acionamento de lampâda fluorescente com pic

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

acionamento de lampâda fluorescente com pic

Mensagempor barreto_eng » 05 Ago 2007 19:50

Ola, amigos fiz um circuito para acionamento de 8 lampâdas fluorescentes, o problema é o seguinte:

- quando aperto uma tecla qualquer as vezes o pic resseta sozinho, já tentei de tudo como filtros rc e tudo mais gotaria de algumas sugestôes.

- se alguem já teve problemas com interferencias.

- quando desligo as lampâdas do circuitos e aciono só os 8 leds o circuito funciona normalmente .

- o que eu faço ????

- seria problema de cofiguraçâo ???

- @ device pic16F628, intrc_osc, wdt_off, pwrt_on, mclr_off, bod_off, lvp_off, protect_on

- estou programando em basic
barreto_eng
Bit

Mensagempor RobL » 05 Ago 2007 21:29

Seu Pic não tem plano de terra.
Faça um teste, com seus leds. Ligue uma só lâmpada junto ao PIC. Deve travar.
Caso esteja em proto board coloque sua carga a quilômetros de distância do PIC. :wink:
RobL
Dword

Mensagempor leoabubauru » 05 Ago 2007 22:06

Plano de terra é uma saída. Outras seriam:

- Capacitor de desacoplamento bem próximo da alimentação do PIC;
- MCLR com filtro ( 5V|----/\/\/\-----|MCLR|------||-------|GND );
- Colocar o circuito de chaveamento e potência bem longe do PIC;
- Não deixe nenhum pino flutuando sem conexão. configure-os com o entradas e coloque-os em GND ou Vcc.

É isso!
Tento, tento e tento...
Me arrebento!
Também bato!
Ô negocim bunitim essa tal eletrônica de barco!
leoabubauru
Byte

Mensagempor juarezbazzo » 05 Ago 2007 23:26

Olá amigo, já passei por isso, foi um sufoco, tentei todos os filtros, mas sanou problema ao colocar um capacitor de 470nf 400V em paralelo com a rede junto ao reator, tanto na hora de ligar e desligar, o reator gera um ruido muito grande na rede
:lol: 100+; um abraço; Juarez Bazzo NH - RS
juarezbazzo
Bit

Mensagempor barreto_eng » 06 Ago 2007 20:18

ola amigos. será que se eu fizer um detector de zero , e fizer o acionameto toda vez que detectar o zero da rede eletrica eu não vou conseguir diminuir o ruido na minha placa?
barreto_eng
Bit

Mensagempor MOR_AL » 06 Ago 2007 22:20

Olá barreto_eng.

ola amigos. será que se eu fizer um detector de zero , e fizer o acionameto toda vez que detectar o zero da rede eletrica eu não vou conseguir diminuir o ruido na minha placa?

Tenta. Só pode melhorar. O detalhe é que a geração de ruído em circuitos indutivos se dá com a variação da corrente neles. Como é um circuito resistivo indutivo (e até um pouco capacitivo), o zero de tensão não garante ser o melhor ponto de atuação.

Oppss. Lapso meu.

No caso de acionamento você está certo. Para desligar é que vale o que eu escrevi acima.

Verifique se a interferência é conduzida ou irradiada.

Caso seja irradiada:

Considere o seu sistema análogo a uma comunicação via rádio, que você quer evitar.

1 - Reduza a potência do transmissor. Ou seja:
- Diminua o número de lâmpadas.
Não dá??
- Blinde a antena transmissora. Tenho umas lâmpadas fluorescentes em que coloquei um fio fino de transformador enrolado nelas (apenas uma volta por cada 5 cm). A interferência diminuiu. O fio foi ligado ao terra.

2 - Aumente a distância entre a antena transmissora e a antena receptora.
- Aumente a distância entre as lâmpadas e o circuito do PIC.

3 - Blinde a antena receptora.
- Blinde o circuito do PIC.
- Reduza um pouco as resistências do seu circuito.

Caso seja conduzida:

1 - Coloque filtros nos fios de acesso ao circuito do PIC. Sinais e alinentação.

2 - Coloque capacitores de desacoplamento (100kpF disco de cerâmica), JUNTO, entre o terra e os pinos de alimentação dos CIs.

3 - Isole com acoplador ótico.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor barreto_eng » 12 Ago 2007 09:45

obrigado amigos pelas dicas, acho que resolvi o problema ao invés de usar o moc 3020 eu usei o moc3041, que já possui um detector de zero internamente e com isso as interferencias sumiram.

até +++
barreto_eng
Bit

Mensagempor jmarcelopn » 16 Ago 2007 14:22

Ola amigos.. fiquei curioso quanto ao detector de zero. Eu ja passei por problemas desse tipo. Mas detectar o zero da rede, eu nunca tinha pensado. Como eu faço?. Tento acionar o circuito que possa estar irradiando ruídos exatamente quando o sinal da tensão passar pelo zero? Como isso pode melhorar o meu sinal?. O acionamento tem q ser instantâneo nao é? E quando eu aciono em qualquer outro valor de tensão a probabilidade dos ruídos induzirem no meu circuito é maior?

Obrigado.
jmarcelopn
Bit

Mensagempor ze » 16 Ago 2007 15:23

aproveitando o embalo: estou precisando fazer um controle PID de temperatura com pic. acho que devo utilizar relé de estado sólido. alguém tem alguma dica sobre PID? Devo utilizar MOC? (acho melhor criar outro post)
obrigado!!!!!!
ze
Dword

Re:

Mensagempor ÁgioFelipe » 23 Out 2013 09:13

lellis escreveu:aproveitando o embalo: estou precisando fazer um controle PID de temperatura com pic. acho que devo utilizar relé de estado sólido. alguém tem alguma dica sobre PID? Devo utilizar MOC? (acho melhor criar outro post)
obrigado!!!!!!

Lellis, vc fez o seu controle PID?
ÁgioFelipe
Word

Voltar para PIC