m² o maior possível e não o menor, como a intesidade é fixa o que tem que fazer é diminuir a área.

Os leds possuem o ângulo de abertura e isto é dito no DataSheet (geralemente os ângulos para IR são menores, pois já é sabido que a distância de operação é maior, veja isto no seu modelo) mesmo assim pode ser necessário diminuir um pouco mais, para tal vai ter que recorrer a uma lente e vamos pensar que o meio que a lente está é o Ar. Neste caso relembrando um pouco da física ótica uma lente que faz o que você quer é uma do tipo convergente, que vai "forçar" os raios de luz a se convergirem todos em um mesmo ponto (este ponto é o ponto focal), como o meio do ar pode ser considerado praticamete 1 ( como o vácuo) e a lente é mais refringente do que isso, será convergente e de bordos finos. O interessante também é colocar o fotodiodo(transisto) exatamente no ponto focal, ai você tera o rendimento máximo, mas se for próximo também funciona muito bem.

Se quiser tentar arriscar calcular a lente (o que para uma lente simples não é difícil) recorra as equações de Gauss -> 1/f = 1/p + 1/p'

certo!? []s!
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor marcospaf » 14 Out 2007 17:11

po cara legal mesmo , valeu mesmo. Acredito que você manja muito deste assunto , ja fez algo deste tipo??

eu vou comercar a fazer durante esta semana , se tiver msn ou alguem interessado o meu é :

marcospaf@msn.com

mas se tiverem mais sugestões vamos colocar !!!! hehehe nunca é demais !!!

valeu
marcospaf
Bit

Mensagempor phophollety » 14 Out 2007 20:39

Uma vez eu "encasquetei" que queria fazer um sensor automático de lavatório (esses de shopping de abrir a torneira quando se poem a mão), fiz tudo discreto, uns 2 LM555 para controlar o tempo de ligado e tempo anti-repique (quando ele desliga por que você tirou um pouco a mão mas logo poem devolta, como para pegar mais sabonete), um CA3140 para amplificar e um LM566 como oscilador, eu lembro que foi meio chato fazê-lo funcionar, ainda mais por que eu era bemmmm mais molecão (acho que tinha uns 14 por ai), lembro até uma vez que bateu sol no sensor ehehe e a torneira abriu :roll: :roll:..

Ai eu desmontei e larguei pra lá, um dia resolvi testar o conceito da porta AND e deu certo, mas não cheguei a montar, está na minha lista de projetos a serem feitos, ehehhee.

Já te adicionei sim, nos falamos por lá...

[]s
phophollety
Dword

Mensagempor marcospaf » 14 Out 2007 22:44

hehehe !!!

cara se vocÊ olhar , po os microcontroladores facilitam muito a nossa vida , hehehe.

o grande problema de alguns são ruídos nada que uma boa proteção possa ajudar tanto por software ou hadware . show de bola cara , eu vou ver se ja arrumo uns led e optos esta semana para começar a brincadeira.

ai se o bicho pegar vou pedindo auxilio, o legal seria criar uma codificação não sei se será possivel , creio que não somente por pulsos mesmo , vamos ver.
marcospaf
Bit

Mensagempor phophollety » 14 Out 2007 22:55

hehe, demais! Se não fossem eles as coisas não seriam tão "tops"

Codificar é possível e não é difícil, só um pouco de criatividade ajuda muito

De qualquer maneira, meu msn renanvalente@gmail.com

Tentei te adicionar, mas não sei se foi..

[]s!
phophollety
Dword

Mensagempor marcospaf » 15 Out 2007 00:01

po te adicionei la !!! beleza!! agente vai se falando ai . valeu
marcospaf
Bit

Voltar para PIC