Diferenciador de 2a. ordem com opamp

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Diferenciador de 2a. ordem com opamp

Mensagempor albertorcneto » 12 Jun 2009 07:22

Estou tentando montar um diferenciador de segunda ordem com OPAMP.

Na verdade, dois diferenciadores de primeira ordem ligados em serie (preciso dos dois sinais, na verdade). O primeiro liguei um capacitor de 0,47µF e um potenciometro de 10K e ajustei o ganho para ter a mesma amplitude da onda de entrada. Ate ai tudo bem.

Quando liguei o segundo diferenciador, o sinal de saida tava todo doido. Oscilacoes que pareciam ser harmonicas. E o terra virtual (entrada positiva do OPAMP) estava com flutuacoes tambem. Mesmo colocando um OPAMP na configuracao seguidor depois do primeiro e antes do segundo, o resultado eh o mesmo.

Alguem ja teve experiencia parecida? Alguem tem sugestao pra dar?
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor MOR_AL » 13 Jun 2009 23:42

albertorcneto.

Eu postei uma mensagem, porém o fórum passou por problemas e a apagou, juntamente com outras.
Basicamente é o seguinte:

Explique melhor qual é o seu problema, com o máximo de detalhes possível, que talvez a gente possa ajudar. Acredito que você não precise realmente de um circuito somente diferenciador, pois ele é praticamente inviável, por apresentar uma saída com muito ruído, degradando o seu sinal útil.

Caso você realmente precise de um filtro destes, seria melhor limitar, ou mesmo reduzir o ganho nas frequências superiores às que você irá trabalhar. Isso você consegue com um filtro passa-faixa de quarta ordem. Você também pode responder:

1 - Porque você precisa de um diferenciador de segunda ordem.
2- Qual é a função de transferência que você quer, ou quais as duas frequências de corte inferior e qual é o "Q" do circuito.
3 - Qual é o ripple na banda passante?
4 - Você tem necessidade de algum tipo de filtro em especial? Chebyshev, Bessel, Butterworh, etc.

Como você pode ver, acredito que a opção de explicar o seu problema seja a melhor alternativa.

[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor albertorcneto » 15 Jun 2009 06:49

Obrigado, MOR_AL, pela resposta.

Bom, eu nao posso ainda entrar em muito detalhe, mas o que eu quero eh realmente um circuito diferenciador, o que nao deixa de ser um caso especial de filtro (2 na verdade). Eu poderia digitalizar o sinal e "calcular" isso, mas acho que daria mais trabalho do que tentar montar um diferenciador. Pesquisando um pouco depois descobri o que voce realmente falou: circuitos diferenciadores tem intrinsicamente muito ruido.

A questao eh que realmente o ganho em altas frequencias tende a infinito na configuracao padrao. Entao, a ideia eh usar um "stop", que eh um resistor em serie com o capacitor para limitar o ganho para altas frequencias. Ainda vou estudar um pouco mais a fundo isso para montar diagrama de Bode e talvez ate tenha que fazer um filtro (talvez de quarta ordem, como voce sugeriu) na entrada, antes da differenciacao. A minha faixa de frequencia de trabalho vai de 20 Hz a 40 kHz. Entao calculei o resistor de entrada como 40 ohms e o de saida como 80 kohms, ambos para capacitor de 0,1 µF. Vou testar e posto o resultado.

Ainda tenho que estudar melhor qual eh o meu problema, digo, o que eu realmente quero (a frequencia de trabalho esta definida, o resto ainda falta).

De cara queria perguntar uma outra coisa. O meu primeiro diferenciador, testando com uma onda senoidal, deu uma defasagem de 90 graus. Ate ai tudo bem. Mas, nos picos da onda de entrada (consequentemente onde a primeira derivada cruza o zeo) a onda eh um pouco distorcida, como se ela virasse uma reta vertical perto do zero.

Forma de onda da primeira derivada (com a onda original):

Imagem

Forma de onda da segunda derivada, usando resistor de entrada (tambem com a onda original:

Imagem

MOR_AL escreveu:albertorcneto.

Eu postei uma mensagem, porém o fórum passou por problemas e a apagou, juntamente com outras.
Basicamente é o seguinte:

Explique melhor qual é o seu problema, com o máximo de detalhes possível, que talvez a gente possa ajudar. Acredito que você não precise realmente de um circuito somente diferenciador, pois ele é praticamente inviável, por apresentar uma saída com muito ruído, degradando o seu sinal útil.

Caso você realmente precise de um filtro destes, seria melhor limitar, ou mesmo reduzir o ganho nas frequências superiores às que você irá trabalhar. Isso você consegue com um filtro passa-faixa de quarta ordem. Você também pode responder:

2- Qual é a função de transferência que você quer, ou quais as duas frequências de corte inferior e qual é o "Q" do circuito.
4 - Você tem necessidade de algum tipo de filtro em especial? Chebyshev, Bessel, Butterworh, etc.

Como você pode ver, acredito que a opção de explicar o seu problema seja a melhor alternativa.

[]'s
MOR_AL
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor Viktor » 15 Jun 2009 07:48

albertorcneto

Um diferenciador não é um tipo de filtro. Um filtro pressupõe que uma parte do espectro que você atenua/amplifica. Isto não ocorre com um diferenciador onde uma onda é transformada e não filtrada, portanto não existe isso de "diferenciador de ordem n".
Viktor
Byte

Mensagempor Viktor » 15 Jun 2009 08:33

MOR_AL escreveu:
- Não existe diferenciador de segunda ordem.

- Está + do que claro que ele fala de um diferenciador e não de um filtro.

- Ver resposta anterior.

- Idem

Viktor
Byte

Mensagempor albertorcneto » 15 Jun 2009 09:29

Na verdade, Viktor, um diferenciador eh nada mais que um filtro passa alta com a frequencia de corte em 0 Hz e ganho tendendo ao infinito em frequencia infinita. Diferenciador de segunda ordem existe e eh, entao, uma derivada de segunda ordem. Basta lembrar que a funcao de transferencia de um diferenciador eh 's'. E uma derivada de segunda ordem eh 's^2'.

Mas, como o MOR_AL ja previu, na "vida real". Nao existe diferenciador ideal. Entao eu vou ter que definir quais serao os limites do meu projeto pra poder construir um diferenciador para a minha aplicacao.

Teve alguem aqui, acho que o polesapart, que trabalhou com ECG. Eu tambem trabalhei a muito tempo atras (como estagiario) e, pelo que eu me lembre, tinha um circuito diferenciador para "contar" o numero de batimentos por minuto.

Viktor escreveu:
MOR_AL escreveu:
- Não existe diferenciador de segunda ordem.

- Está + do que claro que ele fala de um diferenciador e não de um filtro.

- Ver resposta anterior.

- Idem

albertorcneto
Byte

Mensagempor Viktor » 15 Jun 2009 10:24

albertorcneto escreveu:
Viktor, um diferenciador eh nada mais que um filtro passa alta com a frequencia de corte em 0 Hz e ganho tendendo ao infinito em frequencia infinita. Diferenciador de segunda ordem existe e eh, entao, uma derivada de segunda ordem. Basta lembrar que a funcao de transferencia de um diferenciador eh 's'. E uma derivada de segunda ordem eh 's^2'.

Filtro passa alta com frequência de corte em 0Hz, ganho infinito em frequência infinita ? Tá de brincadeita né ? Se a frequência de corte é 0Hz (ou DC), não podemos falar de frequência nem de ganho em frequência infinita..

É como dizer que levando-se em consideração algumas restrições um pato é igual a um elefante.

O que estou dizendo é que nos termos que as coisas estão sendo colocadas isso não existe. Falar em frequência de corte, ripple, Bessel e por ai vai com diferenciador não faz sentido
Viktor
Byte

Mensagempor MOR_AL » 15 Jun 2009 17:43

Caro viktor.
1 - Quando me refirí a filtro, quis dizer uma função de transferência qualquer.
2 - Quando me referí a segunda ordem, me referí a uma equação de segunda ordem no numerador e outra no denominador, uma vez que o número de zeros da função de transferência é igual ao número de polos da mesma função.
3 - Como um FILTRO diferencial na prática é inviável, sugerí colocar dois polos APÓS a faixa de interesse do Albertorcneto. Esta função seria um passa-altas, com um ganho finito após as frequências de interesse. O diferenciador existiria apenas nesta faixa. Sendo assim, com relação ao meu filtro proposto, HÁ SIM a possibilidade de se fazer a função de transferência do tipo Bessel, Tchebtchev, etc.

Senhores administradores. Caso considerem que meus comentários seguintes agridem as normas do fórum, peço que o retirem.

Finalmente...
Suas observações poderiam ser válidas, caso fossem voltadas para a solução do problema do nosso colega.
O fato de se colocar comentários, que não acrescentam nada, com o foco na solução da questão, só servem para criar uma situação constrangedora, uma vez que, apesar de você não ter mencionado meu nome, criticou a respeito de meus comentários. Caso você tivesse razão, eu teria humildade para aceitá-las, mas, da forma como você postou, me sentí impelido a respondê-lo.

Caro Albertorcneto. Caso você tenha alguma dúvida, por favor me mande uma mensagem particular. Se eu souber responder terei prazer em fazê-lo.
Em tempo.
Já fiz um FILTRO em que isso acontecia. Próximo ao nível zero, ocorria um ruído. No meu caso era que o operacional passava sua saída da classe "B", para a classe "A". Uma polarização com um pouco mais de corrente resolveu o caso.
Se você puder mostrar qual foi o seu esquema elétrico, incluindo os valores dos componentes, talvez dê para "ver" o problema.

Abraços.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 15 Jun 2009 19:35

Olá Albertorcneto

1 - Veja se isso ajuda. Caso persistam os ruídos, ainda pode-se colocar dois polos lá em 100kHz.
2 - Note que os dois sinais (v1 e v2) NÃO são invertidos.
3 - Coloquei um operacional antes (o da esquerda (X1)) para que a impedância da fonte fosse irrelevante.
4 - A impedância de saída dos sinais (v1 e v2) são bem baixas, o que é bom quando se deseja trabalhar com tensões. Ops!! v1 é na saída do operacional X2 e não na entrada. Em termos de resposta em frequência nada muda.
5 - A função de transferência, tanto a geral como as parciais, encontram-se junto com o diagrama esquemático. Caso você deseje alterar a localização dos polos, basta observar a expressão que menciona wp1 e wp2.
6 - O ganho total, acima da faixa de seu interesse é unitário, de modo que as saídas (v1 e v2) só saturarão, caso o sinal de entrada (vi) seja da ordem da tensão de alimentação dos operacionais.
7 - Usei os operacionais TL072 porque foi o primeiro que busquei no software. Outros poderão ser usados.

Dê um retorno pra gente, caso seja isso mesmo que você deseja.

Imagem

Ops!! 2 - Os operacionais acrescentam polos lá em 4,...MHz. Lá no diagrama, embaixo, está "zeros". Falha técnica. (Isso que acontece quando a gente tenta responder com alguma presteza!!!) :oops:

Abraços.
MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 17 Jun 2009 10:46, em um total de 1 vez.
MOR_AL
Dword

Mensagempor pbernardi » 16 Jun 2009 09:20

Viktor escreveu:
albertorcneto escreveu:
Viktor, um diferenciador eh nada mais que um filtro passa alta com a frequencia de corte em 0 Hz e ganho tendendo ao infinito em frequencia infinita. Diferenciador de segunda ordem existe e eh, entao, uma derivada de segunda ordem. Basta lembrar que a funcao de transferencia de um diferenciador eh 's'. E uma derivada de segunda ordem eh 's^2'.

Filtro passa alta com frequência de corte em 0Hz, ganho infinito em frequência infinita ? Tá de brincadeita né ? Se a frequência de corte é 0Hz (ou DC), não podemos falar de frequência nem de ganho em frequência infinita..

É como dizer que levando-se em consideração algumas restrições um pato é igual a um elefante.

O que estou dizendo é que nos termos que as coisas estão sendo colocadas isso não existe. Falar em frequência de corte, ripple, Bessel e por ai vai com diferenciador não faz sentido

Veja bem, Viktor, você está equivocado nesse tema. É perfeitamente possível ter um filtro passa ***ALTA*** com frequencia de corte DC (ou seja, deixa passar tudo que não seja DC, e não, bloquear tudo acima de DC, como você sugeriu). Ganho infinito em frquência infinita também não é nenhuma absurdo, visto do ponto de vista teórico.

A Análise do MOR_AL está correta, é possível sim analisar um circuito diferenciador do ponto de vista de filtros.

Aliás, é possível analisar praticamente qualquer circuito linear usando teoria de filtros. Todos têm pólos, zéros e ganhos.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor EDSONCAN » 16 Jun 2009 11:43

Aproveitando o topico para rever alguns conceitos basicos e com a licença do albertorcneto
Circuito diferenciador - ganho é proporcional a frequencia, ou seja, frequencia = 0 (dc) o ganho tende a zero, em alta frequencia (ruido) fica impossivel de ser usado;
Circuito integrador - ganho é inversamente proporcional a frequencia;
Filtros - dentro da frequencia de resposta tem como objetivo manter o sinal e a fase mais integros possiveis em relação ao original.
Circuitos diferenciadores e integradores provocam defasagens.

A pergunta é o que esse circuito tem que fazer realmente, pergunto pois em projetos analogicos fugimos o maximo possivel de circuitos diferencias, pois tendem a serem amplificadores de ruido e muito dificil faze-los, acaba-se sempre caindo para outras soluções, tipo a do MOR_AL fez, um filtro passa alta.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 16 Jun 2009 12:06

albertorcneto escreveu:...Bom, eu nao posso ainda entrar em muito detalhe... /_____ / ... Ainda tenho que estudar melhor qual eh o meu problema, digo, o que eu realmente quero
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor MOR_AL » 17 Jun 2009 10:48

Vamos aguardar ...
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor albertorcneto » 17 Jun 2009 11:16

Obrigado a todos.

Djalma, Edsoncan e pbernardi,

O que eu preciso fazer eh justamente isso: definir quais serao as limitacoes do meu circuito. Como diz o ditado, bons ventos nao existem pra quem nao sabe aonde quer chegar. Ou: respostas imprecisas nao existem, so perguntas mal feitas. Assim que definir tudo coloco aqui o resultado, pra futuras pesquisas.

MOR_AL,

Obrigado pelo circuito. Gostei da ideia e pode ser que eu implemente ela. Mas, na entrada, eu teria que colocar um filtro passa-baixa para algo pouco acima de 40 kHz, nao?

Imagem

O circuito que eu usei para as formas de onda foi esse acima, mas sem o capacitor Co e com os valores Ro ~ 5K ohm, Ri = sei la o que (acho que 100 ohm) e Ci = 0,1 µF. A questao da do ruido proximo a zero, foi o que eu pensei a principio, mas a polarizacao eu nao entendi. Em um transistor eu entendo, mas como aumentar a corrente de polarizacao em um circuito desses? diminuindo o valor do resistor Ro?

Em tempo.
Nao se deixe irritar por causa de criticas a voce. Quem frequenta o forum regularmente sabe como voce sabe do que esta falando, alem de ser muito prestativo. Certas coisas nao valem nem a preocupacao que elas trariam.

Viktor,

Voce pode demonstrar que sabe sem ofender o conhecimento dos outros. Veja os posts de caras como MOR_AL, brasilma, fabim, e outros que, apesar de saberem muito, explicam pacientemente ate como ligar um led ao mais iniciante forista.
Alem disso, voce pode ser o cara mais inteligente e estudado da face da Terra. Mas sempre vai haver alguem que sabe mais do que voce em alguma coisa.
albertorcneto
Byte

Mensagempor MOR_AL » 17 Jun 2009 17:10

Olá Albertorcneto.

Primeiramente. Você tem razão. Não vale a pena se estressar.

Vamos à análise so seu circuito.
1 - Coloque sempre um operacional logo após a sua fonte de sinal, para que a impedância da fonte não interfira no seu circuito seguinte. No meu exemplo é o X1. O porquê consta no item 2.
2 - Observe que no seu exemplo Ri~100 Ohms. O ganho do seu circuito vale (acompanhe com a figura abaixo):

V0 / Vi = - sciR0 / [(1 + sC0R0)*(1 + sCiRi)]

a) O ganho é negativo. Ou seja, o sinal de v0 está invertido em relação a vi.
b) Há um zero na origem (w = 0rd/s, ou f = 0Hz), e um zero em infinito (para s (ou f) tendendo a infinito, o ganho dá zero também).
c) Há dois polos, um em w1 = 1 / C0R0 e outro em w2 = 1 / CiRi.
d ) Logo a função de transferência possui dois polos e dois zeros (número de polos igual ao núnero de zeros).
e) Note, que no seu circuito, se a sua fonte vi possuir uma impedância de valor Rii, esta será somada ao valor de Ri. Na equação do ganho, seu polo w2 passará para w2' = 1 / Ci(Ri + Rii). O ganho na região plana da função de transferência passaria de R0 / Ri, para R0 / (Ri + Rii). Isso não aconteceria, caso você colocasse um operacional logo após o seu sinal vi, que foi o que eu fiz. Acrescentando X1, a impedância de saída em X1 fica muito baixa, a ponto de tornar Ri muito maior que a impedância de saída de X1. Mesmo assim, usar um resistor Ri ~ 100 Ohms não é legal, porque apesar da impedância de saída de X1 ser baixa, pode ficar perto da ordem de grandeza de Ri.
3 - Eu calculei a função de transferência do seu circuito. Ele se encontra na figura abaixo. Nela você pode visualizar melhor como alterar os valores dos componentes, de modo a chegar onde você deseja. Como sugestão, coloquei um polo em f1 = 60kHz e f2 = 100kHz. Bastaria calcular os resistores. Os capacitores você pode chutar como valendo 1nF. Daí os valores de Ri e R0 ficam imediatos.
4 - Eu insistiria no meu circuito apresentado anteriormente. Lá você tem cada parte da função de transferência separada. X1 poderia, além de reduzir a impedância de entrada para o circuito, fornecer um ganho (caso fosse necessário). Bastaria colocar um resistor (Rf) entre a saída de X1 e a entrada negativa (o curto sai). E colocar um outro resistor (Rin) entre a entrada negativa e o terra. O ganho em X1 ficaria (Rin + Rf) / Rin (positivo também).
Os polos também ficariam independentes do ganho. Note que no seu circuito o ganho (entre os polos) pode valer R0 / Ri = 5000 / 100 = 50. Além do ganho ficar com um alto valor, pois vai amplificar as altas frequências em cerca de 50, a sua função de transferência será afetada pelo operacional. Explico melhor. Verifique qual seria a frequência de corte superior, devido ao ganho de malha aberta do operacional. Com uma realimentação resistiva, com ganho de 50, o polo do 741 ficaria perto de 50kHz. Este valor não é nada legal, pois se encontra próximo e mesmo antes das frequências dos dois polos que você deseja.
O desenho escaneado apresenta o cálculo da função de transferência do seu circuito.

:oops: Faltou o sinal de "menos" na quarta igualdade.

Imagem

Em tempo: O seu circuito é de apenas um diferencial (primeira ordem). Caso você deseje repetir o circuito (em casacata) o segundo polo vai pesar na sua faixa de frequências desejada, além do ganho ir para 2500 (50*50). Aí restariam apenas ruídos.

[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Próximo

Voltar para Circuitos Diversos