Bem, já que usou a roda mesmo como exemplo, faça como as industrias automotivas. Use a mesma roda de outros carros, mude a calota que o cliente vê (design), coloque sensores e perfumarias que agrade o cliente (inteligencia), pois o miolo, não importa muito ao cliente. Poucos sabem que o chassi e motores da Renault são os mesmos da Pegout, Ford e VW, ........
Cada vez o hardware, miolo, vira
commodity, como celulares e notebook montados no mesmo lugar com marcas diferentes e as empresas devem se diferenciar na criatividade e no modelo de negocio.
Se não pode com os concorrentes, junte a eles e mostre que sabe fazer outras partes melhores e adequadas ao seu mercado.
São pontos de vista diferentes, não sei quem esta certo ou errado, nem se existe algo certo em mercados tão dinâmicos como os que vivemos.
Marcelo Samsoniuk escreveu:ueh! e como vc vai ser competitivo sem reinventar a roda?

me parece algo bem basico: se vc usar a mesma roda que todo mundo usa e paga o mesmo preco, vc nao vai ser competitivo... se vc reinventar uma roda melhor e mais barata, vc vai se diferenciar e vai ser muito competitivo!

barboza escreveu:Claro que cada projeto � um projeto, mas as vezes penso diferente.
Devemos ser competitivos naquilo que fazemos, e n�o querer reinventar a roda.
Cada vez mais o
time-to-market � mais agressivo.
Marcelo Samsoniuk escreveu:concorrentes no sentido que eh melhor eu manter o projeto e producao aqui para manter o emprego dos meus colegas do que comprar um negocio pre-fabricado e manter o emprego de caras do outro lado do mundo que eu nem conheco!

barboza escreveu:Marcelo Samsoniuk escreveu:opa! eu nao posso usar projetos de concorrentes! hehehe
Vcs fabricam computadores????
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.