Converter interface gráfica de programação em código

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Re: Converter interface gráfica de programação em código

Mensagempor sandroforum » 18 Fev 2016 12:40

boa tarde ze, tudo bom pode deixar que eu posto sim só vou resolver esse impasse para gerar esses ifs dinamicamente pois não daria para trabalhar totalmente com interrupções ja que nem todos os pinos aceitam.
muito obrigado
sandroforum
Bit

Mensagempor ze » 18 Fev 2016 14:41

Tens razão amigo. Só que neste caso não há necessidade de habilitar nenhuma interrupção nos pinos. Basta a da uart mesmo.
(Eu ia perguntar se já fizeste um pisca led com sucesso, mas acho isso poderia soar como 1/2 ofensivo sendo que de fato não é então esquece...)

Acho que não estamos conseguindo nos sintonizar harmoniosamente (lindo isso). Acho que o problema é do meu lado que não consigo expressar direito como minha bola de cristal vê seu projeto. Dificuldade de visualizá-lo rodando em tempo real com estes if´s que até o momento vendo só a superfície do seu projeto, considero desnecessários. Se achar que deve, fale + sobre ele, onde, por quê, por quem, como vai ser usado e tal. Quiçá novas luzes se acendem...
Boa sorte
ze
Dword

Mensagempor sandroforum » 18 Fev 2016 17:00

Blz zé, relaxa pode ser eu que não esteja sabendo colocar as palavras em questão mas com certeza no fim do processo todos chegaremos ao mesmo resultado (rsrsrs), vamos lá vou tentar explicar de outra forma, imagine uma interface java, visual basic, delphi, c# pouco importa onde dessa interface o usuário monta suas condições (veja o usuário não vai montar no mplabx para compilar).
No hardware esta ligado fisicamente :
  • pino1 -> portb.0
  • pino2 -> portb.1
  • pino3 -> portb.2
  • ...
  • pino10 -> portd.0
  • pino11 -> portd.1
  • ....

condicões que o usuário1 monta na interface (veja que ele definiu quem são os pinos de entrada e saída e escreveu a condição)
cpp code
TRISB=0b00000001
TRISD=0b00000000

if (pino1 == 1)
{
pino10 = 1;
}
else
{
pino10 = 0;
}

condicões que o usuário2 monta na interface (veja que ele definiu quem são os pinos de entrada e saída e escreveu a condição)
cpp code
TRISB=0b00000000
TRISD=0b00000001
if (pino10 == 1)
{
pino1 = 1;
}
else
{
pino1 = 0;
}

condicões que o usuário3 monta na interface (veja que ele definiu quem são os pinos de entrada e saída e escreveu a condição)
cpp code
TRISB=0b00000011
TRISD=0b00000000
if (pino1 == 1 && pino2 == 1)
{
pino10 = 1;
pino11 = 1;
}
else
{
pino10 = 0;
pino11 = 0;
}

Veja que para as três situações os três programas que foram escritos na interface são diferentes onde cada usuário definiu quem queria como pino de entrada e saída e escreveu a condição necessária. A partir dai a interface vai se comunicar com o hardware via usb, serial, wifi, etc e enviar essas condições via protocolo (que até aqui tudo tranquilo para se comunicar e enviar e o hardware receber). Minha pergunta é qual a melhor forma de armazenar essas condições dentro do microcontrolador para que uma vez que for enviado o pc pode ser desconectado e o hardware execute essas condições. Lembrando que no Hardware já existe um protocolo para receber esses dados do pc (gostaria de achar uma melhor forma de armazenar e executar essas instruções sem que eu grave o arquivo hex novamente).
Muito obrigado
sandroforum
Bit

Mensagempor ze » 18 Fev 2016 19:23

ok amigo. Provavelmente alguém entendeu 100% da sua problemática. Quanto a mim, talvez só com desenho mesmo e olhe lá. Algo que pode ajudar é se vc disser pra que serve isso e tal... mas isso não é muito importante
De toda a forma penso que a melhor forma é usar eeprom interna ou até mesmo externa como já disseram
ze
Dword

Mensagempor andre_luis » 18 Fev 2016 19:57

Sandro, conforme sugeri anteriormente, da maneira que voce está fazendo, não é uma boa pratica. No caso dos fragmentos de código que voce postou acima, se forem sua intensão final, não implementa do modo como mencionei: O ideal é subdividir o programa em partes que sejam funcionalmente distintas. No caso, percebi que voce colocou o TRIS e o IF na mesma camada do programa, mas o ideal seria separar. Dá uma olhada na estrutura que postei em 15/06/2016 2:18 pm, que seria o que veio a minha cabeça, mas voce poderia fazer diferente, mas seguindo esse conceito de organização do programa, senão fica dificil analisar.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor vtrx » 18 Fev 2016 20:12

Acho que entendi sua dúvida,mas o que você quer é bem complexo,pelo menos no na minha imaginação de opções :mrgreen:
O usuário escolhe quem ´vai ser entrada e quem vai ser saída e qual PORT;
Código: Selecionar todos
TRISB=0b00000011

Nesse momento terá que definir qual pino de entrada vai ativar um certo pino de saída!
O usuário pode querer que um pino X,como entrada,ativa um pino Y de saída,ou Y e J,ou Y,J,K do PORTa ou b, ou ambos :shock:
vtrx
Dword

Mensagempor andre_luis » 18 Fev 2016 20:23

vtrx escreveu:o que você quer é bem complexo,pelo menos no na minha imaginação de opções

Penso um pouco diferente...se reduzirmos um problema grande em pedaços pequenos, fica mais fácil. O maior problema é quando o programador na ânsia de já ver algo funcionando, já parte direto pro código sem montar um descritivo ou fluxograma, e aí a coisa fica realmente complicada. Acho que ele deve perder um pouco mais de tempo rabiscando em pseudo-código ( ou, pseudo-funções ), e só depois partir pra linguagem de programação.
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor sandroforum » 19 Fev 2016 12:47

Obrigado caros colegas pelas suas postagens, é isso mesmo vtrx você entendeu exatamente a idéia onde o usuário define quais portas ele quer como entrada e saída e o mesmo escreve as condições.
Muito obrigado
sandroforum
Bit

Mensagempor ze » 19 Fev 2016 13:17

bom .. eu acho que todos entenderam assim. O que pode estar confusa é a "maneira" de como o usuário deve interagir com o sistema. Penso que nada mais é do que na tela do dispositivo (pc, tablet, smartphone ou escambal) há campos que seriam uma cópia dos registros do mc. Ao clicar em algo, estes seriam transmitidos via serial (wifi, bluethoot ou escambal) e alocados corretamente nos registros do mc. Obviamente o usuário deve ter mínimas noções do funcionamento do mc (se estiver errado não sei se importa tanto. Bola de cristal já ta enferrujada mesmo) Assim sendo, as dicas do amigo andré (análogas às minhas) podem não ser totalmente inúteis...

Não sei se quero saber mais onde vai ser usado isso. bem.. talvez um pouco
ze
Dword

Anterior

Voltar para PIC