SMD e BGA em casa

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor jeanfernandes » 08 Jan 2007 23:41

Bom nao eh novidade mas se a placa tem tratamento HAL, qq fluxo de solda e um pedaco de fio de cobre estanhado com a ponta amolada voce solda qq prezepe desses ae.....

Soldamos aqui umas 200 peças e nao deu menor problema.....
Fizemos com ar ....e tals mas pra quem nao quer gastar uma grana com isso.....enrola a ponta do fio de cobre na ponta do ferro (de baixa potencia) pega uma solda daquelas 0.5 e manda bala.... rapidinho vira....

A lupa foi so pra tirar os curtos....
Só nao faça isso a noite...pois eh uma m* ficar olhando pra placa com luz artificial.

Tá falado.
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor jeanfernandes » 08 Jan 2007 23:44

Ixe tinha me esquecido de um site que visito bastante....

http://www.instructables.com/id/EBXC76M6V5EP28623C/

Zoia ae.

Xau.
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor zielpunkt » 09 Jan 2007 18:47

Concordo, Jean, que fazer qquer processo desses com placas sem tratamento hot air leveling, nem pensar. Mas, qual seria a sugestão pra manter os caras no lugar, quando a gente fala de solda por sistemas de ar quente? Produtos da Loctite são a única saida? E na questão dos bicos e pistolas (ou qquer outro raio semelhante, sei lá...) - quais modelos e onde encontrar?

Qto ao forninho, ainda vou encontrar um artigo que dá um projeto legal pra adaptar os tais, com controles de subida, manutenção, declinio de temperatura + termostato digital. Qdo achar, posto por aqui.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor jeanfernandes » 10 Jan 2007 18:37

Eu vi isso na Elektor creio que no Numero 54 - Ano 5.

Bom pra eu imagino que o cara num va tentar colocar resistor smd pra soldar tb ai eh exagero ehehehehehe..... isso fica pros ci's mas malucos .

Quanto à cola, é uma coisa a se pensar....como nunca testei esse condenado assim nem posso te falar....
jeanfernandes
Word

Mensagempor phophollety » 11 Jan 2007 01:28

Sempre achei uma estação de ar quente uma ferramente muito versátil...

Até mesmo para tirar um Dip de 40 pinos soldado.. coloca a placa na vertica esquente por trás e com a pinça puxe pela frente.. ó quanto trabalho e tempo voc~e economiza..e ainda se safadaquelae palcas com furos tão apertados que não á sugador que puxe! (todo mundo já pegou uma dessas!!)...

O Soprador de ar térmico, já usei para tirar smd... é ruim.. pq eel esqunta muito em volta, dessoldando até o que não deve.. os bicos redutores tem que ter saida de ar lateral se não a resistÊncia do Soprador derrete... já eprdi um Bosch assim... derreteu tudo popr dentro, pq o bico não tinha saida de ar lateral.. fora que é super incomodo usá-lo para tirar um smd. e aida vem um bafão de ar quente na cara... enfim.. é utilisável mas muio ruim....

www.centrodesunkko.com.br estaçoes ferros de solda mais baratos que aqui, impossível...
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor jeanfernandes » 11 Jan 2007 02:20

Eu comprei uma dessas da sunko

eheheheh com relacao a usar o soprador eh claro que eu na oseguro o bixo com a mao ne.....

Eu comprei um suporte desse tipo furadeira num lixao ae
ai prendo o soprador nele....e vou so sentando na boquinha da garrafa....

e eh superfacil de fazer se pensarem bem.....duas (sei la o renie e o penga eh que eh bom de engrenagem) ....com uma mola de repuxo da pra fazer a bixa subir e descer verticalmente facim facim.....
jeanfernandes
Word

Mensagempor jeanfernandes » 11 Jan 2007 02:26

Alias sobre a maquina de fazer o soprador andar tem um doido aqui do senai que me prometeu um kit de pedal pra usar os pes na hora de baixar a treta pra eu ficar com as maos livres

Num sei o quanto de dificuldade o cara vai ter mas que ele disse que eh pe nas costas....de fazer....

agora me lembrei....ele falou algo como um sem fim rodando no vertical com um passo de rosca eu sei la como se fala essas coisas
e uma engrenagem rodando na horizontal pra fazer o briquendo descer e subir
jeanfernandes
Word

Mensagempor phophollety » 17 Jan 2007 21:55

Existem essas baseszinhas para furadeiras manuais... adaptável.. não é muito caro.. mas com o preço que andam as estações de ar quente chinesas (a partir de R$260,00 :wink: , algo que fica mais acessível a quem quer trabalhar com montagem de superfície..) não vale a pena...
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
phophollety
Dword

Mensagempor rico » 18 Jan 2007 21:44

Olá para recuperar as soldas de um chip BGA, eu uso uma matriz e solda em pasta. Ao retirar o ci da placa com cuidado com a estacao de ar quente, limpe as ilhas da placa com um um fio tipo malha. Pegue o chip e faça o mesmo. Passe um pouco de fluxo de solda líquido nas ilhas. Coloque o chip na matriz passe solda em pasta com o rodinho e em seguida levante a matriz. Jogue ar quente e o chip até ficarem com as esferas bonitinhas. Agora estará prontoas para ser usada. Na placa joge um pouco de fluxo de solda e aguarde uns minutos até que seque. Alinhe o chip exatamente no local onde vai ser soldado. Coloque mais fluxo de solda liquida em e espere secar. Aplique calor com a estação com o ar muito fraco. Voce vai notar que quando a solda derrete o chip meio que "dança" e se alinha sozinho. Eh um pouco trabalhoso mas em telefones celulares e videogames hj em dia da mto defeito nessas soldas.
Existem tbm esferas de solda que substituem a solda em pasta, basta passar com um pincel as bolinhas sobre a matriz até completar o numero de ilhas depois eh so jogar calor.

abracos

Imagem
rico
Bit

Mensagempor EDSONCAN » 19 Jan 2007 05:44

Rico

Onde vc comprou esse estencil?

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor rico » 19 Jan 2007 20:57

Isso vende em lojas de componentes e ferramentas para eletronica. a minha veio la de fora, mas eu vi isso la na republica do libano no centro do rio, se nao me engano no rei das valvulas. na foto nao saiu a base de aluminio onde encaixa o chip, e essa matriz vai em cima e fica alinhadinho
vou ver se acho algum telefone ou loja e te falo

abracao
rico
Bit

Mensagempor phophollety » 28 Jan 2007 02:06

Bem prática essa máscara, gostei. pena que não uso BGA (pena nada, ainda bem :roll: ) solda em esferas eu já vi para vender não lembro o preço exato, mas era algo em torno de uns 25 paus por um pote com umas 5000 esferinhas... dúvida, tem fluxo dentro como o estanho normal?

Ou é só liga pb cn? (70% 30% ??)
phophollety
Dword

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais